40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 24

Tema: A Família Inabalável

Disciplina dos Filhos

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor (Efésios 6.4).

Vivemos uma época em que alguns defendem a ideia de que não deve haver disciplina para os filhos, e dizem que as crianças não podem ser contrariadas, portanto, elas não podem ouvir a palavra “não”. Como resultado, temos visto uma geração cheia de rebeldia, com suas exceções é claro.

A Palavra de Deus é muito clara quando diz que os filhos devem ser criados com disciplina, e ela nos orienta, dando passos para a educação dos filhos.

 

  1. Pais não irritem seus filhos.

Primeiro diz que não devemos irritá-los. Há pais que irritam seus filhos e alguns sentem prazer em vê-los com raiva. Por outro lado, alguns pais pensam que conseguirão a atenção e resposta de seus filhos por meio de gritos e ameaças, o que somente irrita a criança. Os pais devem amar profundamente seus filhos e cuidarem do bem-estar, criando no lar uma atmosfera de amor, segurança e confiança.

  1. Criar os filhos na instrução do Senhor.

A Palavra instrução mencionada no texto bíblico significa treinar, educar e disciplinar corretivamente. Assim como no esporte há um treinador, os pais devem ter a mesma função. O treinador ensina, orienta, faz estratégias e procura levar o time a vencer. Os pais devem ser os mentores de seus filhos.

Para isso devemos investir tempo de qualidade com os nossos filhos, mas note que na instrução do Senhor, ou seja, ensinar nossos filhos de acordo com a Palavra de Deus.

A Bíblia ensina princípios em diversas áreas que, se aplicados à vida, farão de nossos filhos pessoas bem-sucedidas. Portanto, ensine a Palavra aos seus filhos, por meio de livros, brinquedos educativos, dando um tempo especial para eles e, principalmente, pelo seu testemunho de vida. Ensinem o que é certo e errado, de acordo com a verdade da Palavra de Deus.

  1. Criar os filhos no conselho do Senhor.

Esse conceito está ligado ao anterior, no sentido de levar o filho a executar a instrução dada e corrigi-lo quando não o fizer. A educação dos filhos tem implicitamente a função disciplinadora.

As crianças aprendem, mas muitas vezes querem testar a autoridade de seus pais e desobedecem. Aqui entra a disciplina. Os pais precisam corrigir os filhos em amor, mas com firmeza.

A Bíblia ensina o uso da vara de correção na disciplina dos filhos:

O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina (Provérbios 13.24). A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela (Provérbios 22.15). Não retire da criança a disciplina, pois se a corrigires com a vara, não morrerá (Provérbios 23.13).

A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe (Provérbios 29.15).

Alguns passos na disciplina dos filhos:

Deixe claro o ensino, dizendo à criança o que pode e o que não pode fazer.

Conscientize-se que a desobediência trará a correção. Quando ela desobedecer, tenha o cuidado de fazê-la entender o erro, para que saiba por que está sendo disciplinada.

Em seguida, abrace o seu filho (a) e lhe diga que você o fez porque o ama e é para o bem dele (a).

Nunca corrija a criança diante de outras pessoas.

Infelizmente, a sociedade moderna ensina que os pais não podem falar “não” aos seus filhos, que não precisa haver disciplina, que devem deixá-los fazer o que querem, e estamos criando uma geração rebelde, irresponsável e indisciplinada.

Os filhos precisam entender seus limites e aprender a respeitar os princípios de autoridade. Se respeitarem a autoridade de seus pais, aprenderão a respeitar as autoridades superiores e, naturalmente, respeitarão a Deus e ao próximo.

Ore por você:

  1. Para que Deus o capacite a disciplinar os seus filhos em amor.
  2. Para que os filhos recebam a correção e a disciplina com submissão.
  3. Ore por sua Família.
  4. Acrescente aqui seus pedidos de oração.

Ore pela Igreja:

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Para que as famílias sejam abençoadas por Deus, e que possam ser referência para as gerações futuras.
  3. Ore pelos pastores e igrejas no estado da Bahia.

Versículo para memorizar:

 

“Quem se nega a disciplinar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo” (Provérbios 13.24).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s