A Estratégia do inimigo (Lucas 11.24-28)

O inimigo da alma do homem é insistente em querer no atacar em tempo e fora de tempo. Quando menos esperamos, ele vem com dardos inflamados nos tentando a pecar contra o nosso Deus. Precisamos estar sempre atentos, sóbrios e vigilantes, para resistir firmes na fé em nosso Senhor Jesus. Neste texto, Jesus desmascara a estratégia de Satanás, referente às nossas vidas, demonstrando o que acontece quando um espírito imundo, conhecidos como anjos caídos, sai de um homem. O objetivo deste anjo rebaixado, é achar novamente um lugar onde possa viver. Quando este anjo é expulso de alguém, a casa da pessoa fica varrida e ornamentada, um alívio e um fardo pesado, um peso grande sai dos ombros da pessoa. A pessoa fica liberta de um pecado, de uma inclinação forte ao erro, uma tendência grande a cair sempre no mesmo erro. Agora, vamos analisar esta situação.

1-SAI DO HOMEM com João 8.36 (LIBERTAÇÃO)

Não podemos dar legalidade ao diabo.

“se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”

Precisamos nos libertar, isto é um fato. Tudo o que possa estar afligindo a nossa alma, perturbando a nossa paz, a paz de espírito, precisa ser banido, exterminado, jogado fora da nossa vida. Não podemos deixar que o inimigo venha fazer morada em nossa vida. Não que devamos nos auto flagelar, nos punir por estarmos tendo pensamentos que desagradem a Deus. Mas devemos sim buscar estarmos livres da influência do inimigo em nosso íntimo, em nossas emoções, e em nossos atos e atitudes.

2-PROCURANDO REPOUSO com 1 Pedro 5.8-10 e Apocalipse 3.20 (BRECHA)

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

O nosso coração é disputado tanto pelo diabo quanto por Jesus. A diferença é que além de Deus ter nos dado o livre arbítrio, o poder de escolha e decisão, de um lado temos Jesus educadamente batendo na porta, enquanto que o diabo arromba, e vem como ladrão, pronto para gerar destruição e perdas avassaladoras.

3-VOLTAREI PARA MINHA CASA DONDE SAÍ com João 10.10 (OBJETIVO)

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Este é o objetivo final do inimigo da nossa alma: nos matar em um momento que estivermos longe dos caminhos de Deus. Ele irá tentar roubar o nosso tempo com Deus, a nossa comunhão, os nossos princípios cristãos, esfriando a nossa fé no Senhor, até que venhamos a morrer espiritualmente, não orando mais, não meditando mais na palavra de Deus, não indo mais na igreja, com as nossas mentes cauterizadas e nosso coração revoltado e voltado para as coisas do mundo.

4-VARRIDA E ORNAMENTADA com 1 Coríntios 10.12 (SANTIFICADA)

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”.

Quando estamos libertos dos vícios do pecado, daí precisamos redobrar a vigilância para não cairmos nas ciladas do inimigo, e retroceder. Aquele que colocou a mão no arado, não deve voltar atrás.

5-HABITAM ALI com 1 Coríntios 3.16-17 (SAGRADO)

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”

Deus considera a nossa vida, o nosso coração, a nossa intimidade, o nosso ser, sagrado. Por isso Ele escolheu além de se relacionar intimamente conosco, habitar em nós através do Seu Santo Espírito.

6-PIOR DO QUE O PRIMEIRO com Salmo 42.7 (QUEDA)

“Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim”.

O estado do homem se torna pior, daí a importância de seguir em frente, sempre vigiando, e não retroceder, sabendo que a queda trás em alguns casos uma catástrofe espiritual humanamente impossível de se reverter, mas para Deus, os impossíveis dos homens é possível.

7-OUVIR E GUARDAR com João 8.32 (BEM AVENTURADO)

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Só seremos libertos se conhecermos a verdade, e praticarmos esta verdade, pois falar é fácil, agir é muito difícil. Ouvir e guardar, para poder praticar, não nos tornando meros ouvintes, mas praticantes. Agindo assim, seremos considerados bem aventurados. Quem reina em nosso coração? E Qual o valor de uma alma? Quem deve reinar em nosso coração é Jesus Cristo de Nazaré, e o valor de uma alma tem um preço incalculável, preço de sangue, e sangue inocente (o sangue de Jesus).

Conclusão: estamos em uma guerra quer queiramos ou não, uma guerra já vencida pelo Rei dos Reis, Jesus. Mas precisamos conhecer as estratégias do nosso inimigo, para não sermos pegos desprevenidos, e cairmos em suas ciladas. Poderemos até perder algumas batalhas, mas a guerra por si só já esta ganha, basta através de Jesus, guerrearmos com as armas celestiais. Não é por força nem por violência, mas através do Espírito Santo, nosso Ajudador e Intercessor. Só não podemos nunca deixar que o diabo venha endurecer o nosso coração através do orgulho, pois a humildade deve ser a marca registrada do cristão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s