Babel (Genesis 11.1-9)

genesis 11.1-9Introdução: o povo daquela época estava engajado em um propósito único de construírem uma torre para terem seus nomes lembrados para sempre. E estavam tendo êxito em suas realizações, a ponto de haver uma intervenção divina. Agora, o que podemos aprender meditando neste texto?

 

1-Uma linguagem (comunicação)

Devemos desenvolver uma comunicação pessoal com Deus, pois Ele se relaciona no coletivo (onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei), mas também na nossa individualidade (quando entrares em oração com o teu pai, fecha a porta do teu quarto e ore em secreto, e o teu pai que te vê em secreto te recompensará).

 

2-Planície na terra de Sinear (o teu espaço)

É o melhor de Deus para cada um. Deus tem o melhor.

Deus tem uma planície para cada um de nós. Uma posição, um lugar ao sol, uma função, um ministério, dons, talentos, habilidades, uma porta de emprego, uma família, um esposo, uma esposa, filhos, bens, presentes, dádivas.

Jesus nos deixou o Espírito Consolador, o Espírito Santo da promessa, o Paracleto, chamado para estar andando ao nosso lado.

Viver em comunhão com o Espírito Santo é viver uma vida feliz, agradável, saudável, cheia de gozo e alegria, estar de bem com a vida. Viver em prosperidade, que muitos confundem apenas a prosperidade material, mas vai muito além do material, pois envolve também o emocional, espiritual, sentimental, pois é estar com o coração cheio de paz, sabendo que os problemas existem, mas Deus está no controle de tudo.

 

3-Uma torre (motivação do coração/oração)

A motivação deste povo estava errada, pois queriam grandeza, serem vistos e reconhecidos.

Podemos buscar a Deus pelo o que Ele é, ou pelo o que Ele pode nos proporcionar.

Muitas pessoas seguiam Jesus para ver os milagres e sinais que Ele fazia, como a multiplicação de pães, a cura de paralíticos, cegos e leprosos.

Devemos buscar a face de Deus, e suas mãos nos abençoarão naturalmente, e não o contrário, querer buscar as mãos do abençoador. Pois o apostolo Paulo deixou claro em sua carta aos Filipenses, capítulo 4, versículos 11 a 13 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

 

4-Eis que o povo é um (união)

A união faz toda a diferença. Nenhum ministério cresce sem harmonia entre os irmãos. Precisa haver lealdade, pois é fácil ficar falando mal das pessoas, jogar pedras nos erros dos outros. Difícil é fazer a diferença, dobrar o joelho, e orar pelos outros.

Lógico que neste caso o povo era um com um propósito errado, mas precisamos pegar este exemplo de unidade e repassar para os nossos ministérios, para nossas famílias, para os nossos relacionamentos.

 

5-Babel (confusão / sair do comodismo)

Deus permite que algumas confusões aconteçam em nossas mentes, para que venhamos busca-lo mais, sair da zona de conforto e do comodismo, e entrar em ação, e reagir. Estava cômodo para o povo, todos falando a mesma língua, com um entendimento muito bom entre si, todos com o mesmo pensamento.

Porém, as vezes é preciso haver mudanças, para que o povo não entre em uma rotina cansativa e viciante, que não contribui em nada para o crescimento espiritual dos irmãos.

Não que a igreja precise passar por perseguições, embora seja bíblico, mas problemas sempre existirão, e sempre precisaremos nos esforçar para solucionarmos, usando armas espirituais, como a oração, o jejum, a vigília, a intercessão, a meditação-leitura-estudo da palavra, entre outras.

 

Conclusão: somos humanos, imperfeitos, pecadores, falhos, e precisamos constantemente de correção, para seguirmos adiante, pois não podemos retroceder, e cair nos mesmos erros do passado, precisamos ir adiante, pois aquele que colocou a mão no arado, não deve voltar para trás. Sigamos em frente, olhando firmemente para o Autor e Consumador de nossa fé, Jesus Cristo de Nazaré.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s