A quem você tem dado ouvidos?

Lucas 10:38-42

 

 

38 – E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 – E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 – Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 – E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 – E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

 

 

 

O que Maria escolheu? Ela escolheu ouvir Jesus. Contudo, o que você tem escolhido? Como seres humanos, temos uma tendência nem sempre muito benéfica para nos mesmos e para os outros. Temos o hábito de falar mais do que ouvimos. Tão importante quanto falar com Deus é parar para ouvi-lo. Enquanto Marta corria de um lado para o outro com seus afazeres, Maria se aquietou aos pés de Jesus para ouvi-lo.

 

Muitas vezes, muitas pessoas acham que ouvir Jesus significa não fazer nada. Alguns chegam a pensar que os pastores não fazem nada porque estão ouvindo a direção de Deus. Não é assim que acontece. Contudo, correr de um lado para o outro não permite a ninguém ter intimidade com Deus.

 

Em Mateus capítulo seis a Bíblia diz que devo ir para meu quarto, para que ali eu possa ter intimidade com o Pai. Não um monólogo com Ele, mas um diálogo, no qual eu falo e ouço e Deus também fala e me ouve.

 

Em João 17:11-28 nos deparamos com nossas duas personagens principais dessa história. Marta, especialista em falar não consegue comover o coração de Jesus, porque suas palavras muitas vezes eram carregadas de murmurações e reclamações. Maria, por sua vez com atitudes de adoração e humildade, toca o coração do Filho de Deus. É muito mais fácil Deus usar aqueles que sabem ouvir a sua voz. A primeira coisa que Deus falará será a verdade, para que esta verdade o liberte do pecado que escraviza sua alma. A palavra que conforta nem sempre vem de Deus. Muitas vezes a palavra nos confrontará.

 

Para quem tem intimidade, não é preciso ficar gritando. Como templos de Deus, sabemos que Ele habita em nós, portanto é necessário apenas falar o seu nome. No verso 32 do capítulo 11 do livro de João vemos Maria prostrando-se aos pés de Jesus como sendo sua primeira atitude diante do Mestre. Qual tem sido a sua atitude? Falar o tempo, reclamar como Marta ou apenas se render a Jesus, como fez Maria? Quando você conseguir tocar o coração de Jesus com sua atitude, assim como fez Maria, Jesus fará o que for preciso para abençoar sua vida, mesmo que isso signifique trazer de volta a vida o que estava morto.

 

A quem você tem ouvido? A quem você tem emprestado sua audição? Na história de Jó encontramos pessoas reclamando o tempo todo, falando mais que ouvindo, inclusive falando mal do próprio Deus. Se Jó tivesse dado ouvidos a sua própria esposa, teria terminado ali sua história de vida e não seria para nós um exemplo hoje. Tudo acabaria ali, em Jó 2:9. O próprio Jesus repreendeu seus discípulos por falarem mais do que ouvir.

 

A função do filtro de óleo de um motor de carro é filtrar todas as impurezas do mesmo, antes que esta sujeira faça o motor se fundir. Se você não filtrar o que você tem ouvido, as impurezas do pecado poderão afetar o desempenho do motor da sua vida. Cuidado com o que você ouve, para que o que você fale sejam palavras de bênção.

 

Apesar de habitar numa terra desertam numa terra onde não chovia, Isaque ouvir a Deus, obedeceu e seus poços proporcionaram a prosperidade e enriquecimento da sua casa. Não permita que o inimigo use tua audição. Não dê ouvidos a crise, nem a TV ou as notícias que assolam o mundo inteiro.

 

Quando você aprender a ouvir. Quando você para e se assentar aos pés do Filho de Deus, Ele mesmo te capacitará para falar das Boas Novas. Maria parou tudo para ouvir a Jesus. O que você tem feito? Hoje é tempo de parar e ouvir a Deus. A Bíblia é uma forma de ouvir a Deus. Guarde-a no seu coração, porque ela é lâmpada para os seus pés, luz para os seus caminhos.

 

Deus abençoe a todos.

 

 

Pr. Roberto

Rede de Casais

 

 

Se Tua Voz Ouvir

Toque no Altar

Composição: Davi Sacer, Verônica Sacer e Ronald Fonseca.

 

Se atentamente eu ouvir

A Tua voz e obedecer

Seguir os Teus passos

E jamais me desviar

 

Se o meu coração se achar

Sempre puro e fiel a Ti

Se a Tua vontade

Sempre for o meu prazer

 

O deserto então será manancial

Sem medidas fluirão

As Tuas bênçãos sobre mim

Mais que abundantes serão

E eu viverei tudo o que tens pra mim

 

Da Tua mesa sempre eu comerei

E me fartarei do melhor de Tuas mãos

Se a Tua voz ouvir e obedecer

 

fonte: http://www.montesiao.org.br/palavra-pastoral/a-quem-voce-tem-dado-ouvidos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s