Dar o melhor para Deus (João 12.1-8)

Introdução: Jesus era amigo de Lázaro, e suas irmãs Marta e Maria. O relacionamento de amizade entre Jesus e estes três irmãos é evidenciado na bíblia pelas visitas que o Senhor fazia a casa deles, e principalmente no episódioem que Lázaro, após uma enfermidade, vem a falecer, e após quatro dias enterrado, Jesus vai ao sepulcro e chama seu amigo, que ressurge dos mortos para a glória de Deus Pai.

O que este texto de João 12.1-8 pode nos ensina?

1-UMA CEIA

            Expressa a amizade, o companheirismo, a intimidade, entre Jesus e seus amigos Lázaro, Marta e Maria. Devemos cear com Jesus, no sentido de sermos amigos, e buscarmos intimidade, conhecendo a Ele, nos aproximando mais e mais Dele, através de uma vida pura, santificada através da Palavra, da renúncia ao pecado.

2-MARTA SERVIA

            Tempo de servir, de trabalhar, de ajudar o próximo, de se esforçar, de batalhar ou pelejar, de empunhar a espada espiritual e através do jejum e da oração, da vigilância, estar buscando a Deus, guerreando contra as fortalezas espirituais caídas.

            Ter um coração disposto a ser uma benção e abençoar aqueles que estão convivendo conosco, seja através de uma palavra amiga, de um consolo, de uma ajuda financeira.

3-LÁZARO A MESA COM JESUS

            Tempo de regozijo, de alegria, de cear com Jesus, de ouvir a sua voz nos dando a direção que devemos e precisamos dar a nossa vida. Deus pode falar de várias maneiras a nós, através da sua palavra, em sonho, em profecia, através de um depoimento de alguém, através da história de uma pessoa. O nosso Deus é muito criativo, e sempre irá nos surpreender.

4-UMA LIBRA DE BALSAMO DE NARDO PURO (muito precioso)

            Maria deu o melhor para Deus, comprando este balsamo que custou trezentos denarios, para com ele ungir os pés de Jesus. Dar o melhor para Deus tem um preço, e este preço temos que querer pagar, preço de renúncia ao pecado, preço de desejar fervorosamente estar mais e mais próximos de Deus.

5-UNGIU OS PÉS DE JESUS

            Maria se humilhou diante de Jesus, reconhecendo a grandeza e majestade Dele. Maria também foi ousada, pois teve coragem de chegar até a mesa onde Jesus ceava com o irmão dela, Lázaro, provavelmente com alguns discípulos e talvez outras homens, mas Maria estava disposta a fazer um ato de adoração genuína e verdadeira.

6-OS ENXUGOU COM SEUS CABELOS

            Maria foi mais ousada ainda, não se importou com o que as pessoas que estavam na mesa com Jesus iriam pensar dela, mas em um ato de coragem, usou seus próprios cabelos para secar o bálsamo nos pés de Jesus. Maria não que se aparecer, não queria chamar a atenção para si, não queria receber elogios, apenas estava fazendo o papel de uma adoradora, reconhecendo Aquele que sempre foi e será eternamente: o todo Poderoso.

7-ENCHEU-SE TODA A CASA COM O PERFUME DO BÁLSAMO

            Quando praticamos atos de benção, quando adoramos a Deus através das nossas escolhas, através das nossas atitudes, exalamos o bom perfume de Cristo, que exala um cheiro diferente, que contagia as pessoas, que chama a atenção das pessoas, que perturba aquelas que estão caminhando para o abismo.

8-PORQUE NÃO SE VENDEU ESTE PERFUME POR TREZENTOS DENÁRIOS E NÃO SE DEU AOS POBRES?

            Sempre que praticamos o bem, que servimos ao Senhor com alegria, que procuramos agradar a Deus acima de todas as coisas, vem então represálias, afrontas, ataques, intimidações, ameaças. Mas maior é o que conosco está do que o que está no mundo, e importa agradar a Deus do que a homens.

9-NEM SEMPRE ME TENDES

            Jesus defende a atitude de Maria, e diz para Judas deixar ela em paz, pois o falso moralismo do traidor, de querer ajudar os pobres, não engana Aquele que conhece todas as coisas.

            E fica a lição, devemos aproveitar todas as oportunidades que tivermos para estarmos na presença de Deus, e fazermos as escolhas certar nesta vida, escolhas que irão nos levar e nos manter no centro da vontade de Deus para cada um de nós.

 

Conclusão: podemos sim desenvolver uma amizade com Jesus intensa, e com isso darmos o melhor do nosso tempo, da nossa energia, da nossa disposição, as primícias do nosso dinheiro, para Deus, e estaremos plantando em terra fértil, para colhermos o melhor.

Diego Caselani Vieira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s