Ter Raízes em Deus (2 Samuel 6.12-23)

Introdução: Davi vai até a casa de Obede-Edom depois de saber que Deus estava prosperando e muito a sua casa por causa da arca de Deus que se encontrava com ele. Quando Davi retorna com seus homens, e com os sacerdotes trazendo a arca, no ápice da sua alegria e felicidade por estar cumprindo algo muito importante para o seu povo, Davi dança e louva diante da arca e do povo, irradiante por estar fazendo a vontade de Deus, e por poder ser um líder escolhido para resgatar a autoconfiança de Israel perante seus inimigos. Mas quando Davi retorna para seu lar, após abençoar o povo com pão, carne e passas, se depara com o problema dentro do seu próprio lar, quando sua mulher Mical o critica por ele estar dançando diante de seus súditos. Meditando neste texto, podemos extrair alguns princípios:

1-ARCA DE DEUS

Representa a presença de Deus em nossas vidas. O que temos de mais importante na vida é a presença de Deus, é estarmos no centro da vontade de Deus para nossas vidas. E isto é possível através de nossas escolhas, quando não perdemos o foco daquilo que o Senhor quer e tem para nossas vidas. Podemos ver muitos ministérios que outrora eram uma benção, e por priorizarem algo que não condizia com a vontade de Deus, acabaram que por entrar em uma ruína espiritual. Mas, e o que dizer de muitos e muitos “desviados” da presença de Deus, que um dia foram batizados no Espírito Santo, e foram usados nas mãos de Deus, e ousados diante do Senhor, mas que por motivos que desconhecemos muitas vezes, acabaram indo para um caminho longe de Deus.

Por isso Paulo diz para que aquele que estiver em pé, na presença de Deus, cuide para não cair, pois pode ser que seu coração endureça, e a pessoa se rebele contra Deus, e se afaste dos caminhos do Senhor.

2-COM ALEGRIA

Estar na presença de Deus, servindo ao Senhor, não pode ser maçante, um fardo pesado, algo que nos traga tristeza, nos traga angústia. Devemos servir a Deus com alegria, termos felicidade de estarmos fazendo aquilo que o Senhor separou para nós.

“A alegria do Senhor é a nossa força”

A alegria de estar vivendo perto de Deus e longe do pecado é o que nos traz motivação e confiança para seguir adiante, e não retroceder, mas avançar mais e mais nos propósitos do Senhor para nossas vidas. Quando perdemos o foco, começamos a agir por religiosidade, para demonstrar para outros que estamos fazendo algo para Deus, mas por dentro, estamos tristes, em meio a uma avalanche de frustrações que nos impedem de vermos a excência do evangelho, que é amor, perdão, humildade, compaixão.

3-ESTOLA SACERDOTAL DE LINHO

Davi estava vestido com esta estola, que para nós representa o que Deus tem para cada um de nós. O que é para eu fazer, é missão que Deus separou para mim fazer, e não para outro. O que Deus tem para nós, é algo que virá de encontro exatamente com a nossa necessidade. Deus conhece a cada um de nós perfeitamente, e sabe o que realmente necessitamos, e sabe de nossas limitações como seres humanos, e sabe de nossas habilidades naturais, e distribui dons e talentos específicos, que somente cada um de nós irá desempenhar aquilo que está preparado para nós mesmos.

Devemos nos vestir da estola sacerdotal de linha do nosso número, do nosso formato, que irá nos vestir da pureza, da santidade, da humildade, da alegria, e de tudo de melhor que Deus tem para cada um de nós.

A estola sacerdotal de linho representa também a gratidão que devemos ter em nosso coração pelo fato de Deus ter aberto os nossos olhos espirituais e nos tirado da perdição da nossa alma.

4-O DESPREZOU EM SEU CORAÇÃO

Mical desprezou a Davi. Mical tinha o seu coração amargurado, e a ingratidão foi gerada pelas feridas ao longo de sua vida. Mas podemos ter motivos suficientes para desprezar alguém, a Deus ou à vida, mas nunca teremos razão para tal atitude. A ingratidão a Deus, a vida, ao próximo, é algo que não podemos deixar que domine as nossas condutas de vida.

5-CADA UM PARA SUA CASA
Na nossa casa é lugar de buscarmos a Deus, de termos comunhão com o Senhor, pois quando caímos no engano de buscarmos a Deus somente na igreja, entramos por um caminho perigoso, o da religiosidade, quando fazemos as coisas não com alegria e por amor, mas por obrigação.

6-ABENÇOAR A SUA CASA
Davi abençoou o povo dando a cada família um pedaço de pão, um pedaço de carne e passas, para que pudessem confraternizar em harmonia nos seus lares.

7-AINDA MAIS DESPREZÍVEL ME FAREI, E ME HUMILHAREI AOS MEUS OLHOS

Davi entendia a sua pequenez e insignificância perante Deus, o Criador dos céus e da terra, o Todo Poderoso. Quando a altivez de espírito, a soberba e arrogância espiritual é combatida por nós mesmos dentro do nosso coração, conseguimos nos humilhar perante os nossos próprios olhos, e reconhecer que sem Deus, sem a Sua vontade para nossas vidas, sem os propósitos Dele para cada um de nós, não iremos longe, ou se formos, mesmo que bem sucedidos aos olhos humanos, aos olhos da sociedade, saberemos que perante Deus, de nada adianta, pois o Senhor conhece como anda o nosso interior, se cheio de alegria e esperança e vontade de servir por amor, ou se estamos apenas fazendo da igreja, da bíblia e de nossa fé no Senhor Jesus, um trampolim para o sucesso pessoal.

Conclusão: não podemos perder o foco da vontade de Deus para cada um de nós. As misericórdias do Senhor se renovam a cada dia em nossas vidas, e a cada dia precisamos refletir e analisar os nossos pensamentos, as nossas atitudes, e vigiar e orar para que possamos estar no centro do que Deus tem para cada um de nós.

Davi nesta passagem bíblica estava alegre na presença do Senhor, e embora ele mesmo tenha feito muitas escolhas erradas, que tiveram graves consequências em sua vida, pois o que plantamos também colhemos, e se afastou da vontade de Deus, mas se arrependeu, se humilhou e voltou atrás, corrigindo seus atos e escolhas erradas.

Anúncios

Um comentário sobre “Ter Raízes em Deus (2 Samuel 6.12-23)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s