Visão – Como enxergar bem – João 9.1-12

Introdução: A cura de um cego de nascença. Este homem jamais havia visto a luz do sol, as estrelas e a lua, as plantas, os animais e até mesmo a sua própria fisionomia.

Quando uma pessoa tem uma deficiência física, seja cegueira, ou as pernas entravadas, ou a falta de um membro, isto pode gerar um sentimento de inferioridade, um sentimento de revolta, uma mágoa interior profunda. Na bíblia, durante o ministério de Jesus, podemos ver vários milagres em que Ele curou leprosos, paralíticos, cegos, um homem com a mão ressequida, transformou água em vinho, multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão de pessoas.

Nos dias de hoje vemos pessoas sendo curadas de AIDS, de câncer, e de muitas outras doenças, enfermidades, moléstias.

Mas o objetivo central e principal de Deus para com nossas vidas, é curar a nossa alma, e mais que isso, nos trazer a salvação através de Jesus.

E hoje Deus quer abrir os nossos olhos espirituais, para que possamos ver e enxergar o que Ele tem e quer para nossas vidas. E não basta apenas enxergar, precisamos enxergar bem, com clareza e nitidez. Enxergar com profundidade, com discernimento espiritual. Para isso, precisamos da ajuda e revelação do Espírito Santo, para nos trazer entendimento e compreensão da vontade de Deus para nossas vidas.

Agora:

O que podemos aprender com esta passagem bíblica da cura deste cego de nascença?

1-Viu um homem João 9.1 “Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença”.

Deus esta vendo a sua aflição, o seu tormento, a sua angústia, o seu desespero. Deus conhece a nossas lutas, os nossos medos, os nossos temores, as nossas tristezas. Deus tudo vê, pois Ele é onipresente.

Jesus viu este homem. Talvez este homem tenha sido ignorado por toda a sua vida, por ser cego, as pessoas passavam por ele, e não davam importância nenhuma para ele.

Mas Deus, através de Jesus, viu ele, notou ele, reparou nele, deu atenção a ele.

Podemos ser ignorados pelas pessoas, rejeitados, desprezados, mas Deus sempre estará olhando para nós, nos dando atenção, carinho, afeto, amor, perdão, compaixão e misericórdia.

2-Manifestem nele João 9.3 “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”.

Deus quer que se manifeste em você as obras Dele. Deus deseja que você seja restaurado, curado, transformado, e possa então testemunhar, falar, proclamar o milagre que Ele fez em sua vida.

Eu posso testemunhar alguns milagres que Deus fez em minha vida, como me curar do vício das drogas (maconha e cocaína), e da masturbação.

Poderia relatar outras curas, mas também sei que a obra de Deus em minha ainda não está completa, Ele tem muito mais para fazer em mim.

3-Luz do mundo João 9.5 “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

Você só receberá cura, transformação de vida, restauração, mudança de atitude, de postura, se receber luz e orientação, através da Palavra de Deus, a Bíblia, que é o Verbo de Deus, e Jesus é a Palavra, este Verbo que nos traz a esperança de uma nova vida.

Você precisa buscar a Deus, intensamente e fervorosamente.

Quando eu comecei a ler a bíblia, a estudar a bíblia, a memorizar versículos da bíblia, comecei a receber esta luz, que traz entendimento e compreensão para a realidade espiritual em que eu me encontrava.

4-Cuspiu na terra João 9.6 “Dito isso, cuspiu na terra, e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego,”

Jesus cuspiu na terra e fez um lodo com sua própria saliva para aplicar nos olhos do cego. Talvez nós podemos pensar por que Ele não ungiu os olhos deste cego com azeite, ou apenas Ele poderia ter tocado com a mão limpa nos olhos do cego, até por que a saliva é algo “nojento”, e cuspir no chão é falta de educação. Mas o que Deus quis nos mostrar é que não podemos limitar o Seu agir em nossas vidas. Ele pode todas as coisas, e pode nos surpreender a cada momento. Jesus foi inspirado por Deus para agir desta forma nada convencional, da mesma forma em que ele conversava e andava com pessoas que eram tidas como a escória da sociedade, como prostitutas e ladrões, pois Ele veio para buscar e salvar o perdido.

5-Lava-te João 9.7 “Vai, lava-te no tanque de Siloé. Ele foi, lavou-se, e voltou vendo”.

Precisamos ser lavados e remidos no sangue do Cordeiro: Jesus Cristo de Nazaré.

Precisamos abandonar o pecado em nossas vidas.

Precisamos ser lavados, purificados, santificados, através do abandono do pecado.

Só conseguiremos nos relacionar com Deus se estivermos limpos do pecado. E para que sejamos limpos, precisamos abandonar o pecado, o erro, o engano. Precisamos dizer não ao pecado, renunciar ao pecado.

Quem subirá no monte santo do Senhor: aquele que tem mãos limpas e coração puro.

6-Se parece com ele João 9.9 “Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu”.

Quando Deus entra em nossas vidas, é gerada uma transformação tal, que as pessoas nos enxergam de uma maneira diferente, até a ponto de pensar que nós não somos nós mesmos.

Precisa haver uma mudança em nossas vidas, pois não basta apenas falarmos que Deus fez algo em nossas vidas, e que hoje estamos diferentes, precisamos evidenciar isto através de nossas ações e atitudes. Precisamos demonstrar através de nossas escolhas, que somos novas criaturas, e que as coisas velhas se passaram, e que tudo se fez novo em nós.

7-Sou eu João 9.9” Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu”.

Quando encontramos verdadeiramente à Deus em nossas vidas, encontramos nossa verdadeira identidade, e sabemos quem somos, de onde viemos, e principalmente, para onde vamos.

Não precisamos mais de amuletos, de bengalas, de superstições para vivermos.

Deus nos basta e pronto.

8-Estou vendo João 9.11 “O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então fui, lavei-me e estou vendo”.

Contra fatos não há argumentos.

Deus cura e transforma a vida de uma pessoa, que podia ser uma prostituta, mas Ele a transforma em uma mãe de família, ou podia ser um ladrão, e Ele o transforma em um homem honesto, ou podia ser um drogado, e Ele o transforma em uma pessoa liberta do vício. O milagre pode ser aparente, ou interior, mas não pode ser contestado. É fato que Deus é o mesmo desde sempre, e nos dias de hoje continua operando sinais e maravilhas. Só não vê quem não quer, ou quem o diabo não deixa que veja.

Por isso precisamos fazer a nossa parte, que é orar e testemunhar as maravilhas que o Senhor fez em nossas vidas.

Conclusão: assim com Jesus fez algo surpreendente através de saliva e barro, gerando lodo, para untar os olhos deste cego, e com isso, fazê-lo enxergar, da mesma forma Deus também deseja fazer algo novo e surpreendente em sua vida. Algo que você precisa muito, desesperadamente, e talvez até mesmo já tenha desistido de buscar, de esperar, pensando que jamais irá conseguir alcançar esta graça.

Pois saiba que Jesus conquistou tudo por nós naquela cruz.

Como nos diz a letra deste hino de Marcos Góes (Tudo que Jesus conquistou):

  • Tudo que Jesus conquistou na cruz, é direito nosso, é nossa herança,
  • Todas as bênçãos de Deus para nós, tomamos posse, é nossa herança
  • Toda a vida todo o poder
  • Tudo que Deus tem para dar
  • Abrimos nossas vidas pra receber
  • Nada mais nos resistirá
  • Maior é o que está em nós
  • Do que o que está no mundo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s