Devocional – 25º dia

A Paz do Senhor!

Queridos Irmãos e Irmãs, hoje é o 25º da nossa Campanha de 40 dias de Oração e Jejum em favor da Família.

Desejamos que o Senhor Jesus ministre hoje através da sua palavra o desejo de uma vida de Santidade e um Compromisso cada vez maior com o seu reino.

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo;

E o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros

E irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

(1Tessalonicenses 5.23)

Dia 25 – 11/09/2014                                                                                                                                                                                                                                                

SANTIDADE E COMPROMISSO

(2Crônicas 29)

2Crônicas 29; 1, 2: Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou durante vinte e nove anos em Jerusalém.

Fez ele o que era reto perante o Senhor.

Ezequias tinha apenas 25 anos, mas tinha temor a Deus. Quando se tem temor por Deus e pela sua palavra, isso é suficiente independente da idade.

Embora seu pai o rei Acaz tenha sido perverso, e fez o que era mau aos olhos de Deus, provavelmente o filho Ezequias aprendeu a palavra de Deus, e a guardou no seu coração, e um dia teve a oportunidade de colocá-la em pratica na sua vida e no seu reinado.

A primeira coisa que fez foi purificar o templo, porque ele entendeu que toda a opressão que seu povo vivia era conseqüência do pecado do povo e do rei, e isso o deixava decepcionado.

Ele disse; nossos pais transgrediram as leis de Deus, se desviaram e viraram as costas para Deus, por isso nossos pais morreram a espada e nossos filhos e mulheres estiveram no cativeiro.

2Crônicas 29. 5 a 9:

29.5   E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do Senhor, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia.

29.6   Porque nossos pais pecaram e fizeram o que era mau perante o Senhor nosso Deus, e o deixaram; desviaram o seu rosto do tabernáculo do Senhor e lhe viraram as costas.

29.7   Também fecharam as portas do pórtico, apagaram as lâmpadas, não ofereceram sacrifícios nos santuários ao Deus de Israel.

29.8   Pelo que veio grande ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e os entregou ao terror, ao espanto como vós estais vendo com os próprios olhos.

29.9   Por isso nossos pais morreram à espada, e, por isso, nossos filhos, nossas filhas e nossas mulheres estiveram em cativeiro.

Então, no primeiro mês do primeiro ano de seu reinado decidiu purificar o templo. Ele sabia que o sucesso de suas decisões a favor do seu povo, dependia da aprovação de Deus, e onde há impureza não há a presença de Deus, pois Deus não aprova o pecado.

  1. Limpando o Templo:

Era tanta sujeira, que demoraram 8 dias para a limpeza, mas veja que tiraram o lixo e deixaram exposto no pátio do templo para que todos pudessem ver.

2Crônicas 29. 16 e 17:

Os sacerdotes entraram na Casa do Senhor, para a purificar, e tiraram para fora no pátio, toda imundícia que acharam no templo do Senhor;

Começaram, pois, a santificar no primeiro dia do primeiro mês, e santificaram a Casa do Senhor em oito dias;

Depois de purificado o templo e de oferecer sacrifícios pelo perdão dos pecados Ezequias restabeleceu o culto a Deus no templo, e disse agora que vocês se consagraram venham oferecer sacrifícios e ofertas de louvor a Deus. E o povo se alegrou, se reuniram para adorar e louvar ao Senhor.

Essa palavra tem tudo a ver com os cristãos de hoje, com a situação de grande parte dos atuais freqüentadores da igreja. Todos tivemos um passado distante de Deus, envolvimento com o pecado, algo que desagrada a Deus. Mas agora fomos comprados, perdoados, lavados, santificados pelo sacrifício de Jesus Cristo o Filho de Deus.

Mesmo assim há pessoas que por falta de compromisso serio com Deus, ainda vivem envolvidos com o pecado, e por isso pagam um alto preço. Observe que o texto não está falando de pessoas que não conheciam a Deus, ao contrario, está falando do próprio povo de Deus.

A Bíblia relata que nosso corpo é o templo onde Deus habita.

1Coríntios 6. 19 e 20:

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por alto preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Hoje o Senhor nos convida a fazermos uma limpeza em nossa vida, removendo toda a impureza, todo o pecado, a mentira o engano, a idolatria, o adultério, a prostituição, os vícios, a falsidade, a falsa aparência, tudo aquilo que nos separa de Deus.

Se não estivermos dispostos a limpar nossa vida que é o templo do Senhor, Ele permitirá que nossos erros sejam expostos diante dos olhos de todo o povo para expor nossa vergonha.

  1. Renovando o Propósito com Deus:

Ezequias entendia isso. Ele disse, eu senti no meu coração que devemos fazer um concerto com Deus, uma aliança, um novo propósito (2Crônicas 29. 10).

Se há alguma pendência em sua vida, faça hoje um novo propósito com o Senhor, um concerto com Deus pela fé em Jesus Cristo. Lembre-se que Jesus já pagou pelos nossos pecados, ele assumiu nossa vergonha. Ninguém precisa ser envergonhado diante dos homens, desde que esteja arrependido diante de Deus.

E para que o propósito seja aceito é necessário renuncia. Para que a aliança seja estabelecida é necessário compromisso. Para que o louvor seja aceito deve ser acompanhado de santificação. O salmo pergunta: Senhor quem entrará no santuário pra te louvar??? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro!

Salmos 24. 3, 4 ,5:

Quem subirá ao monte do Senhor ou quem ficará no seu Santo Templo?

Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

________________________________________________________________________________

Fale Com o Senhor:

  • Agradeça ao Espírito Santo por habitar em sua vida, por você ser templo do Espírito Santo.
  • Peça que ao Espírito Santo para examinar seu coração, e mostrar se há pecados que precisam ser confessados.
  • Se houver, reconheça o pecado, confesse a Deus e creia no poder do Sangue de Jesus Cristo, que te limpa e te purifica.

_____________________________________________________________________

Motivos de Oração:

 

  • Por você (Para que viva um Compromisso maior com Deus)
  • Pela sua Família (Para todos possam viver a Santificação em Cristo Jesus)
  • Pela Igreja (Pelas famílias da igreja)
  • Oremos pela Campanha com o Pastor Cláudio Navarro nos dias 12 a 14/09 – em Passo Fundo – Para que seja mais uma oportunidade para a Igreja viver a Plenitude do Espírito Santo.

________________________________________________________________________________

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE PASSO FUNDO – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s