40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 10

Tema: A Família Inabalável

 

 

O Marido deve cuidar da Esposa

Efésios 5.25-30:

  1. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela
  2. Para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
  3. E para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
  4. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.
  5. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,
  6. Pois somos membros do seu corpo.

Quem ama, cuida. O texto afirma que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja, e a seguir apresenta algumas facetas do cuidado que segue esse amor:

  1. Entregou-se por ela.

Jesus Cisto deu a sua própria vida em favor da sua igreja. O texto diz que “Ele entregou-se por ela”. Impressionante o amor incondicional de Cristo pelos seus.

Isto foi demonstrado em sua própria vida, cuidando dos seus discípulos: Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (João 13:1). Depois foi crucificado, entregando a própria vida para perdoar, resgatar e salvar os seus.

O exemplo de Cristo deve ser seguido pelos maridos, que devem, se for preciso, entregarem as próprias vidas em favor de sua esposa. Conheci um caso que o marido doou um dos seus rins para salvar a sua esposa. O marido deve entregar-se por amor a sua esposa e cuidar dela como Cristo faz com a igreja.

  1. Cuidou da sua espiritualidade.

O texto deixa claro que Cristo cuida da vida espiritual da igreja. Notem estes detalhes do texto: Para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha ou ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável (v. 26-27).

Cristo santifica a sua igreja. O marido não tem poder para limpar a sua esposa espiritualmente, mas deve ter a responsabilidade de cuidar dela, de tal forma que a proteja do pecado. Isto acontece no seu relacionamento com ela e com Deus. No dia a dia deve haver oração conjunta, conversas ao redor da mesa, estudo da Bíblia, leitura de bons livros.

O marido como líder deve suprir a casa com o alimento espiritual, e deve também orientar a família a prestar culto a Deus na igreja e a servi-lo nos ministérios. O marido deve ajudar a sua esposa no seu crescimento espiritual e no seu serviço a Deus.

A forma mais funcional do marido santificar a sua esposa é pelo seu próprio exemplo de um homem santo, consagrado e cheio de Espírito Santo. A Bíblia afirma que um marido assim santifica a sua esposa e vice-versa: Porque o marido incrédulo é santificado por meio da mulher, e a mulher incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros, mas agora são santos (1Coríntios 7:14).

Notem a palavra convívio. O testemunho de vida é um instrumento de Deus para trazer pessoas a Cristo.

  1. Cuida do seu corpo.

O texto também afirma: Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja (v.29).

Observe como Cristo cuida da igreja, que é o seu corpo. De acordo com a Bíblia, no casamento, homem e mulher se tornam uma só carne, e Paulo está afirmando que ninguém vai odiar a sua própria carne, ao contrário, vai alimentar e cuidar.

Neste sentido, o marido deve cuidar da sua esposa fisicamente. Ele é responsável por sua saúde e bem-estar.

O marido também deve ser o protetor da sua esposa, como Cristo protege a sua igreja. É impressionante como a igreja durante muitos séculos tem sido combatida, confrontada, mas continua firme, porque tem um Cabeça que a ama, lidera e cuida. Devemos tomar Cristo como exemplo e fazer o mesmo com a nossa esposa.

Marido, assuma sua responsabilidade e cuide bem da sua esposa espiritual e fisicamente. Entregue-se por amor a ela.

Ore por você:

  1. Para que você decida amar a sua esposa todos os dias.
  2. Para que você cuide de fazer o bem e não o mal à sua esposa a cada dia.
  3. Para que você conquiste o amor de sua esposa e valorize esse amor em todo o tempo.
  4. Ore por sua Família.
  5. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

Ore pela Igreja

  1. Ore pela igreja Batista em Passo Fundo.
  2. Para que cada homem cumpra sua missão como sacerdote da sua família, e assim cada família esteja vivendo debaixo da bênção de Deus.
  3. Ore pelas igrejas e pastores no estado do Rio de Janeiro.

Versículo para memorizar:

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela!” (Efésios 5.25).

 

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s