40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 25

Tema: A Família Inabalável

Criando filhos com Caráter

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados (Efésios 5.1).

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8.29).

O Padrão de Deus para os seus filhos é bem elevado. Deus quer que sejamos seus imitadores e vivamos conforme a imagem de seu Filho Jesus Cristo. O propósito de Deus é que sejamos como Jesus Cristo, que tenhamos seu caráter e que tenhamos o mesmo tipo de vida que Ele teve.

Nós e nossos filhos devemos viver como Jesus Cristo viveu. Isto implica santidade, caráter, integridade, honestidade, verdade, fidelidade, e tantas outras qualidades do exemplo de Jesus.

Podemos tomar como base na formação do caráter dos nossos filhos a seguinte afirmação do apóstolo Paulo: Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês (Filipenses 4:9). Notem os quatro verbos utilizados:

Refere-se à instrução na verdade bíblica. Paulo aprendeu direto de Cristo as verdades que apresenta em suas cartas às igrejas.

Ele foi fiel no seu ensino aos discípulos e estava consciente da verdade em Cristo.

Da mesma forma, os pais devem ter consciência das verdades bíblicas e repassá-las aos seus filhos. Ninguém melhor que os pais para instruírem os filhos no caminho de Cristo.

Tem a ver com o exemplo de vida. O apóstolo Paulo vivia o que ensinava, e era um modelo para os cristãos. Tanto que ele teve a ousadia de dizer: Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo (1Coríntios 11.1). Notem que a chave é imitar a Cristo. Os pais devem fazer o mesmo. Imitar a Cristo, e os filhos aprenderão pelo seu exemplo. A tendência do filho é imitar os seus pais, e se estes imitam a Cristo, os filhos terão uma excelente academia de vida.

Tem a mesma conotação das instruções. Paulo era um excelente professor e comunicador da Palavra de Deus. A audição é um excelente dom e instrumento de Deus para que a verdade penetre no coração da criança. A Bíblia afirma que: Consequentemente, a fé vem por se ouvir à mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10.17). Que nossos filhos ouçam a Palavra.

Paulo era um modelo de vida, de consagração, compromisso, fidelidade, santidade, fé e muitas outras qualidades.

Como pais, seremos modelo de vida para nossos filhos. Eles também imitarão a Cristo e viverão os princípios da Palavra. Desta forma, estaremos transformando a nossa sociedade.

Precisamos de pessoas que vivam como sal da terra e luz do mundo, funcionando como agentes transformadores. Por isso devemos ter uma vida santa e ajudarmos os nossos filhos a viver em santidade.

O lar deve ser à base de treinamento, disciplina e orientação dos filhos. Não há ambiente mais favorável para desenvolver caráter em nossos filhos do que o lar. Para isto os pais devem ser exemplo, e conhecerem a Palavra de Deus para ensiná-las aos filhos.

Ore por você:

  1. Para que o caráter de Cristo seja impresso em seu caráter.
  2. Para que você seja o exemplo para os seus filhos no trato, no amor e na bondade.
  3. Ore por sua Família.
  4. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

Ore pela Igreja:

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Peça ao Senhor que fortaleça os chefes de família, a fim de criarem os seus filhos como a Palavra ensina.
  3. Ore pelos pastores e igrejas do Amapá.

Versículo para memorizar:

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s