Tema: Cuide de Sua Vida Espiritual

Texto Base: 2 Samuel 21.15-17

2 Samuel 21_15-17

 Introdução: “Não apagues a lâmpada de Israel”. Não deixe que a chama do Espírito Santo apague dentro do teu coração. Nos preocupamos com muitas coisas:

1-Corpo (malhação)

2-Trabalho (metas, problemas, desafios)

3-Casa (lavar a louça, lavar roupas, limpar a casa)

4-Filhos (educação, carinho, atenção)

5-Carro (manutenção)

6-Vida dos outros (fofoca)

7-Grupos de WhatsApp

8-Facebook

9-Bichos de estimação

Conforme Lucas 10.41 “E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária…” Lucas 10:41

1-Guerra contra Israel

Estamos numa guerra espiritual. Nessa peleja não há campo neutro nem zona de conforto. É uma luta sem trégua. O inimigo é terrível e a batalha renhida (não tem fim). Nessa conflagração (guerra) não podemos usar armas carnais, mas armas poderosas em Deus, para anular sofismas e destruir fortalezas. Precisamos ser revestidos com o poder de Deus. Precisamos usar toda a armadura de Deus. A vitória já foi conquistada por Jesus, na cruz, mas precisamos viver na dependência constante do Vencedor.

2-Mui fatigado (Davi se cansou)

Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Jeremias 6:16-17 “Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos.”

Salmo 37:7Descansa no SENHOR, e espera nele.

3-Descendia dos gigantes (Filho de gigante)

Davi matou leão, urso e Golias (gigante)

1 Samuel 17:34-37 “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”.

4-Armadura nova (espada nova)

O Diabo sempre vai investir o melhor que ele tiver para tentar enfraquecer e destruir a tua vida espiritual. “O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir, mas Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”.

1- uma boa novela

2- um bom seriado

3- uma boa minissérie

4- um bom filme

5- uma visita

6- sono

7- preocupação (cansaço, desânimo)

5-Abisai socorreu-o

Salmo 121: 1-2 “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

Conclusão: dê mais importância (valor) para a sua vida espiritual. É o que você tem de mais precioso, e é o que o diabo vai tentar te tirar.

1 Tessalonicenses 5: 18-20 ‘Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.19 Não apagueis o fulgor do Espírito 20 Não trateis com desdém as profecias.

Efésios 4:30 “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”.

Efésios 6:16 “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”.

Deixe um comentário

