Pista Certa – Lucas 22.7-13

Lucas_22.7-13Introdução: Jesus e seus discípulos estão chegando na “metrópole” da época, Jerusalém, para o acontecimento que marcaria para sempre a história da humanidade: a morte e ressurreição de Jesus Cristo de Nazaré. Mas antes deste acontecimento, Jesus iria participar de sua última ceia, confraternização com seus fiéis seguidores. Sendo assim, havia a necessidade de um local para a tal reunião, e o Mestre incumbe a tal tarefa de encontrar um local apropriado para Pedro e João. Estes, por sua vez, aceitam a missão e saem achar o local desta grande celebração. Agora:

Diante desta passagem, podemos aprender algumas lições:

1-Tarefa (ordem, missão)

“Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos”.

Pedro e João recebem esta tarefa de Jesus. Não sabemos, mas talvez tenham ficado nervosos, pois estavam chegando em Jerusalém, e não conheciam ninguém, e teriam que achar um local, e fazer os preparativos.

Me recordo que em 1999, quando eu fazia um curso na Jocum – Jovens com uma Missão, em Contagem, Minas Gerais, recebi uma tarefa da minha líder de discipulado, de pregar em uma igreja, no domingo, em Belo Horizonte, uma igreja Presbiteriana. Fiquei muito nervoso, e fiquei a semana inteira estudando e preparando a mensagem, e quando fui ministrar a palavra, de tão nervoso que eu estava, acabei esquecendo de fazer um apelo no final da mensagem (ainda bem que o pastor fez isto por mim). Preguei sobre missões.

Mas quando aprendemos a depender de Deus, e entregar tudo em Suas mãos poderosas, no final, tudo acaba bem, e aprendemos muitas lições importantes com estes momentos difíceis, que passamos na vida.

2-Buscar

“Onde queres que a preparemos?”

Devemos buscar orientação de Deus para executar bem as tarefas do dia a dia, desde as mais pequenas até as maiores. Decisões devem ser tomadas baseadas em orientação Divina, daí a importância de buscarmos a Deus em oração, para que sejamos então guiados de maneira sóbria, e teremos uma vida abundante, prospera e alicerçada na Rocha.

Pedro e João poderiam ter ido atrás de um local por conta própria, mas preferiram pedir uma orientação para Jesus, pois sabiam que Ele teria já uma estratégia definida para este acontecimento.

3-Revelação

“Um homem com um cântaro de água”

Esta era a pista certa. Deus nunca nos deixa no escuro, pois “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”. Assim como Deus guiou os três reis magos através de uma estrela no céu para chegarem até a presença do menino Jesus, desta vez Jesus diz a Pedro e João para entrarem na cidade e irem até encontrarem um homem carregando um balde de agua, então eles deveriam seguir este homem, e entrarem na casa em que ele entraria.

Talvez pareça uma pista simplória esta, pois naquela época não havia agua encanada, então deveria haver muitos empregados levando água em cântaros ou baldes pela cidade. Mas eles foram guiados para seguir o homem certo, na hora certa, até a casa certa.

4-Onde é o aposento?

Pedro e João foram corajosos, pois tiveram que entrar em uma casa desconhecida, e pedir um favor a um homem que eles nunca haviam visto antes na vida. E foram sem rodeios direto ao assunto: onde é o aposento?

Para servir a Deus é preciso ter coragem, pois o caminho é estreito e apertado, e existem muitos espinhos ao longo da jornada.

5-Um espaçoso cenáculo mobiliado

Deus tem o melhor para nossas vidas. Deus tem um espaçoso cenáculo mobiliado, com tudo o que existe de mais moderno e sofisticado para sua vida. O Senhor prepara o melhor para cada um de nós, seja ainda aqui na terra, mas com toda a certeza no céu, pois o apóstolo Paulo nos disse em sua carta 2 Coríntios 12.4 “foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.”

De qualquer forma, a todos os fiéis é separado por Deus o melhor, e por isso temos que ter um coração grato a Deus, e devemos aprender a dar graças ao Senhor em todas as circunstâncias da vida.

Conclusão: Deus tem o melhor para nossas vidas, e nos guiará através das pistas certas para chegarmos sempre no centro da vontade Dele para cada um de nós. Devemos esperar e nos esforçar para chegarmos no cenáculo mobiliado, chegarmos na presença de Deus, chegarmos naquilo que o Senhor preparou para nós.

Por isso não podemos desanimar, mas perseverar e continuar lutando e crendo que o Senhor está nos guiando, nos orientando e nos conduzindo para o melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s