40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 18

Tema: A Família Inabalável

Devemos ficar contentes com o que temos

 

Filipenses 4.10-20:

  1. Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.
  2. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
  3. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
  4. Tudo posso naquele que me fortalece.
  5. Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações.
    15. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês;
  6. Pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.
  7. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.
    18. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.
  8. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
  9. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém.

Nesses versículos o apóstolo Paulo está agradecendo à igreja de Filipos o envio de ofertas missionárias para ele. Aqui encontraremos alguns princípios que ajudarão nossa família nas questões financeiras:

  1. Ficar contente em qualquer situação.

Notem os versículos 11 e 12: Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Precisamos aprender que em nossa vida poderemos ter momentos de fartura e de escassez. A Bíblia fala sobre tempos de fartura e escassez (Gênesis 41).

No texto de Filipenses acima citado, Paulo se refere a um segredo de viver contente em toda e qualquer situação. Precisamos aprender esse segredo, e creio que o segredo está no versículo 13: Tudo posso naquele que me fortalece. Deus é fiel e nos fortalece em toda e qualquer situação e podemos depender dele, confiando que teremos as nossas necessidades supridas.

Por outro lado, há uma grande diferença entre o que queremos e o que precisamos.

As situações difíceis que Deus permite chegar em nossas vidas, são instrumentos para nos moldar e forjar o caráter de Cristo em nós. Mas não esqueça que Deus é fiel, Ele cumprirá todas as promessas de nos dar alimento e vestimenta.

  1. Deus suprirá todas as nossas necessidades.

A Palavra nos dá uma tremenda garantia no versículo 19: O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Deus é rico, dono de todo o ouro, prata, e de todo o universo, e sabe das nossas necessidades. Portanto, Ele cuidará da nossa família suprindo tudo que nos falta. Eu poderia citar muitos testemunhos de irmãos que ficaram por meses desempregados, e como Deus supriu tudo o necessário. Claro que são situações anormais, mas qualquer um de nós poderá passar por elas.

Confie na fidelidade de Deus!

Ore por você:

  1. Para que o seu coração seja sempre agradecido ao Senhor pelo bem que Ele concede.
  2. Para que em momento de privação você seja grato e permaneça crendo na provisão e no cuidado de Deus.
  3. Para que a alegria da presença de Deus em sua vida seja a força que move você a prosseguir.
  4. Ore por sua família.
  5. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

Ore pela Igreja:

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Ore pelas famílias que enfrentam dificuldades financeiras, para que sejam supridas pelo Senhor.
  3. Ore pelos pastores e igrejas no estado do Macapá.

Versículo para memorizar:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12-13).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Deixe um comentário

