Devocional – 34º dia

A Paz do Senhor!

Queridos Irmãos e Irmãs, hoje é o 34º dia da nossa Campanha de 40 dias de Oração e Jejum em favor da Família.

 

Nosso Devocional de hoje, nos convida a meditar sobre a “Árvore Boa e a Árvore Má”, uma expressão usado pelo Senhor Jesus no Sermão do Monte.

 

Espero que mais uma vez possa contribuir para o teu crescimento espiritual.

Bom Estudo!!

“Será como árvore plantada junto à corrente de águas, que,

No devido tempo dá o seu fruto, suas folhas não caem;

E tudo quanto fizer prosperará”!

(Salmos 1. 3)

Dia 34 – 20/09/2014                                                                                                                  

                   

A ÁRVORE BOA E A ÁRVORE MÁ

João 15. 16:

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

A Palavra de Deus algumas vezes compara as pessoas com árvores. Pelo seu compromisso de dar frutos, ou pelo seu aspecto de estar sempre verde mesmo em tempos de estiagem, ou às vezes, até para diferenciar uma pessoa da outra.

Observamos essa comparação no Sermão do Monte quando Jesus ensina a respeito dos falsos profetas (Mateus 7: 15 a 23).

7.15   Acautelai-vos dos falsos profetas, que se apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

7.16   Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

7.17   Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

7.18   Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

7.19   Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

7.20   Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

7.21   Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

7.22   Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

7.23   Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Jesus diz: “Toda a árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus” (Mateus 7. 17).

Jesus faz essa comparação, no propósito de orientar seus filhos sobre pessoas que usam a própria palavra de Deus para enganar ou para ludibriar os outros.

Esse ensino não nos dá direito a julgar ninguém, não autoriza comentários a respeito de alguém, mas o Senhor nos ensina para nossa defesa.

Ele nos diz: “Tenham cuidado, eles parecem ovelhas, mas são lobos” (Mateus 7. 15). “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7. 20).

A forma como podemos identificar uma árvore é observando seus frutos. Trata-se de um ensino bem prático, pois por mais simples que uma pessoa seja, saberá identificar uma árvore da outra apenas olhando para o fruto.

Nesse texto o Senhor também expressa o juízo que será aplicado por Deus sobre essas pessoas: “Toda a árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo” (Mateus 7. 19).

Como dizia João Batista: “O machado já está posto à raiz das árvores, e toda a árvore que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo” (Mateus 3. 10).

Mas essa palavra nos convida também a pensarmos em nós, é um chamado a avaliação, pois nós também somos árvores.

E nossos frutos são bons ou maus? Que tipo de fruto as pessoas podem encontrar em nós?

No Salmo 1, encontramos uma orientação para quem deseja ser bem sucedido, e no versículo 3 a palavra compara essa pessoa a uma árvore:

1.1   Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

1.2   Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

1.3   Ele será como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará.

1.4   Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

1.5   Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

1.6   Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Desejo que o Senhor abençoe a sua vida, que estejas sempre junto às correntes de água viva do Senhor, que é a sua Palavra, e que você nunca deixe de produzir frutos para o Reino de Deus.

E como conseqüência disso, sua vida será abençoada de tal forma que: “Tudo quanto fizer prosperará”!

Fale Com o Senhor:

________________________________________________________________________________

  • Agradeça a Deus por Sua Palavra que nos fortalece espiritualmente e nos ensina a produzirmos frutos para o Senhor.
  • Diga a Ele você quer produzir frutos para o Reino de Deus
  • Fale com o Senhor que você quer aprender mais através da palavra de Deus, para não ser enganado (a) pelos falsos profetas.

_____________________________________________________________________

Motivos de Oração:

 

  • Por você (Para que você possa continuar produzindo frutos)
  • Por sua Família (Para que possam igualmente conhecer a Palavra de Deus)
  • Pela Igreja (Pelas famílias da igreja)
  • Oremos em favor de todos os nossos irmãos em Cristo, para que juntos possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus, e que o Nome do Senhor Jesus seja Glorificado através da sua Igreja.

________________________________________________________________________________

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE PASSO FUNDO – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s