Passado (Isaías 43.18-26)

passadoIntrodução: tem muitas pessoas que são atormentadas pelo passado. Parece um fantasma que fica rondando as suas mentes gerando sentimentos ruins, tristeza, melancolia, amargura, ressentimento, dor, entre outros. Porém, a missão de Jesus aqui na terra, foi anular o nosso passado de engano, e nos trazer perdão e cura das feridas geradas por nossas escolhas erradas durante o tempo da escuridão espiritual. Meditando neste texto de Isaías, gostaria de salientar algumas considerações:

1-Não vos lembreis das coisas passadas (passado)

2 Coríntios 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

O nosso passado que nos traz tristes recordações, deve ser esquecido, e devemos nos lembrar apenas daqueles momentos bons.

2-Coisa nova (algo novo)

Deus tem novidade de vida para todos, dias melhores, precisamos apenas perseverar no dia mal, no dia da angustia, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, ou seja, passamos por alguns momentos de tribulação, mas depois vem a bonança, a alegria, a paz, o conforto espiritual e emocional.

Porém quem vive de passado é museu, então precisamos buscar de Deus algo novo, que Ele tem para nos agraciar todos os dias.

3-Um caminho no deserto e rios, no ermo (provisão)

Águas no deserto e rios no ermo

Mesmo que estejamos passando por um deserto, ou por um vale sombrio, se estivermos em Deus, Ele estará nos conduzindo, nos alimentando, e saciando nossa sede.

4-O meu louvor (cultuar)

Fomos formados desde o ventre de nossas mães para louvar, adorar e reverenciar o Deus todo poderoso, criador dos céus e da terra, o alfa e o ômega, o principio e o fim.

5-Não me tens invocado (buscar)

Precisamos nos esforçar, e buscar, ir atrás, fazer a nossa parte, jejuar, orar, ler a palavra, participar dos cultos da igreja, ir em buscar de uma intimidade com o Senhor.

6-Nem me honraste com os teus sacrifícios (adoração)

Se não pagarmos um preço por alguma coisa, não damos o devido valor. Infelizmente esta é a nossa natureza. Precisamos nos esforçar para entrar pela porta estreita e caminhar pelo caminho apertado. Sempre perseverando.

7-Mas me deste trabalho com os teus pecados (erro, transgressão, infidelidade)

Me cansaste com as tuas iniquidades

Se pecarmos, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo de Nazaré.

8-Apago as tuas transgressões (limpeza)

Através do sangue de Jesus

O sangue de Jesus nos lava e nos purifica de todo pecado, e de todo dolo.

9-Dos teus pecados não me lembro (perdão)

Deus lança os nossos pecados no mar do esquecimento.

10-Desperta-me a memória (oração)

“A oração é o combustível que move o braço de Deus”.

Isaías 62.6 e 7 “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”

Conclusão: devemos reter do passado apenas aqueles momentos bons que nos trazem boas recordações e alegria. O que nos deixa tristes, devemos esquecer, passar uma borracha, e não ficar remoendo ou remexendo, pois não trará benefício algum para a nossa caminhada. Porém os erros do passado devem apenas ser lembrados para não os cometermos novamente. Errar é humano, mas permanecer no erro ou repeti-los seguidamente é falta de sabedoria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s