40 dias de jejum e oração a favor das famílias

Devocional Dia 5

Tema: A Família Inabalável

 

O casamento é para toda a Vida

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne (Gênesis 2.24).

Já vimos sobre a importância de o novo casal deixar a casa paterna, e sobre a intimidade do casal. O terceiro princípio apresentado nesse texto é que o casamento é indissolúvel: “e eles se tornarão uma só carne”.

O casamento é um compromisso sério e para a toda a vida. Vejamos algumas orientações de Jesus Cristo acerca do divórcio em Mateus 19.3-9:

Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher; e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe”. Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e manda-la embora?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”.

 

  1. O que Deus uniu ninguém separe.

Na união conjugal, os dois formam uma só carne e ninguém poderá separá-los. Uma das frases muito utilizadas na cerimônia de casamento, quando os noivos trocam as alianças é: “Até que a morte nos separe!” Isto deveria ser cumprido pelo casal que está formando uma nova unidade familiar.

Porém, vivemos uma época em que o divórcio é tão simples que pode ser feito pela internet. A nossa sociedade aceita essa prática de uma forma tão natural que muitos já se casam sem compromisso, porque sabem que se houver qualquer dificuldade, simplesmente quebram sua palavra buscando o divórcio.

Hoje em dia até existem pastores que se divorciam, casam-se novamente e continuam no ministério (como nos diz o Senhor Jesus: Eles são guias cegos. Se um cego guiar outro cego, ambos cairão num buraco; Mateus 15.14).

  1. No princípio não foi assim.

Jesus está explicando que o plano original de Deus é casamento para toda a vida. A entrada do pecado no mundo, e com ele a quebra dos valores fundamentais para a vida em sociedade, é a razão dos conflitos no casamento e provoca o divórcio.

A família tem sido atacada pela mídia, veiculando programas em que a desonestidade e a infidelidade conjugal parecem virtudes. E onde o divórcio, a mentira e a rebeldia são modernas, vantajosas e aceitáveis. A verdadeira felicidade acontece quando você é honesto, fiel, amoroso, cumprindo suas promessas ao seu cônjuge, e vivendo em aliança com Deus.

Casamento é para a vida toda. Se a sociedade aprender e aplicar este conceito, será muito mais feliz e abençoada por Deus. Seja fiel, honesto (a), cumpra com seus votos e põe em prática a palavra de Deus no seu relacionamento conjugal.

 

Ore por você:

  1. Para que Deus o capacite a amar seu cônjuge com o amor que Deus dá.
  2. Para que as diferenças possam ser vencidas através do conhecimento da palavra e do amor de Deus.
  3. Para que o amor no vosso relacionamento nunca esfrie.
  4. Acrescente aqui seus pedidos pessoais…

Ore pela Igreja:

  1. Pela Igreja Batista em Passo Fundo.
  2. Pelos casais que enfrentam dificuldades no relacionamento.
  3. Para que Deus nos dê famílias saudáveis que possam ser referência para as gerações futuras.
  4. Para que os casais tenham a Bíblia, a palavra de Deus como fonte de orientação para suas decisões.

Versículo para memorizar:

 

“O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13.6,7)

 

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Passo Fundo – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s