40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 15

Tema: A Família Inabalável

A intimidade do casal

1Coríntios 7:1-5:

  1. Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,
    2. Mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.
    3. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
    4. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
    5. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.

A cidade de Corinto, na época do Novo Testamento, tinha muita imoralidade, e os novos cristãos estavam com algumas dúvidas nas questões sexuais e consultaram o apóstolo Paulo sobre esse assunto. O texto citado mostra parte da resposta.

É muito interessante o conceito do apóstolo sobre as questões sexuais. Ele tinha tanta convicção do seu chamado e da urgência da obra, que estava focado em ajudar e estabelecer o reino de Deus na terra, por isso afirmou que é melhor ficar solteiro. Mas, por estar consciente das pressões, ele afirma que por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido (versículo 2). Isto nos apresenta o primeiro princípio.

  1. O sexo é para o casamento.

Na primeira semana vimos que Deus instituiu o casamento e estabeleceu que a relação sexual legítima é dentro do matrimônio. Quando a Bíblia afirma que cada marido deve ter a sua esposa e cada mulher o seu próprio marido, deixa bem claro que o sexo deve ocorrer entre marido e mulher. Fora disso acontece a fornicação, que no versículo 2 está descrita como imoralidade. O sexo fora do casamento é imoral, é pecado e traz sérias conseqüências.

  1. O sexo é legitimação que os dois são uma só carne.

Em Gênesis 2.24, a Palavra diz:  Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O apóstolo Paulo, orientando a igreja sobre santidade na área do sexo, apresenta um conceito bem contundente: Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne (1Coríntios 6:16; RA).

A união sexual é coisa bem séria. Mas, atualmente, muitos se entregam a relações sexuais fora do casamento, outros à libertinagem e uso irregular do sexo de um modo contrário à natureza humana.

Notem no versículo 4 que a Palavra diz que o corpo do marido pertence à esposa e vice-versa. Um é para o outro e os dois se completam como uma só carne na relação sexual.

Deus aprova e abençoa o sexo dentro do casamento, onde a satisfação e o prazer complementam o amor entre os cônjuges.

Novamente chegamos à conclusão que a base do casamento deve ser o amor. A relação sexual deve ser sempre uma demonstração de amor, cada lado pensando na satisfação e na felicidade do outro.

A relação sexual legítima dentro do casamento é abençoada por Deus. Notem o que a Bíblia diz: O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros (Hebreus 13.4).

Ore por você:

  1. Para que haja mútuo consentimento e intimidade no casamento.
  2. Para que o relacionamento seja puro e sadio, renovado a cada dia.
  3. Ore por sua família.
  4. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

 

Ore pela Igreja:

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Ore para que cada casal possa por em prática a palavra de Deus, e assim cada família esteja vivendo debaixo da bênção de Deus.
  3. Ore pelas igrejas e pastores no estado de Goiás.

Versículo para memorizar:

 

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” (Provérbios 31:10-12)

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s