Comigo Está o Gigante

Texto Bíblico: 2Samuel 21.15-17

Introdução: Á vida é uma constante batalha. Durante nossa caminhada neste mundo encontraremos diversos gigantes com os quais teremos que lutar. Nossa vitória está em saber que o que está em nós é maior do que o que está no mundo. (1Jo 4.4). Conosco Está o Gigante! “… Deus é por nós…” (Rm 8.31b). – “… somos mais do que vencedores…” (Rm 8.37). – “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.” (Sl 91.7).

Os Filisteus Desafiam Israel

1- Davi e Golias – Um Duelo de Gigantes.

Os filisteus desafiam Israel através de Golias. Os filisteus sempre foram inimigos de Israel desde sua chegada em Canaã. (Jz 13.1). Eles eram vizinhos de Israel, pois habitavam a Filístia, uma faixa de terra que ia de Jope até ao sul de Gaza. (Js 13.2,3). O ódio deles por Davi havia passado de geração para geração. Pois, Davi aos 17 anos de idade, acabou com a esperança dos filisteus, matando Golias, o grande campeão de guerra deles:

  • Um homem com quase três metros de altura.
  • Sua couraça pesava aproximadamente 90 Kg.
  • Sua lança pesava aproximadamente 12 Kg.

Davi Triunfa Sobre Golias. (1Sm 17.50). Davi triunfou sobre o filisteu, ao matá-lo com uma funda e uma pedra. Diante desse episodio, eu imagino neste vale do Carvalho Elá:

  • Dagon o deus dos filisteus.
  • Aos pés dele está um Golias.
  • Com Davi estava Jeová-Sabaoth –O Senhor dos Exércitos.” (1Sm 17.45).

O que os filisteus ainda não sabiam é que o gigante dos gigantes estava com Davi. A vitória de Davi sobre Golias tipifica a vitória de cristo sobre Satanás e a vitória da igreja sobre os gigantes da vida. Davi nos deu o exemplo de que Deus usa o que temos nas mãos, quando confiamos inteiramente nEle. (Sl 20.7,8; 125.1).

Comigo, Contigo e Conosco Está o Gigante!

  • Deus-Jeová – “O Eterno Eu Sou.” (Êx 3.14).
  • Jeová-Elyon – “Deus Altíssimo…” (Sl 97.9).
  • El-Shadai – “Deus Todo-Poderoso…” (Gn 17.1).
  • Jeová-Elohim – “… Deus Forte… o Senhor poderoso na guerra.” (Sl 24.8).
  • Emanuel – “Deus Conosco.” (Mt 1.23).

Eu não sei qual gigante que está te afrontando, saiba de uma coisa o verdadeiro gigante está contigo. Aquilo que apresenta ou representa ser um gigante na sua vida vai cair por terra hoje, em nome do Senhor dos Exércitos!

2- Davi e Isbi-Benobe – Um Confronto Desigual.

Mais uma vez Davi e seus soldados vão para guerra, lá está Davi em pleno combate, dizimando o exercito filisteu – só que desta vez ele não tinha o mesmo vigor físico. Segundo os historiadores já havia se passado 50 anos desde que Davi matara Golias. Davi já estava com quase 70 anos de idade.

Podemos ver o bom e velho Davi em combate, cabelos grisalhos, idade avançada. Ele se afasta um pouco para descansar, pois estava cansado. Tirou o capacete a couraça e a espada. Coloca-os de lado e deita para descansar. Claro que em meio a uma guerra na linha de frente na linha de fogo ninguém é louco de parar para descansar. Davi poderia ou não poderia descansar? Claro que poderia. Não na hora e lugar errado! Nos evangelhos encontramos Jesus por 72 vezes descansando.

Hei soldado de Cristo, estamos em meio a uma guerra espiritual. Se você está cansado, não pare não se isole pode ser perigoso. Porém, antes, clame ao Senhor dos Exércitos e Ele te ajudará! (Jr. 33.3ª; Êx 2.23; Sl 22.5; 120.1; Is 41.10).

Segundo os historiadores, os filisteus tinham como meta matar Davi. Os israelitas sabiam que Golias tinha uma descendência. Ele tinha quatro filhos também gigantes. O ódio e o desejo de vingança haviam tomado conta dos filisteus.

Ao perceber que Davi estava cansado, no final de uma batalha, Isbi-Benobe um gigante filisteu, morador da montanha, filho de Arafa, que estava coberto de uma capa de malha e tinha, além da espada, um dardo, que pesava trezentos ciclos, vendo-o naquele estado, correu para ele, e tentou matá-lo.

Talvez, Isbi-Benobe disse a Davi: E agora, o que vai fazer? Vai morrer! Você causou muitos problemas para nós. Humilhou nosso povo com uma simples pedrinha.

Davi responde: Que nada seu incircunciso, você terá o mesmo destino de seu parente; hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos e darei a sua carne as aves dos céus para comê-la; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

Mais como…? Davi deitado um gigante a sua frente. A espada de Isbi-Benobe pesava aproximadamente seis kilos. Estava com uma espada novinha dedicada a Dagon o deus dos filisteus. Aquela espada era para uma ocasião especial: matar Davi.

O Que Fazer? Davi apelou para o seu último recurso: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (Sl 121.2).

3- A Providência Divina.

Segundo os historiadores de repente do alto de uma colina Abisai, um dos companheiros mais leais de Davi. Filho de sua irmã Zeruia, seu sobrinho e irmão de Joabe comandante do exército de Israel (2Sm 26.6; 1Crô 2.6) vê aquela sena o seu rei prestes a ser morto. Abisai se joga colina abaixo como uma providência de Deus fere o gigante que cai morto. Abisai matou o gigante. O auxílio veio do alto:

  • Isbi-Benobe morreu!
  • Hoje é dia de velório de gigante no arraial dos filisteus.
  • Hoje tem cortejo fúnebre de seu inimigo.
  • Hoje é o dia do sepultamento de seu adversário.
  • Hoje é o dia da sua vitória.

Não importa qual o gigante que está te afrontando ou as circunstâncias que o cerca. Deus vai enviar um Abisai para te ajudar. A vitória é certa. O Gigante Está Conosco! As Sagradas Escrituras dizem:

“O Senhor pelejará por vós…” (Ex 14.14).

“O Senhor é varão de guerra…” (Éx 15.3).

“… do Senhor é a guerra…” (1Sm 17.47).

“… mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2Rs 6.16).

“… a peleja não é vossa, senão de Deus.” (2Crô 20.15b).

“Nesta peleja não tereis de pelejar…” (2Crô 20.17ª).

“… porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e guerrear nossas guerras…”(2Crô 32.7,8).

“… maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. (1Jo 4.4).

“… Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

Resumo: Quando as forças do inimigo ameaçar invadir a sua vida ou quando enfrentarem situações de desesperança: Não temas, nem vos assusteis… pois a guerra não é nossa, mas de Deus.” (2Crô 20.15b). “… Não temas, nem vos assusteis… porque o Senhor (0 Gigante) é convosco.” (2Crô 20.17b).

Depois desse combate o povo de Israel fez uma reunião e disseram a Davi: O senhor não sairá mais a guerra conosco, vai ficar em casa para que não se apague a lâmpada de Israel. Somos a luz do mundo. (Mt 5.14). Não deixe que esta luz se apague em sua vida!

fonte:  https://eloizio.wordpress.com/2010/03/18/comigo-esta-o-gigante-2/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s