O cristão deve ser como o soldado, o atleta e o lavrador (2 TIMÓTEO 2.1-9)

27 abr

INTRODUÇÃO: neste trecho da carta que o apóstolo Paulo escreveu ao seu jovem discípulo Timóteo, ele demonstra a dificuldade que é andar nos caminhos do Senhor, servindo a Deus com integridade e santidade, andando na estrada correta, entrando pela porta estreita e trilhando o caminho apertado, indo para o alvo, para o prêmio da nossa vocação em Cristo Jesus. Ele compara o cristão a um soldado, atleta e lavrador. O soldado precisa ter disciplina, ser submisso à hierarquia a que é submetido, estar sempre pronto para o combate, vigiando na sentinela, dormindo abraçado com a sua arma. O atleta também precisa ter disciplina para treinar diariamente, se preparar para o dia da disputa. Precisa superar seu próprio limite, suas próprias limitações, para conseguir ir além e vencer seus adversários. Já o lavrador precisa se esforçar para tirar da terra o seu sustento, precisa preparar a terra, semear, esperar as chuvas, lutar contra as pragas e ervas daninhas, e então se esforçar novamente para colher os frutos do seu trabalho. Nós cristãos, precisamos estar prontos e preparados para a guerra e para a disputa, preparando a terra do nosso coração, e semeando a boa semente de Cristo em nossas vidas, e cultivando os frutos do Espírito em nosso coração. AGORA:

Que lições podemos aprender com este trecho da carta de Paulo a Timóteo?

1-FORTIFICA-TE NA GRAÇA

2 Timóteo 2.1 “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus”. O amor de Deus, a Sua misericórdia e a graça (juntamente com o perdão através do sangue de Jesus) é o que nos dão força, ânimo, coragem, para viver, para recomeçar um novo dia, uma nova semana, uma nova etapa da vida. Mudanças aconteces constantemente em nossas vidas, umas boas outras nem tanto, mas precisamos aprender a viver tanto na fartura quanto na escassez, na alegria e na tristeza, pois tudo podemos Naquele que nos fortalece. Mas o que nos mantêm de pé, é o amor do Pai, a Sua misericórdia que se renova a cada manhã em nossas vidas, a sua graça que é favor imerecido, e o seu perdão. Deus nos fortalece, pois Deus é a nossa força.

2-NEGÓCIOS DESTA VIDA

2 Timóteo 2.4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou”. Os negócios desta vida são as obras da carne, como fofocas, intrigas, confusões, rebeldia, ingratidão. Nós, cristãos, temos a nossa pátria lá no céu, somos forasteiros e peregrinos nesta terra, e a vida que hoje vivemos aqui, é passageira e rápida, e por isso, não podemos perder tempo com coisas que não nos edificam, pelo contrário, apagam o Espírito Santo de nosso viver, e nos afastam de Deus. Todo tipo de pecado é obra da carne, e precisamos combater o pecado que há em nossas vidas, não nos conformando com o nosso estado atual, e procurar ir além, buscar mais de Deus, estar mais na presença do Pai, em intimidade com a Sua palavra e o Seu Santo Espírito.

3-LUTAR SEGUNDO AS NORMAS

2 Timóteo 2.5 “Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas”. Devemos agir, andar e nos portar como cristãos genuínos, que observam, estudam, compreendem, assimilam, meditam e vivem conforme as instruções contidas na Palavra de Deus. O Senhor nos deixou o que há de mais precioso quando ressuscitou e foi para a glória com Deus: o Consolador, o Espírito Santo da promessa e a Sua Palavra. Temos então que andar conforme a vontade de Deus para nossas vidas, vivendo conforme as regras impostas por Ele, com alegria, com regozijo, com submissão, com fidelidade.

4-O SENHOR TE DARÁ COMPREENSÃO EM TODAS AS COUSAS

2 Timóteo 2.7 “Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as cousas”. Existem muitas decisões que precisamos tomar em nossas vidas, e muitas dessas são difíceis, não são claras, e podem ser interpretadas de várias formas, e por isso precisamos da intervenção de Deus, através da revelação do Seu Santo Espírito, nos dando compreensão e entendimento, e principalmente, direção para que venhamos a fazer as escolhas que venham nos aproximar mais e mais da perfeita vontade de Deus para nossas vidas. Deus revela, testifica, instrui, mostra a direção e o caminho, “mesmo que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal algum, pois Tu Senhor estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam”. “Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que tu ainda não conheces”.

5-SOFRENDO ATÉ ALGEMAS

2 Timóteo 2.9 “pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada”.

2 Timóteo 2.3 “Participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus”. É bom quando sofremos, mas estando no caminho correto. Pior é sofrer andando no pecado, segundo a inclinação da nossa carne, satisfazendo os desejos pecaminosos do nosso coração enganoso e corrupto. Mas fica claro que andar com Deus, não nos deixa imunes a problemas, sofrimentos, tribulações, tempestades, tristezas, angústias. Mas o que importa é sabermos que mesmo que estejamos passando por um momento que não é o que esperávamos, mesmo assim, o que importa, é estarmos de bem com Deus, vivendo uma vida santa, separada, e pura diante do Pai.

6-A PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ ALGEMADA

2 Timóteo 2.9 “pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada”. O cristão vive e testifica a palavra, praticando os ensinamentos de Jesus diariamente em sua vida. Quando vivemos intensamente a prática do evangelho do Senhor, a palavra está então sendo pregada com nossas atitudes, com nossas escolhas, com nossas palavras, com nossas ações. A palavra se torna viva em nossas vidas, pois estamos vivendo ela, pregando ela, testemunhando na prática, o que vem acontecendo diariamente conosco. Ele não está algemada, está solta, se propagando por todos os lugares onde há um filho de Deus vivendo ela intensamente.

CONCLUSÃO: Paulo tem por objetivo instruir seu discípulo Timóteo a não desistir, por pior que possa parecer uma situação contrária em sua vida, pois ele mesmo dá a entender de que está preso ao escrever esta carta. Por isso ele dá os exemplos de soldado, atleta e lavrador como semelhanças de posturas dos cristãos. Não podemos esmorecer, não podemos retroceder, não podemos desistir, mas precisamos ir em frente, olhar para o alvo que é Jesus, olhar para o céu, olhar para o futuro e viver o presente intensamente, “esquecendo-me das coisas que para trás ficaram”, pois “as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.

About these ads

Uma resposta para “O cristão deve ser como o soldado, o atleta e o lavrador (2 TIMÓTEO 2.1-9)”

  1. Michele Souza 03/02/2012 às 10:11 #

    lindo lindo!!! a palavra de Deus que traz cura!! Vamos lá cristaos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 146 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: