40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 32

Tema: A Família Inabalável

Ser Perdoado

Já aprendemos como é importante perdoar, assim como fomos perdoados em Cristo. Hoje, vamos conversar a respeito de ser perdoado.

Quando somos ofendidos, devemos perdoar. Mas quando ofendemos outras pessoas, temos que buscar o perdão.

  1. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
    24. Deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta
    (Mateus 5.23-24).

No mesmo “Sermão do Monte”, onde Jesus ensina que devemos perdoar, há o ensino de que devemos pedir perdão.

A área de relacionamentos é a mais suscetível de problemas em nossa vida. Por exemplo, quando a Bíblia fala de obras da carne, mais de 50% delas estão dentro dos relacionamentos:

  1. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
  2. idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
    21. e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus (Gálatas 5:19-21, destaques do autor).

Portanto, é uma área que devemos constantemente estar alertas e não dar lugar a esse tipo de pecado.

  1. Antes de qualquer ato espiritual.

O texto afirma: se você estiver apresentando sua oferta diante do altar…

O Senhor Jesus estava falando com judeus, que até então prestavam culto a Deus, no templo, apresentando suas ofertas.

Transportando para nossos dias, poderíamos parafrasear da seguinte forma: “se você estiver orando, indo aos cultos, reuniões cristãs nas casas, lendo a Bíblia ou louvando…” A ideia é quando nós fazemos qualquer ato religioso, e aí lembrarmos que alguém tem algo contra nós, devemos acertar essa situação.

A forma bíblica de acertar está no texto: deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

  1. Deixe sua oferta ali, diante do altar.

Deus não quer hipocrisia no meio do seu povo. Jesus Cristo combateu firmemente a hipocrisia dos fariseus que falavam uma coisa e viviam outra.

Em outras palavras, Cristo está dizendo: pare de fazer qualquer ato religioso, que é importante, mas o mais importante é estar limpo diante de Deus, em paz com o seu irmão e sem falsidade.

Se você não conserta os relacionamentos pedindo perdão, e assim mesmo vai participar de reuniões, e até servir nessas reuniões, está mostrando uma grande hipocrisia, está sendo incoerente com o que o cristianismo ensina. Pare tudo e organize sua vida e seus relacionamentos. Vá reconciliar-se com o seu irmão.

Depois que você parar com a religiosidade, é hora de ir reconciliar-se com o seu irmão. Humilhe-se, reconheça o seu erro e peça perdão a todos aqueles que você ofendeu, e assim você estará ajudando a eliminar a hipocrisia no meio do povo de Deus.

Jesus ensina a importância da unidade no Corpo de Cristo, que é a igreja, e os relacionamentos quebrados provocam desunião e, por conseguinte, ineficácia na igreja. Diga ao seu irmão: “Querido irmão, eu quero lhe pedir perdão, porque não agi corretamente, pequei contra Deus e contra você. Você pode me perdoar?”

Que grande bênção quando há perdão. Que libertação quando a culpa sai dos seus ombros. Que poder pela presença do Espírito Santo na sua vida e de seu irmão!

  1. Volte e apresente a sua oferta.

Após consertar a sua vida, você pode chegar diante de Deus com o coração limpo, sem peso de culpa, e consciente que está em paz com as pessoas.

Com certeza, o fogo do Espírito Santo aumentará em sua vida e na comunhão da igreja.

Jesus foi muito claro e específico. Se há relacionamentos quebrados, não há comunhão com Deus. Portanto, tome a iniciativa. Se você souber que alguém tem algo contra você, procure a pessoa o mais rápido possível, e peça perdão do seu pecado, não se justificando diante dela. Simplesmente diga: “Querido irmão (ã), eu pequei contra Deus e contra você. Reconheço o meu erro e já pedi perdão a Deus. Você pode me perdoar?

Depois de ter pedido perdão, deixe os resultados com Deus. Ele vai tratar também com a outra pessoa, e haverá paz e unidade.

Ore por você:

  1. Para que Deus o capacite a perdoar e pedir perdão.
  2. Para que você aceite o perdão de Deus e seja livre.
  3. Que o Espírito Santo o faça lembrar de que para ser perdoado é preciso perdoar.
  4. Ore por sua Família.
  5. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

 

Ore pela Igreja:

  1. Ore pela Igreja Batista independente de Passo Fundo.
  2. Ore para que o perdão seja uma prática entre os irmãos da igreja.
  3. Ore para que a comunhão não seja interrompida pela falta do perdão.
  4. Ore pelos pastores e igrejas no estado de Rondônia.

Versículo para memorizar:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1.9).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s