O tempo é de Deus (João 5.1-18)

João_5_1-18

Introdução: esta passagem fala do homem que por muitos anos ficou a margem de um tanque esperando por um milagre, pois de tempos em tempos, um anjo de Deus descia no tanque e agitava as águas, e uma vez que as águas se agitavam, movidas pelo anjo, a primeira pessoa que descesse no tanque, era curada de qualquer enfermidade que tivesse. Podemos aprender muito com esta história, com este homem, que insistentemente fica esperando a cura para a sua paralisia, sem desistir, mesmo sendo ultrapassado por outros doentes que conseguiam sempre chegar antes que ele no tanque (pois a paralisia das suas pernas o impediam de se deslocar rapidamente). Agora, diante desta história bíblica, podemos aprender algumas coisas:

 

1-PACIÊNCIA (tempo) “esperando que se movesse a água”

Hoje vivemos no tempo da mensagem instantânea, dos e-mails, das redes sociais da internet, do micro-ondas (que prepara uma refeição em minutos), das informações que correm ao redor do mundo em segundos através dos diversos meios de comunicação, e tudo isto gera indiretamente em nossas mentes uma certa impaciência. Ficamos nervosos e angustiados quando o transito esta parado, e de uma maneira geral, somos impacientes com os outros e com nós mesmos. Queremos que tudo se resolva de uma forma imediata em nossas vidas. Talvez pensando nisto, é que Tiago, no capítulo 5, versículo 7, nos diz: “Sede, pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas”.

 

2-PERSEVERANÇA (tempo) “trinta e oito anos”

É muito importante para o ser humano iniciar e terminar um projeto em sua vida. Pois isto gera um aumento em nossa auto estima, uma sensação de dever cumprido, de conclusão de uma etapa da vida. Para que isto ocorra, necessitamos desta palavra, perseverança. Os grandes homens de Deus, só obtiveram êxito em suas vidas, por que não desistiram diante dos problemas e obstáculos da vida, mas foram em frente, lutaram, suaram, batalharam e acabaram vencendo.

Lucas 21.19 “É na vossa perseverança que ganhareis as vossas almas”.

 

3-ETERNIDADE (tempo) “muito tempo”

Para Deus mil anos são como um dia, e um dia como mil anos, pois Deus não está limitado no tempo como nós estamos, pois o nosso corpo é mortal, envelhece, se desgasta com o tempo. Porém a nossa alma e o nosso espírito são eternos, juntamente com o corpo glorificado e incorruptível que receberemos de Deus. Daí então entenderemos a respeito da eternidade, mas a verdade é esta, e devemos aprender a descansar em Deus, pois o tempo é Dele.

Gálatas 6.8 “Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna”.

 

4-COMPETIÇÃO “desce outro antes de mim”

Devemos competir, o bom combate da fé, e nos esforçar por viver uma vida o mais parecida possível com a vida e o exemplo perfeito deixados por Jesus Cristo de Nazaré.

2 Timóteo 4.7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Para que no final da nossa jornada aqui nesta terra, possamos fazer das palavras acima de Paulo as nossas próprias palavras.

 

5-CONHECER A DEUS “não sabia quem era”

Este paralítico, depois de ser curado por Jesus, saiu feliz e contente viver a sua vida, agora caminhando e saltando de alegria, e foi então questionado, de quem teria feito esta façanha em sua vida, e tirá-lo da paralisia, e ele não sabia quem era a pessoa que o havia curado. Ele não conhecia Jesus.

João 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste”.

 

6-DEUS ESTÁ AGINDO “e eu trabalho também”

Deus dá aos seus enquanto dormem, por isso não devemos viver preocupados com o dia de amanhã, pois basta a cada dia o seu mal. O Senhor nos diz: Agindo Eu, quem impedirá? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Deus esta agindo e operando em nossas vidas, devemos aprender a confiar Nele.

 

Conclusão: este homem não precisou descer até o tanque para ser curado. Jesus veio até ele e o curou ali onde ele estava. Este homem ficou por muitos anos esperando a mesma coisa, esperando o óbvio, esperando as águas sendo agitadas pelo anjo. Mas não precisou do tanque, nem do anjo, nem que alguém viesse leva-lo até o tanque, pois Jesus veio ao seu encontro. As vezes precisamos mudar o foco, mudar a direção, pois Deus que é o dono e autor do tempo, pode nos surpreender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s