Não tenha medo (Marcos 1.40-45)

Não podemos ter medo da vontade de Deus para nossas vidas. Não podemos ter medo de estarmos próximos de Deus. Não podemos ter medo de servir a Deus, de adorá-lo na beleza da Sua Santidade.

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme (se apavora) não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18

Neste texto, este leproso vivia escondido, isolado da sociedade, pois por causa da lepra, ele não podia viver com os demais, mas separado, por causa da lei de Moisés, e por causa da doença. Mas, ele demonstrou coragem ao se aproximar de Jesus, que estava cercado por uma multidão de pessoas. Este homem deixou de lado a vergonha, toda a humilhação que em toda a sua vida de doença ele sofreu, todo desprezo das pessoas, o abandono, o descaso, e foi até Jesus para buscar uma cura, uma libertação. Agora:

O que podemos aprender com este texto?

1-APROXIMOU-SE (nossa atitude) Devemos desejar estar próximos de Deus. Estar próximo de Deus implica em estar afastado do pecado. Devemos ter este alvo, esta meta, esta “ambição”, de desejar e lutar para viver uma vida santa, pura, lavada no sangue de Jesus, restaurada.

Salmo 73.28 “Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras”.

2-SE QUISERES (vontade de Deus) Não a minha vontade, mas a vontade de Deus. Esta deve ser a nossa oração: “Senhor, seja feita a Tua vontade em minha vida, e não a minha vontade, pois sou falho, meu coração é enganoso”.

Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração…”

3-PROFUNDAMENTE COMPADECIDO (ação de Deus) Deus nos ama profundamente, com um amor completo e perfeito, o amor ágape. Deus se compadece, se comove, com nossas aflições, nossos problemas, nossas angústias, nossas dificuldades.

Romanos 8.38-39 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, poderá nos separar, do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

4-VEEMENTE ADVERTÊNCIA (cuidado) Somos constantemente advertidos a ficarmos longe do pecado, a não brincarmos com a pecado, pois este pode crescer em nosso coração e gerar morte espiritual. Devemos vigiar e orar para que não venhamos entrar em tentação, pois o espírito esta pronto, mas a carne é muito fraca.

Efésios 4.30 “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.

5-OFERECE (oferta, renúncia) Devemos oferecer a Deus nosso tempo, esforço, dinheiro, dons, talentos, aptidões, habilidades. Devemos nos consagrar a Deus.

Romanos 12.1 “Rogo-vos irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

6-LUGARES ERMOS (lugar de buscar a presença de Deus) Vivemos dias agitados, corremos de um lado para o outro, estamos sem paciência, mas precisamos parar, para ouvir a voz de Deus. Precisamos nos relacionar com Deus. Sabemos que o Senhor é onipresente, ou seja, se encontra em todos os lugares, mas precisamos separar um tempo em nossa atarefada agenda, para pararmos e meditarmos na palavra de Deus, para orarmos ao Senhor nosso Deus, e então podermos ouvir a Sua voz para nos guiar, nos consolar, nos dirigir.

Isaías 55.6-7 “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

Conclusão: Deus deseja e quer nos curar, nos abençoar, nos agraciar com Sua Santa e doce presença, mas precisamos querer e desejar estarmos próximos Dele. Não podemos amar o mundo, nem as coisas que há no mundo, mas amar a Deus acima de todas as coisas, e viver uma vida consagrada ao Senhor, deixando os pecados da carne de lado, e buscando a vontade de Deus para nossas vidas.

Diego Caselani Vieira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s