Aproximar-se de Deus (Isaías 57.14-19)

57.14 Dir-se-á: Aterrai, aterrai, preparai o caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo.

57.15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

57.16 Pois não contenderei para sempre, nem me indignarei continuamente; porque, do contrário, o espírito definharia diante de mim, e o fôlego da vida, que eu criei.

57.17 Por causa da indignidade da sua cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas, rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha.

57.18 Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram.

57.19 Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o Senhor, e eu o sararei.

Introdução: “tirai os tropeços do caminho do meu povo”. Estes tropeços nos impedem de estarmos próximos de Deus, o nosso Pai, o nosso Criador, o nosso Senhor, Aquele que pagou um grandioso preço, preço este de sangue, para nos resgatar das trevas, e nos transportar para o Seu reino eterno. Nesta nossa curta passagem aqui por este mundo chamado terra, precisamos estar constantemente abrindo os olhos espirituais, para enxergarmos qual é a nossa verdadeira e real posição diante de Deus, se estamos próximos ou afastados, em harmonia ou desarmonia com Sua vontade, seus planos e projetos para nossas vidas.

1-o Alto, o Sublime, que habita a eternidade

É interessante como Deus se auto intitula neste versículo, como o Alto, o Sublime, que habita a eternidade. Deus diz em Apocalipse que é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Deus não está limitado ao tempo, Ele sempre foi, e sempre será o Todo Poderoso. É muito confortante, é muito prazeroso, e é muito animador, poder fazer parte do “time” de Deus, da família de Deus, e estar nos planos Dele. Podemos ser rejeitados por empresas, por pessoas, pela sociedade, pelo sistema do mundo, mas Deus jamais vai nos rejeitar. A não ser que não queiramos a sua presença em nossas vidas, pois caso contrário, Ele sempre estará disposto a nos estender a mão, e nos introduzir nos Seus planos.

2-Contrito e abatido de espírito

Por algumas razões, as vezes deixamos e permitimos que o nosso coração fique endurecido como pedra, e achamos que temos razão e que os outros é que estão errados, e nos indignamos contra Deus por estar permitindo que algo de errado esteja assolando a nossa vida. Mas quando conseguimos ficar contritos, quebrantados, em humildade, começamos então a ver a solução para os nossos problemas chegar. Precisamos passar muitas vezes pelo “vale da sobra da morte” para que venhamos a ficar mais sensíveis a Deus, com um coração mais amolecido em Sua Santa presença.

3-Fôlego da vida

É o maior milagre que pode acontecer, pois somente Deus tem este poder de dar e também tirar a vida de alguém. Deus sopra o fôlego da vida, que é a maior dádiva e dom mais precioso e perfeito que existe: viver. Somente o fato de estarmos vivos já é o maior milagre que poderia acontecer. O fôlego da vida foi soprado em nós por Deus, e continua nos impulsionando a viver até o dia em que o Senhor Deus nos chamar para a eternidade com Ele.

4-Cobiça

Satanás cobiçou em seu coração ser maior do que Deus. As vezes, cobiçamos algo que não nos pertence, e deixamos que o mal fique maquinando dentro de nossa mente, e premeditamos o pecado, e nos afastamos de Deus. O nosso coração precisa ser purificado, limpo, lavado, pois existem certos sentimentos que nos prejudicam profundamente, e nos afastam de Deus. Todo e qualquer pecado nos impedem de nos aproximar de Deus.

5-Escondi a face

A pior situação para alguém que já tenha desfrutado da presença de Deus, é perdê-la. Quando nos parece que Deus está distante, que a Sua face é obscurecida de nossas vistas, é porque alguma escolha errada nós fizemos, algum sentimento contrário ao Senhor nós deixamos entrar em nossa mente e coração, e isto nos afasta de Deus.

6-O caminho da sua escolha

Pois Deus colocou dentro de nós o livre arbítrio, a livre escolha que temos para direcionar o nosso caminho conforme aquilo que achamos ser o melhor para nós. O problema é que em muitas situações, o que achamos ser o melhor para nós, não é o que Deus havia planejado.

Quatro Promessas:

7-Sararei

Mas temos a promessa de cura, restauração, libertação. Deus esta sempre pronto e disposto a nos ajudar, a mudar o que está errado, a concertar. Poderemos nos tornar melhores do que ontem, e avançarmos e progredirmos, para viver melhor, com mais experiência.

8-Guiarei

Deus nos mostra o caminho, nos dá a direção, nos guia, mostra uma luz no fim do túnel, direciona os nossos passos, fala ao nosso coração, revela a sua palavra.

9-Consolação (consolarei)

Nos consola, nos agracia com a Sua presença, enxuga as nossas lágrimas, conforta o nosso coração e a nossa alma, tira a angústia, a depressão, o desânimo, a tristeza.

10-Paz

Nos enche de paz, uma paz que excede ao nosso entendimento, pois as pessoas olham para a nossa vida, e não entendem como alguém que esteja passando por um problema, possa estar em paz. Mas esta paz vem de Deus, e nos ajuda a viver, e viver intensamente, uma vida abundante.

Conclusão: e Deus tem muitas outras promessas para derramar e concretizar em nossas vidas, basta apenas permanecermos fiéis a Ele, perseverantes no Seu caminho.

Anúncios

2 comentários sobre “Aproximar-se de Deus (Isaías 57.14-19)

  1. Eu sou Douglas de Pires do Rio, estou estudando na escola de profeta evangelista etc., e hoje no progama Almoço com Deus da radio am 630 de Pires do Rio, eu abri nesta palavra Is.57,14 e li e fui abençoado, sabe, eu estava preocupado d+ somente com minha reputação diante dos homens, sim, a pessoa tem q se educadar íntegra , isso é dom natural so q eu preciso de um tratamento, nós todos, para obtermos um caráter diante do SENHOR JESUS, temos q passar pelo tratamento da cruz, o SENHOR JESUS PARA SUBIR ELE DECEU, e em Filipenses cap.2 fala sobre a humildade do cristão. EU também tive uma vida não muito boa, mas entreguei minha vida para DEUS, graças a graça Dele q Ele teve misericórdia de mim, mas eu não estava tendo um cheiro bom para ELE, UMA ESSÊNCIA BOA, ENTENDE, então, o SENHOR JESUS me corrigiu, GLÓRIA À DEUS POR ISSO. EU também vi essa exortação que um escritor esccreveu, olha q benção, PREOCUPE-SE MAIS COM SEU CARÁTER, DO QUE COM SUA REPUTAÇÃO.
    CARÁTER É AQUILO QUE VOCÊ É, REPUTAÇÃO É APENAS O QUE OS OUTROS PENSAM QUE VOCÊ É. Isso me fez pensar quem eu era na presença de DEUS, nós não somos nada sem Ele, e eu vi q eu estou presisando urgentemente de aperfeiçoamento, +e+ cada dia, e vi também q eu preciso me humilhar + para q Deus creça em mim me moldando, me limpando mais; você q esta lendo o meu email, eu so tenho ele, eu não o uso porque são coisas do passado, me liga qualquer coisa, tenho também um testemunho para compartilhar. cel: (064)99480627 liga !!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s