40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 27

Tema: A Família Inabalável

 

Filhos Abençoados

 

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1-3).

A Palavra de Deus é a verdade e indica o estilo de vida para quem quer fazer a vontade do Pai. Normalmente, a Palavra vai na contramão das idéias do mundo, porque o mundo jaz no maligno.

Neste texto, encontramos um mandamento que tem sido combatido de duas formas. Primeiramente, quando os filhos chegam à adolescência, têm a tendência de pensar que sabem o que é melhor para eles, e começam a ter um tipo de rebelião interna. Em segundo lugar, há um bombardeio da mídia, indicando que não precisa mais haver obediência aos pais e que o moderno, aceitável e inclusivo é fazer o que a maioria dos amigos da mesma idade faz.

Mas o melhor caminho para os filhos é a obediência à Palavra de Deus que ensina dois princípios no texto citado:

Na língua original da Bíblia, a palavra honra, poderia também ser traduzida como valorizar, apreciar, dignificar e reverenciar. Traz a ideia de ter os pais em alta estima e consideração. E entender que eles têm mais tempo de vida do que você, portanto, compreendem melhor a realidade da vida.

Já trilharam um caminho que você ainda vai enfrentar, deste modo, têm mais experiência. Por outro lado, indica também o princípio de autoridade que deve ser respeitado para uma boa vida em sociedade.

  1. Obediência.

Este é um princípio fundamental que permeia toda a Palavra de Deus. Afinal de contas, se não houver obediência, de que serve o ensino bíblico? Por outro lado, a obediência desencadeia uma série de bênçãos na vida da pessoa.

A Bíblia afirma que a obediência é mais importante do que a religiosidade:

Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei” (1 Samuel 15:22,23).

Nesse texto, o rei Saul desobedeceu a Deus, começou a ver as consequências do seu pecado, e decidiu oferecer holocaustos e sacrifícios, mas a resposta do profeta Samuel foi contundente. A obediência é o melhor caminho.

Os filhos precisam aprender esse conceito e aplicá-lo na vida pela fé, por conseguinte, experimentarão as bênçãos da obediência.

A obediência agrada a Deus. Ele mesmo colocou pessoas em posição de autoridade para que haja ordem e para que a sociedade funcione harmoniosamente. Se cada pessoa decidir fazer o que quer e bem entende, teremos uma anarquia e a sociedade irá para o caos. Deus quer que os filhos obedeçam aos seus pais.

Aqui também entra a responsabilidade dos pais de serem um modelo e exemplo para seus filhos.

A promessa de Deus é que se honrarmos e obedecermos aos nossos pais teremos longa vida sobre a terra. O oposto também pode acontecer. Se desonrarmos e desobedecermos, teremos vida curta.

Ore por você:

  1. Para que você conheça bem os seus filhos e distinga o que é preciso incentivar e corrigir.
  2. Para que você seja um espelho que reflita Cristo e abençoe a sua descendência.
  3. Ore por sua Família.
  4. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

 

Ore pela Igreja:

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Para que os filhos obedeçam seus pais no Senhor, e recebam as promessas das bênçãos de Deus.
  3. Ore pelos pastores e Igrejas do estado do Mato Grosso do Sul.

Versículo para memorizar:

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa!”                                                                                                                  (Efésios 6.2).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s