Curso Básico de Discipulado Cristão 2

Curso Básico de Discipulado Cristão

2 – Aprendendo a confiar somente em Jesus

A Bíblia ensina que Deus, o Pai e Supremo Criador, enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para ser o único em quem os homens podem e devem confiar para o perdão dos seus pecados e para receberem o presente da vida eterna. Jesus é o único caminho que conduz ao Pai. Portanto, todas as pessoas de qualquer país, raça ou nação, precisam aprender a confiar somente em Jesus Cristo e a confessá-lo como o seu único e suficiente Salvador e Senhor, renunciando, de uma vez por todas, os seus antigos valores em que apoiavam a sua fé. Neste estudo veremos como a Bíblia aponta para Jesus, o único em quem devemos confiar para a nossa salvação. Aquele que perseverar até o fim crendo em Jesus será salvo. Leia, em sua Bíblia, os textos indicados, reflita sobre eles:

1- Jesus é o Salvador prometido por Deus e anunciado pelos anjos.

“Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles”(Mateus 1.21).

2- Jesus é a solução que Deus preparou para a salvação de todo pecador.

“No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”(João 1.29).

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”(João 3.16).

3- Além de Jesus, não há nenhum outro Salvador.

“Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos” (Atos 4.11,12).

4- Jesus é o único caminho que nos conduz ao Pai(céu).

“Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”(João 14.6).

5- Jesus e o verdadeiro Deus e a própria vida eterna.

“Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com o seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna”(1 João 5.20).

6- Jesus, o Filho de Deus e o maior que Moisés(lei) e Elias(profetas) e devemos ouvi-lo.

“Logo depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz!”(Marcos 9.7).

7- O cristão não pode querer se justificar pela lei.

“Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à Lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus”(Gálatas 5.4).

8- Precisamos crer em Jesus e confessá-lo como nosso Senhor para a nossa Salvação, e permanecer crendo nEle ate o fim.

“Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos”(Romanos 10. 9-10).

“Mas quem ficar firme até o fim será salvo”(Mateus 10.22b).

“Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos”(Hebreus 10.39).

Conclusão:

Confiamos mais em uma pessoa à medida que a conhecemos melhor. O apóstolo Paulo teve um conhecimento profundo de Jesus Cristo como o Filho de Deus, e como o próprio Deus. Por isso declarou: “mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus como meu Senhor; por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”(Filipenses 3.7,8). Devemos, pois, abandonar tudo em que confiávamos antes(ídolos, doutrinas, filosofias, ideologias, santos protetores, boas obras, etc., e confiar somente em Jesus Cristo para a nossa Salvação.

Oração

Faça, agora, uma oração renunciando todas as coisas em que você confiava e confesse a Jesus Cristo corno o seu único Salvador e Senhor(em voz alta).

Versículo para decorar

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s