40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 22

Tema: A Família Inabalável

 

Maternidade

 

Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade (Gênesis 3.20).

A maternidade começa logo no princípio da criação, Deus proporcionou à mulher o dom de carregar em seu ventre um pequenino ser, e no tempo próprio dar à luz e introduzi-lo no mundo. Que tremendo privilégio. Os homens nunca saberão o que significa ter uma criança dentro de si. É um presente de Deus somente para as mulheres.

Muito se fala sobre o amor de mãe, e essa realidade é constatada na vivência do dia a dia. Mas esse amor deve ser acompanhado de disciplina e orientação.

O apóstolo Paulo, quando fala do seu cuidado para a igreja, utiliza o exemplo de uma mãe que cuida dos seus filhos: “Embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos ter sido um peso, tornamo-nos bondosos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos!” (1Tessalonicenses 2:7).

Uma das melhores formas de demonstrar amor é preparando o seu filho para enfrentar a vida e acompanha-lo até o final. Maria, mãe de Jesus, teve esse privilégio, e o acompanhou até a sua morte.

Nesse processo, a mãe deve entender o seu papel e trabalhar para preparar o caráter de seus filhos, com o pai. Daí vem à importância da família, pai e mãe devem orientar seus filhos juntos.

Já vimos nestas meditações que não devemos permitir que o sistema deste mundo tire da mãe a honra e o privilégio de educar e investir seu tempo na formação dos filhos. Não entregue esse privilégio a outra pessoa.

Portanto, deve haver uma boa comunicação entre pai e mãe no sentido de planejarem a educação dos seus filhos. Na maioria das famílias a mãe passa mais tempo com os filhos e, por conseguinte, tem maior influência do que o pai, por isso é importante que definam juntos a forma de educar. Assim os filhos saberão o que pode e o que não pode; conhecerão os limites definidos; aprenderão a selecionar os amigos e observarão tantas outras questões vitais para a formação do seu caráter.

Esse planejamento deve ser bem feito, porque deverá cobrir todas as etapas da vida de um filho. Nos seis primeiros anos, a criança formará o seu caráter.

Quando começar os seus estudos seculares, ficará exposta a outras crianças com costumes e criações diferentes, e deve ser orientada sobre valores e princípios inegociáveis que devem estar firmados no coração. Quando chegam à adolescência, os filhos começam a enfrentar as mudanças físicas e as pressões da sociedade.

Na juventude, vão definir a profissão e o futuro. Em todas essas etapas a função da mãe é fundamental e se não estiver em concordância com o marido, entrarão em conflitos que prejudicarão o relacionamento em família.

A maternidade é muito importante em todas as etapas da vida dos filhos, e é também, um privilégio e uma responsabilidade.

Ore por você:

  1. Para que você possa ser uma boa influência moral e espiritual para seus filhos.
  2. Para que tenha sabedoria do Alto e saiba escolher as sementes a serem plantadas no coração dos filhos.
  3. Para que você tenha o desprendimento de devolver seus filhos ao Senhor.
  4. Ore por sua família.
  5. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

Ore pelos outros:

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Ore pelas mães, para que elas procurem imitar a Jesus em suas atitudes, enquanto cuidam da casa e dos filhos.
  3. Ore pelos pastores e igrejas no estado de Pernambuco.

Versículo para memorizar:

 

“Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera” (Provérbios 31:28-29).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s