DAVI, NABAL E ABIGAIL (1 SAMUEL 25)

INTRODUÇÃO: estes três personagens protagonizaram uma história ocorrida a muitos anos, mas que se repete continuamente nos dias de hoje, na sociedade que vivemos, na igreja, e em todos os lugares. Nabal vivia com sua mulher Abigail na cidade de Maom, e tinha a sua propriedade no monte Carmelo. Nabal era um homem muito rico e próspero. Como a cidade de Maom fica localizada no deserto de Parã, e Nabal tinha suas posses no monte Carmelo, fora da cidade, e pelo fato que haviam muitos povos nômades que saqueavam os lugares por onde passavam, em certa ocasião, os homens de Davi (ele tinha na época uns seiscentos homens de guerra), alguns deles, ajudaram a proteger as terras de Nabal, protegendo seus pastores e as ovelhas, o rebanho de Nabal. Passou-se algum tempo, e Davi estava com dificuldades para alimentar o seu exército no deserto de Parã. Então ele envia alguns de seus homens para pedirem a Nabal uma ajuda. Nabal os trata muito mal, e nega ajuda a Davi e seus homens. Quando os homens retornam até Davi contando a resposta negativa de Nabal, Davi fica muito bravo, e resolve ir até o Carmelo com quatrocentos homens e matar Nabal e todos os seus empregados homens. Um dos empregados de Nabal então, sabendo do que o seu senhor havia feito, vai até sua mulher Abigail, e lhe conta tudo o que havia acontecido, pois ele sabia que a vida dele, de seu senhor e de todos os seus colegas de trabalho estava em perigo. Abigail então, vai até Davi se desculpar pelo seu esposo, lhe oferece vários mantimentos para que ele dê de comer ao seus homens, e intercede a favor de seu marido para que Davi não o mate. AGORA:

Que lições podemos extrair desta história para as nossas vidas nos dias de hoje?

1-SUBI AO CARMELO (provação/luta/problema) 1 Samuel 25.5 “enviou dez moços, e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está”. O Carmelo representa a provação, a luta, o problema, as dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia, no trabalho, na escola, na própria igreja, em casa, com nossos parentes, com nossos familiares. Muitas vezes não somos compreendidos, as pessoas falam mal de nós pelas costas, somos difamados, perseguidos, caluniados. No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

2-QUALQUER COISA QUE TIVERES À MÃO (pedir/buscar/orar) 1 Samuel 25.8 “Pergunta aos teus moços e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora: dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer cousa que tiveres à mão”. Devemos pedir a Deus o melhor que Ele tem para nossas vidas, não podemos nos contentar com qualquer coisa. Muitos tem se contentado com qualquer coisa, que não o melhor do Senhor. Devemos almejar, querer, buscar, pedir, o melhor desta terra, aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o buscam e o amam.

3-AGUARDARAM (paciência/esperar) 1 Samuel 25.9 “Chegando, pois, os moços de Davi, e tendo falado a Nabal todas estas palavras em nome de Davi, aguardaram. Devemos aprender a ter paciência e esperar o melhor de Deus, esperar o tempo de Deus, esperar a vontade de Deus se concretizar em nossas vidas, e não sermos impacientes e buscarmos fora do proposto por Deus, daquilo que Ele sonhou e deseja que seja concretizado em nossas vidas. É claro que temos o livre arbítrio de escolhermos o que queremos para as nossas vidas, afinal, Deus nos fez livres para optarmos por aquilo que desejamos, pois Ele não quer marionetes nem fantoches que sejam manipulados, mas sim, deseja que venhamos a submeter a nossa vontade e o nosso desejo nos cuidados Dele, e assim Ele estará nos conduzindo para que façamos boas escolhas.

4-QUEM É DAVI, E QUEM O FILHO DE JESSÉ? (desprezo/desdém/ingratidão) 1 Samuel 25.10 “Respondeu Nabal aos moços de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? Muitos são hoje em dia os servos que fogem ao seu senhor”. Quem em sua vida nunca sofreu um desprezo, foi ignorado por alguém. E quem já passou por isso, sabe o quanto dolorido é o desprezo. Nos sentimos um lixo, um nada, quando somos ignorados, quando as pessoas fingem que não nos conhecem, quando fingem que não nos viram, quando viram o rosto quando passam por nós. Sentimos muitas vezes uma dor dentro do peito, mas precisamos saber e entender que Deus nos ama, e Ele jamais nos abandonará, jamais nos desprezará e muito menos irá ignorar-nos, pelo contrário, Ele esta sempre de braços abertos nos esperando, não importa o dia, não importa o horário, não importa a circunstância.

5-A HOMENS QUE EU NÃO SEI DONDE VÊM? (egoísmo/falta de renúncia/falta de amor) 1 Samuel 25.11 “Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?” O egoísmo, a falta de compartilharmos aquilo que o Senhor tem nos dado, é algo triste, que entristece o coração de Deus, e que devemos cuidar, e tirar da nossa vida. Muitas vezes seremos tentados a nos apegar a coisas matérias e deixarmos de exercer a compaixão, amor em ação, de ajudarmos os pobres e necessitados. A fé sem ação é morta. Precisamos exercitar a nossa fé ajudando aqueles que pouco ou nada têm em sua vida. Muitos moram na rua, não tem o que comer, não tem onde dormir, não tem um agasalho para se esquentar, nem uma coberta para uma noite fria. É lógico que não conseguiremos exterminar a miséria e a pobreza do mundo, mas como cristãos precisamos fazer algo, nem que seja pouco, mas o socorro e misericórdia deve ser algo presente em nossos corações, em nossas vidas. Um quilo de alimento não perecível, uma roupa que não usamos mais, um prato de comida, além de nos custar pouco, pode fazer uma grande diferença na vida de quem não tem nada.

6-DE MURO EM REDOR NOS SERVIRAM (proteção/cuidado/amparo) 1 Samuel 25.16 “De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que estivemos com eles apascentando as ovelhas”. Deus é o nosso refúgio, escudo e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. Deus nos protege, nos livra do mal e das ciladas do nosso inimigo. Deus é um muro forte, uma proteção em nossas vidas. Andar com Deus é andar seguro. Se o Senhor não vigiar a casa, em vão vigia a sentinela.

7-PROSTROU-SE SOBRE O ROSTO DIANTE DE DAVI, INCLINANDO-SE ATÉ A TERRA (humildade) 1 Samuel 25.23 “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento, e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até a terra”. Jesus nos deu o maior exemplo de humildade, lavando os pés dos discípulos. Se tirarmos do nosso coração toda arrogância e prepotência, soberba e altivez, estaremos vivendo mais parecidos com Jesus, e estaremos agradando o Pai, e seremos vitoriosos nas circunstâncias que vivermos em nossas vidas. A falta de humildade nos torna pessoas amargas, intragáveis, indesejadas.

8-PERDOA A TRANSGRESSÃO DA TUA SERVA (perdão) 1 Samuel 25.28 “Perdoa a transgressão da tua serva; pois de fato o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor, e não se ache mal em ti por todos os teus dias”. Abigail não tinha feito nada a Davi, mas mesmo assim foi concertar o estrago de Nabal, do seu marido, foi acertar as contas com Davi, foi arrumar a sua casa, mesmo não tendo culpa, mesmo sem ter feito mal algum. Devemos nos adiantar e gerar concertos nos relacionamentos que estão acontecendo à nossa volta, devemos ser apaziguadores, devemos agir para somar, para alcançar a harmonia e o bem estar das pessoas a nossa volta. Abigail evitou com este gesto um grande derramamento de sangue.

9-OUVI A TUA PETIÇÃO E A ELA ATENDI (oração respondida) 1 Samuel 25.35 “Então Davi recebeu da mão de Abigail o que esta lhe havia trazido, e lhe disse: Sobe em paz a tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi”. Abigail conseguiu através do perdão, da humilhação, mudar o coração de Davi, que perdoou Naba, aceitou os presentes oferecidos por ela, e ouve então paz e entendimento. Isto nos mostra que Deus responde a nossas orações, e não ficamos sem saber para onde ir, sem rumo, perdidos, pelo contrário, Deus nos mostra, nos dá a vitória, nos conduz em triunfo, nos agracia com o melhor desta terra.

CONCLUSÃO: devemos tirar do nosso coração toda e qualquer atitude de Nabal, que venhamos a ter em nossa vida, e aprender com Abigail, que num simples gesto, conseguiu mudar uma história que estava pronta para acabar mal, mas devido a ela, acabou com perdão e concerto.

Anúncios

18 comentários sobre “DAVI, NABAL E ABIGAIL (1 SAMUEL 25)

  1. A PAZ,sta mensagem veio enriquecer mais,eu escolhi para palestra Ism;25;2,10.36e42 as igrejas precisa orientar as mulheres de DEUS,para que se torne mulheres virtuosas espelhando nestas do passado,terão lares abençoados,famílias,serão sábias e prudentes!!!Agradeço esta oportunidade de aprender atraves de seus conhecimentos espirituais,DEUS abençoe seu ministério!!!

  2. bigail foi uma mulher sabia, e nos dias de hoje muitas mulheres joga tudo para o alto por falta de sabedoria, quantos casamentos destruidos , deixando se levar ate a separaçao …. seja uma mulher sabia…..

  3. muito boa, falei também, que Nabal não reconhecia a Unção de Davi, ele comparava Davi a um fugitivo, pois Davi, simplesmente respeitava a unção sobre vida de Saul.

  4. Nabal, teve atitudes de um tolo, ao responder com total desdenho, ele simplesmente comparou Davi a um escravo que fugia de seu amo, despresando totalmente a unção de Deus na vida de Davi. Ao contrário de Davi que respeitava a unção de Saul, que fugia para não ter que tocar num ungido do Senhor.

  5. ESTOU MARAVILHOSAMENTE ENCANTADO COM ESSA MENSAGEM ABENÇOADORA… QUE DEUS CONTINUE FAZENDO VOCÊ UM CANAL DE UNÇÃO! ESSA MENSAGEM COM NÓS HOMENS E MULHERES DE DEUS…

  6. Rita,
    Essa mensagem impactou minha vida,resposta de Deus as minhas orações, fui a igreja e ao voltar meu marido perguntou o que Deus tinha me dito, eu falei que se ele não mudasse de atitude ele iria morrer,ele está longe dos caminhos do Senhor só cuidando dos bens materiais , me expulsou de casa não quer me restituir tudo que investir ,ainda o amo mas só serei feliz se voltar para Deus , ele ficou curioso e leu o capitulo e ficou pensativo, creio no poder da oração , e nada,nada e impossível para Deus, sei que o melhor de Deus está por vir , não devemos desistir ,confiar no Senhor e esperar o momento de Deus agir ,ele sempre está no controle de tudo.

  7. Esta mensagem realmente é algo impactante! Porem estava conversando com uma amiga onde ela fez um comentário com um outro ponto de vista… o Erro de Davi… (colocando em um contesto atual) Se algo deste nível acontece conosco CRISTÃO qual deverá ser nossa atitude… Se alguém age como Nabal o que fazer? Pagar o mal com o mal. Pois o texto diz que Davi deu ordem a mata Nabal. Quanto hoje não sabem ouvir um NÃO na vida independente de sua UNÇÃO… POSIÇÃO SOCIAL…CARGO faz bercinho de pulga e fica magoadinho e senti no direito de retribuir com atitudes humanas porem não corretas. Claro que não deixo de reconhecer os erros e postura de Nabal… mais deixo claro que nos dias em que vivemos o próprio Jesus nos ensina a ” andar mais uma milha” a “dá a outra face”

  8. Se pessoas agissem com sabedoria não averia lutas com carne e sangue ou seja não averia guerra no mundo espiritual e material. Mulher de inteligência e está Abigail. DEUS seja com todas as mulheres do Brasil que lutem com sabedorias e inteligência no lar pois Deus e com nosco.

  9. Agradeço muito por essas palavras que acabei de ler.
    Lendo e sentido a presença de Deus
    Como é bom aprender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s