40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 11

Tema: A Família Inabalável

 

O Marido é o Provedor do Lar

(Efésios 5.29-30)

  1. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,
  2. Pois somos membros do seu corpo.

 

Novamente temos a comparação das atitudes de Cristo para com a sua igreja, como modelo para as atitudes do marido para com a sua esposa. Já vimos que o marido deve amar, liderar, cuidar e agora alimentar a sua esposa.

Isto significa que o marido é o provedor do lar. O exemplo de Jesus provendo alimento espiritual para a igreja é impressionante. A igreja está viva há séculos e seguirá assim até o final. Aleluia! Está viva porque tem um cabeça responsável e poderoso que ama, lidera, cuida e provê. Ele é o Jehová Jireh: O Senhor proverá.

O marido é o responsável pela manutenção e provisão do lar. Ele deve trabalhar, ganhar o pão de cada dia e prover todo o necessário para a vida do lar.

Mais adiante vamos analisar a questão das finanças no lar e veremos o controle financeiro por meio de um bom orçamento para ter a vida econômica equilibrada.

Em alguns casos, a esposa também pode trabalhar, mas isto deve ser uma exceção à regra. O responsável pela manutenção do lar é o marido.

Muito cuidado para não se envolver com o sistema deste mundo, que nos ilude, ensinando que devemos obter coisas que realmente não necessitamos. Muitos casais, no desejo de obter bens materiais, começam a trabalhar em buscar mais tipos de empregos e ocupações para ganhar mais dinheiro, abandonando as prioridades a um segundo plano.

Uma das funções mais importantes da mulher é a maternidade. Porém, isto não significa apenas dar à luz filhos, mas criá-los de uma forma correta. A esposa tem o grande privilégio de ajudar os filhos no seu crescimento espiritual, o que não deve ser terceirizado.

Algumas mulheres invertem os valores e preferem deixar os filhos sob cuidados de outra pessoa a fim de trabalhar e ganhar dinheiro para obter bens materiais.

Vale muito mais o tempo investido na educação e formação do caráter da espiritualidade dos seus filhos, do que qualquer bem material. Não se esqueça que o espiritual é eterno e ninguém tira de nós. E o material é temporário e pode ser perdido a qualquer momento.

A psicologia e pedagogia ensinam que a criança nos seis primeiros anos absorve tudo aquilo que formará o seu caráter e personalidade. Esses primeiros anos da vida são importantíssimos, portanto, os pais não devem deixar esse privilégio e responsabilidade para ninguém.

Certa vez, eu estava fazendo uma série de mensagens sobre família e ao ensinar esse conceito de não entregar para ninguém o cuidado dos seus filhos, apresentei a experiência de uma jovem da igreja que trabalhava como babá de dois meninos, filhos de uma médica que não era cristã. No meio da pregação eu chamei a jovem para fazer uma entrevista e perguntei.

– Qual é a sua profissão?

– Ela respondeu: Babá de dois meninos.

– Quanto tempo você fica com eles?

– O dia todo, das 9 da manhã às 18 horas.

– Você lê a Bíblia para eles?

– Claro pastor.

– Você ora com eles?

– Sim, todos os dias.

– Você ensina os princípios da Bíblia para eles?

– Sim, em diversas situações.

– Você canta para eles?

– Toda vez, antes de colocá-los para dormir, eu canto, imponho as mãos sobre eles e oro.

Falei-lhe:

– Muito obrigado, pode voltar ao seu lugar.

Em seguida, eu disse à igreja que esses meninos e essa família tiveram a fortuna de terem uma babá crente, que tem valores e princípios bíblicos, e exortei que se deixarem seus filhos com pessoas que têm religiões erradas, valores espirituais e morais distorcidos e falta de caráter, elas influenciarão seus filhos e imprimirão neles uma vida com mau caráter e mau comportamento.

Imaginem deixar seus filhos nas mãos de uma mulher, que tem padrões e valores fora da Palavra de Deus. Eles aprenderão o que não devem com ela.

Marido lidere a sua casa, oriente a sua esposa, não permita que o sistema deste mundo o coloque numa inversão de valores. Seja o provedor do lar, mesmo que não consiga ter todas as coisas que o sistema do mundo diz que são necessárias. A Bíblia ensina que vale mais o espiritual do que o material: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é passageiro, mas o que não se vê é eterno (2Coríntios 4.18).

Marido seja fiel na sua responsabilidade como provedor do lar.

Ore por você:

  1. Para que Deus o capacite com dons e talentos para ser um bom provedor.
  2. Para que o Senhor conceda saúde, força e determinação para o trabalho.
  3. Para que o seu salário não seja desperdiçado, mas abençoado por Deus.
  4. Ore por sua família.
  5. Inclua aqui seus pedidos pessoais…

 

Ore pela Igreja:

 

  1. Ore pela Igreja Batista Independente de Passo Fundo.
  2. Ore para que Deus nos dê famílias abençoadas que possam ser referência para as gerações futuras.
  3. Ore pelas igrejas e pastores do estado de Minas Gerais.

Versículo para memorizar:

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”. (Gênesis 2.15)

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s