Provisão (Mateus 17.24-27)

provisãoIntrodução: é totalmente improvável achar uma moeda de valor suficiente para pagar um imposto para duas pessoas de dentro de um peixe fisgado com anzol.

Mas para Deus tudo é possível, e também tudo é possível ao que crer. Pois foi esta a instrução de Jesus a Pedro, depois que os cobradores de impostos de Cafarnaum vieram lhe cobrar. Mas Jesus providenciou milagrosamente um estáter, que valia quatro drácmas, ou seja, pagou o dobro do imposto previsto por lei. Agora, podemos aprender com este texto algumas lições:

1-Dirigiram-se a Pedro

Precisamos tomar decisões em nossas vidas, e as escolhas que fizermos determinarão o nosso futuro. Os cobradores de impostos se dirigiram a Pedro, e ele teve que ir providenciar a solução. Temos que agir, buscar, pedir, ir atrás, sair do comodismo. Pedro teve que resolver um problema quando foi cobrado pelos que cuidavam dos impostos de Cafarnaum. Quando estamos com um problema em nossas mãos, precisamos de solução, e para isso, precisamos recorrer a Jesus.

2-Jesus se lhe antecipou

Deus conhece os nossos problemas, as nossas dificuldades, e se antecipa em preparar a solução antes de começarmos a pensar em como solucionar.

Deus tem as respostas certas, o controle das situações. Deus enxerga longe, tudo vê, tudo percebe.

3-Escandalizemos

Podemos ter nossas convicções sobre a vida, sobre como podemos nos proceder no dia a dia, mas precisamos cuidar para não escandalizarmos as pessoas. Devemos sim agradar a Deus e não a homens, mas também não podemos ser pedra de tropeço para ninguém, pois Jesus mesmo disse que quem com Ele não ajuntava, espalhava.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm.

1 Coríntios 6.12Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

 

4-Lança o anzol

Também não adianta nada sabermos através de uma revelação Divina que devemos fazer algo, como deixar um pecado que praticamos, ler e orar mais, participar dos cultos e vigílias da igreja, estarmos em comunhão com os irmãos, e nada disso fazermos. Precisamos lançar o anzol, correr atrás de uma vida santificada, pura, longe do pecado.

5-Acharás um estáter (um estáter=4 drácmas) (a dívida era 2 drácmas)

É a provisão de Deus. Ela é mais que suficiente para nossas vidas. Ela supre todas as nossas necessidades. Deus nos traz a provisão que necessitamos para viver.

Conclusão: não se desespere, confie em Deus, e Ele fará tudo o que for necessário para solucionar os seus problemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s