40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 12

Tema: A Família Inabalável

 

A mulher inteligente entende o princípio de liderança

 

Efésios 5.22-24:

  1. Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,
    23. Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
    24. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Já aprendemos que toda instituição precisa de um líder, e no casamento o líder é o marido. Isto não significa que a mulher seja inferior ao marido. É simplesmente uma questão de posição e função.

Jesus Cristo dignificou a mulher no meio de uma cultura que a subestimava. Ele honrava e obedecia a sua mãe, ajudou muitas mulheres, curou, perdoou e abençoou muitas delas. As primeiras a constatarem sua ressurreição foram mulheres. Na sua morte, Ele mostrou responsabilidade e amor para com sua mãe, dizendo ao seu discípulo João para cuidar dela. Ele abriu a porta do reino para elas, e as tratou com igualdade e justiça. Portanto, o Senhor Jesus nunca colocaria as mulheres numa situação de subserviência. Ao contrário, quando ele estabeleceu que o marido é o cabeça, está protegendo e cuidando da mulher.

Infelizmente, muitas mulheres se rebelam contra esse princípio, porque não entendem a questão, e o seu egoísmo as leva pensar que estão numa posição desigual.

O texto é bem claro: Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. A palavra sujeição na língua original é uma composição de duas palavras “Upo” que significa estar sob e “Tasso”, que significa ordem. A idéia é estar na sua posição dentro de uma organização. Deus estabeleceu a organização da família com uma cadeia de comando. Toda instituição necessita de uma liderança e organização.

A mulher deve entender que estar nessa posição é estar sob a proteção e o cuidado do seu marido. Algumas mulheres pensam que essa ordem anula sua personalidade e inteligência. Mas não é assim que funciona. As esposas podem e devem apresentar seus pensamentos e argumentos com o marido, e muitas vezes o convencem e juntos conseguem o objetivo de administrar o lar. Mas em caso de divergência de opiniões, a decisão final é do marido e a esposa deve confiar que Deus está no controle da sua família e vai cumprir com Sua vontade.

Esse princípio é um instrumento de Deus para proteger a mulher e livrá-la  de responsabilidades e funções que o homem é o responsável. Em outras palavras, a parte mais difícil que é de liderar, cuidar e prover, está sobre os ombros do marido.

Por outro lado, notem a sabedoria de Deus quando mandou, em primeiro lugar, que os maridos amem suas esposas. Se o marido ama, não irá explorar, pressionar nem maltratar sua esposa. Ao contrário, uma liderança cheia de amor, traz conforto e segurança para toda família.

Quero compartilhar um princípio bíblico que as esposas podem utilizar no seu relacionamento com o marido: Deus pode mudar seu marido! Vejam que grande promessa de Deus: O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer! (Provérbios 21.1). O rei é aquele que está na posição de liderança e autoridade. A Palavra afirma que Deus dirige assim como um rio, ou seja, Ele faz o marido mudar de idéia.

Minha querida esposa Rutinha aprendeu esse princípio e, por várias vezes, quando temos opiniões diferentes e eu decido tomar algumas atitudes, ela argumenta, apresentando suas idéias, e quando eu permaneço teimoso e firme em minha opinião, ela  simplesmente diz: Está bem! E eu sei que e neste momento ela me entregou para Deus e pediu para ele dar um jeito na situação. Impressionante que por diversas vezes eu mudei de idéia, acatei sugestão dela e fomos abençoados juntos. Mas houve ocasiões em que Deus manteve minha posição, e ela aceitou, e depois entendeu que era a melhor posição.

Uma palavra-chave nesse relacionamento é a palavra harmonia, que é muito utilizada na música. Os instrumentos e os cantores têm sua participação num todo produzindo uma bela sinfonia. Cada um emite um som dentro de uma nota musical, que em conjunto com as outras, resulta num belo som que agrada os nossos ouvidos. Marido e mulher têm funções e posições diferentes no casamento, mas tudo dentro de um projeto divino para abençoar toda a família e a sociedade.

Esposa, seja inteligente e entenda a cadeia de comando no casamento.

Ore por você:

  1. Peça a Deus que a capacite para ser uma ajudadora idônea para seu marido.
  2. Para que o Senhor a capacite a se adequar aos planos do seu marido.
  3. Para que você seja uma sábia conselheira e excelente companheira, tanto nos dias bons como maus.
  4. Ore por sua família.
  5. Inclua aqui seus pedidos pessoais…

 

Ore pela Igreja:

 

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Ore para que as mulheres entendam os princípios estabelecidos por Deus para a liderança da família.
  3. Ore pelas igrejas e pastores do estado do Espírito Santo.

Versículo para memorizar:

Mulheres sujeitem-se a seu próprio marido, como convém a quem está no Senhor” (Colossenses 3.18).

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s