Curso Básico de Discipulado Cristão 4

Curso Básico de Discipulado Cristão

4 – O novo nascimento.

O evangelho de João narra o diálogo que Jesus manteve com Nicodemos, um mestre em Israel e um dos principais dos judeus. Leia, com atenção, esse diálogo, no capítulo 3.1-15. Depois, preencha os espaços vazios dos textos bíblicos citados ao longo da lição. Nesse diálogo, o Senhor Jesus, sem rodeios, mostrou a Nicodemos que ele precisava nascer de novo para poder ver e entrar no Reino de Deus. Nicodemos então perguntou a Jesus como ele poderia nascer sendo já um homem velho(v.4).

1 – O que é o novo nascimento?

Não é nascer da carne outra vez. Não se trata de reencarnação. Se isso pudesse acontecer nasceria o mesmo homem com a sua natureza adâmica pecaminosa. Não se trata de um novo nascimento produzido pelo relacionamento sexual entre um homem e uma mulher, mas é resultado de uma ação sobrenatural do Espírito Santo. É nascer por obra de Deus. “O que é da carne, é carne, e o que é nascido de é espírito”(v.6).

Todo aquele que deseja ver e entrar no Reino de Deus precisa nascer de novo. Este novo nascimento é uma operação do Espírito Santo, agindo diretamente no espírito do homem(que está morto para Deus por causa do pecado) vivificando-o e restabelecendo assim a sua comunhão com Deus. E, portanto, uma ação do propósito de Deus, no interior do homem, mudando-lhe o coração e a mente e transformando-o em uma nova criatura (Ezequiel 36.26; 2 Coríntios 5.17).

2 – Como acontece o novo nascimento?

Jesus disse a Nicodemos que “do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna”(v. 14). Leia Números 21.4-9. Jesus lembrou a Nicodemos que no passado, Moisés, por ordem de Deus, levantou urna serpente de bronze, no deserto, para que as pessoas rebeldes mordidas pelas serpentes venenosas, olhando para a serpente de bronze, fossem curadas e não morressem. Assim também seria necessário que Jesus, o Filho do Homem, fosse levantado(numa cruz) para que todo pecador rebelde, olhando para Ele, em fé, fosse salvo da doença mortal do pecado e recebesse a vida eterna. Jesus assim explicou o processo do novo nascimento.

Em Romanos 6.3-11, o apóstolo Paulo descreve o novo nascimento como o resultado de nossa união com Cristo, por meio da fé em sua crucificação, morte e ressurreição. Ao crermos que quando Jesus morreu e ressuscitou nós morremos e ressuscitamos com Ele, o Espírito Santo nos batiza, isto é, nos une a Cristo. Assim morrermos com Ele para o pecado e ressuscitamos com Ele para vivermos em nova vida. Leia 1 Coríntios 12.13 e responda: o que mais nos diz Paulo sobre esse assunto?

Em Efésios 2.5,6 Paulo afirma: “que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial.” O novo nascimento é novamente descrito como uma ação graciosa de Deus realizada em favor do homem, por amor, através da morte e ressurreição de Jesus, dando-lhe a vida, e isto “mediante a fé”. 1 João 5.1 afirma o que?

Conclusão

O Novo Nascimento é, pois, a ação regeneradora operada por Deus(Pai, Filho e Espirito Santo) no homem pecador, por meio da fé em Jesus Cristo crucificado. Na cruz, Jesus levou sobre si, o pecado de toda a humanidade, pelo qual foi punido. Pela fé morremos com Ele e ressuscitamos com Ele para viver a vida nova, pois nos tornamos nova criatura. Como resultado dessa ação regeneradora, o homem recebe um novo coração, sua mente é renovada e passa a ser participante da natureza divina. Para que se opere em nós o novo nascimento temos que crer que Jesus morreu por nós e que nós também morremos com Ele para o pecado e que ressuscitamos com Ele para Deus.

É através desse novo nascimento que nos tornamos “filhos de Deus” e passamos a fazer parte da Sua família(João 1.12,13; Efésios 2.19). Jesus advertiu claramente que todo aquele que quiser entrar no Reino de Deus necessitava nascer de novo, nascer do Espirito. Você tem a convicção de que nasceu de novo pela fé no Cristo crucificado? Justifique a sua resposta: A prova evidente de que uma pessoa nasceu de novo, nasceu de Deus, é que ela não vive mais na prática do pecado(1 João 5.1,18). O seu prazer agora está em Deus e em fazer a Sua vontade(Romanos 12.2).

Oração

Obrigado Senhor, pela ação graciosa do Teu Espírito que operou em mim o novo nascimento, mudando o meu coração e tornando-me uma nova criatura pela fé em Jesus. Agora sei que sou Teu filho e herdeiro do Teu Reino. Quero, como Jesus, fizer sempre a Tua vontade em minha vida. Por Jesus Cristo. Amém.

Versículo para decorar

“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5.17).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s