Não Temerei (Salmo 91)

INTRODUÇÃO: não temerei o mal, a calamidade, a destruição, a ruína. Não temerei, não terei medo, pois o Senhor é a minha fortaleza, a minha proteção, o meu escudo. Não temerei o futuro, e viverei intensamente o presente. Nos dias de hoje, as pessoas andam com medo de muitas coisas, e acabam desenvolvendo uma fé débil, debilitada, carente, fraca. O Senhor nos fez através de Jesus guerreiros espirituais, que lutam incessantemente contra o pecado, contra tudo de errado que existe neste mundo tenebroso. O Salmo 91 nos trás um encorajamento para andarmos e vivermos em triunfo, com confiança em Deus, de vitória em vitória. AGORA:

O que podemos aprender com este salmo?

1-ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO (lugar seguro)
Salmo 91.1 “O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente,”.
As vezes precisamos estar escondidos, a sós com Deus, para que venhamos meditar em Sua palavra, refletir sobre a vida, sobre as dificuldades, sobre as lutas.
Devemos nos esconder em Deus. Muitas vezes podemos estar cansados e sobrecarregados, e o desânimo pode tomar conta do nosso semblante, mas se estivermos no esconderijo do Altíssimo, não seremos achados, não seremos incomodados, não seremos perturbados. A nossa vida, a base da nossa existência, não será abalada.
Vemos que muitos bandidos, terroristas, membros de facções criminosas buscam um bom esconderijo para fugir da lei, da polícia, e sempre são encontrados e capturados vivos ou mortos.
Mas quando estamos no esconderijo do Altíssimo, não precisamos nos esconder, não precisamos temer mal algum, não precisamos fugir dos problemas ou das responsabilidades, pois Deus é por nós, age a favor de nós, nos auxiliando, nos conduzindo, nos ajudando.

2-DESCANSA À SOMBRA DO ONIPOTENTE (entrega)
Salmo 91.1 “O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente,”.
As vezes estamos cansados das pessoas, cansados da vida, cansados de nós mesmos, cansaço físico e mental, e precisamos então descansar à sombra do Onipotente.
Devemos entregar os nossos problemas nas mãos de Deus e descansar. Quando entregamos para Deus de coração, totalmente, conseguimos então descansar, repousar, relaxar. Não existe nada melhor do que estar vivendo uma vida intensa, entregue nas mãos de Deus, vivendo cada momento com alegria e regozijo, aproveitando cada detalhe que a vida oferece, seja em casa, no trabalho, na igreja, nos momentos de lazer. Devemos aprender a descansar em Deus, sabendo que Ele é por nós.

3-MEU REFÚGIO (proteção)
Salmo 91.2 “diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”.
Quando parece que não há saída, não tem escapatória, e não sabemos o que fazer, como agir, estamos confusos e perdidos, Deus é o nosso refúgio, a solução, a resposta certa para solucionar aquilo que nos está perturbando, tirando o sono, nos incomodando, tirando o nosso sossego, perturbando a nosso paz.
Em Deus podemos nos refugiar, pois Nele estaremos seguros.

4-LAÇO DO PASSARINHEIRO (artimanhas, ciladas, planos diabólicos)
Salmo 91.3 “Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa”.
Muitas vezes o nosso adversário, o inimigo das nossas almas estará tentando armar uma arapuca para nos aprisionar em um vício, em um pecado, em uma rede de amargura. Deus estará nos protegendo e nos livrando destes laços de armadilha em que o diabo estará constantemente armando para que venhamos cair em pecado, e nos afastar de Deus e do propósito que Ele tem para as nossas vidas.
Muitos cristãos enterram os talentos que o Senhor os deu, pois caem no laço do passarinheiro, e acabam esfriando, esmorecendo, retrocedendo, voltando para trás, desistindo das promessas do Pai, deixando de ser usados nas mãos de Deus.

5-DA PESTE PERNICIOSA (doenças, pragas, pestes, moléstias)
Salmo 91.3 “Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa”.
Deus estará nos livrando do mal, pois vivemos em um mundo pecaminoso e corrupto, no meio de homens de lábios impuros, em um mundo que produz abrolhos e espinhos, onde doenças, enfermidades, moléstias nos assolam de dia e de noite, mas Deus estará nos livrando, nos conduzindo em triunfo, nos dando bem estar. Isto não quer dizer que não ficaremos doentes, que não teremos enfermidades, mas mesmo atingidos por qualquer mal, não seremos abalados, pois Deus estará cuidando da nossa vida.

6-COBRIR-TE-Á (proteção)
Salmo 91.4 “Cobrir-te-á com as suas penas, sob suas asas estarás seguro: a sua verdade é pavês e escudo”.
Estamos cobertos pela proteção de Deus. Por onde quer que andarmos, para onde quer que formos, estaremos seguros, pois Deus é onipresente, está tem todos os lugares, o tempo todo, e estaremos cobertos pela Sua presença em nossas vidas.
Deus estará nos dando proteção, conforto, abrigo. Estaremos sendo alimentados, a nossa alma estará saciada.
“Como a corsa suspira pelas águas, a minha alma suspira por Ti ó Deus”.

7-NÃO SERÁS ATINGIDO (livramento)
Salmo 91.7 “Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; tu não serás atingido”.
Aconteça o que acontecer, Deus estará nos livrando. Podem ocorrer epidemias, catástrofes, mas estaremos seguros, não seremos atingidos, pois Deus estará zelando pelas nossas vidas.

8-PRAGA NENHUMA CHEGARÁ A TUA TENDA (família)
Salmo 91.10 “Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda”.
Deus estará cuidando da nossa família, dos nossos filhos, da nossa casa, dos nossos bens, da saúde dos nossos queridos, pois a proteção e os cuidados de Deus se estenderão a tudo o que fizer parte e tiver um valor sentimental a nós.
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão vigia a sentinela”.

9-TE GUARDEM EM TODOS OS TEUS CAMINHOS (proteção)
Salmo 91.11 “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”.
Seremos guardados, teremos seguranças particulares e poderosos, 24 horas do dias há nossa disposição, para que estejamos protegidos, amparados, guardados do mal.

CONCLUSÃO: Não temerei mal algum sobre a minha vida e sobre a minha casa. Temos muitos e muitos motivos para confiar em Deus, e descansar em Seus braços de amor. As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã em nossas vidas, e são elas a causa de não sermos consumidos. Grandes são as Tuas misericórdias, ó Deus.
Não devemos temer o futuro, os problemas, as dificuldades. Devemos confiar em Deus, “entrega o Teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”. Em Deus temos um esconderijo secreto, temos onde descansar, temos refúgio e a quem recorrer nas horas difíceis. Vivendo com Deus estaremos nos livrando de muitos problemas, do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Estaremos protegidos, com anjos que serão nossos guarda-costas particulares. Para Deus, somos mais que especiais, e Ele nos constitui mais que vencedores.
Com Deus teremos um esconderijo e um refúgio para estarmos protegidos das investidas do nosso adversário.
Com Deus teremos proteção estendida a toda a nossa casa, aos nossos filhos, netos, bisnetos, a toda a nossa árvore genealógica. Não podemos mudar o passado, mas podemos projetar o futuro, orando pelos nossos descendentes, e estendendo a benção de Deus à nossa posteridade.
Os filhos são herança do Senhor.
Estamos construindo uma família debaixo da proteção do Senhor.
Salmo 91.14 “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome”.
A nossa família, a nossa descendência, os nossos filhos, saberão quem é o Senhor nosso Deus.
Salmo 91.15 “Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei, e o glorificarei”.
Se invocarmos a Deus, Ele responderá a nossa súplica.
Um coração contrito e quebrantado, não desprezarás ó Deus.

Anúncios

Um comentário sobre “Não Temerei (Salmo 91)

  1. Paz Amados irmãos!
    que linda mensagem, realmente nada podemos temer , pois o Senhor nos deu autoridade sobre todo o mal, nossa luta não é contra a carne , mas contra principados e potestades como diz na palavra do SENHOR em LUCAS 10:19 EIS AÓ VOS DEI AUTORIDADE PARA PISARDES SERPENTES E ESCORPIÕES, E SOBRE TODO O PODER DO INIMIGO, E NADA ABSOLUTAMENTE , VOS CAUSARÁ DANO. O próprio Deus é o poder delegado por trás dessa autoridade. Então devemos tomar posse dessa palavra e reprender em NOME DE JESUS TODO O MAL.. http://www.youtube.com/watch?v=S5S-MA0yr6E somos embaixadores de DEUS! um final de semana abençoado a todos !fiquem na paz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s