VIDA ESPIRITUAL CALEJADA (PARTE 2) 1 Samuel 14.1-13

INTRODUÇÃO: Jônatas estava cansado de ser oprimido pelos filisteus. Estes haviam gerado uma dependência do povo de Israel para com eles, devido ao fato de não haverem ferreiros em Israel, e então, os filisteus estavam monopolizando este trabalho, e cobrando altos preços para que Israel pudesse afiar e amolar os seus instrumentos de trabalho. Jônatas resolveu então dar uma lição neles, e convidou o seu jovem escudeiro para juntos irem ao encontro dos filisteus, e investir contra a vida deles. O que Jônatas queria era mudar um quadro que era desesperador para o seu povo, Israel, pois a dependência gerada para com os filisteus era grande e deprimente. Agora:

O que podemos aprender com esta história? 

1-VALENTIA 1 Samuel 14.1 “Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber a seu pai”. Jônatas nos mostra que devemos ser valentes, ousados, e não nos intimidar diante das investidas do inimigo das nossas almas. Precisamos lutar, e não nos conformar com as situações impostas pelo mundo, pela sociedade, por aqueles que não conhecem a Deus. Romanos 12.2 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

2-VALE 1 Samuel 14.4 “Entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha íngreme, e do outro, outra; uma se chamava Bozez; a outra, Sené”. Jônatas teve que descer ao vale antes de enfrentar seus inimigos, os filisteus. Salmo 23.4 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Precisamos descer de nossa prepotência e arrogância, de nossa falta de humildade, para que Deus possa nos usar e fazer-nos triunfar diante de nossos adversários. Lucas 14.11 “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

3-CONFIANÇA 1 Samuel 14.6 “Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos”. Precisamos saber quem é o nosso Deus, poderoso para vencer as nossas guerras. Jônatas sabia que Deus era com ele. 1 João 3.21 “Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus”. Mas para confiarmos em Deus, em Seus cuidados, precisamos estar em sintonia com Ele, longe do pecado, pertos do Senhor, lavados e remidos em Seu sangue.

4-SUBMISSÃO 1 Samuel 14.7 “Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha”.

5-SINAL 1 Samuel 14.10 “Porém se disserem: Subi a nós; então, subiremos, pois o SENHOR no-los entregou nas mãos. Isto nos servirá de sinal”. Precisamos da orientação de Deus nas decisões que tomamos em nossas vidas, principalmente aquelas que são cruciais e de muita importância, como com quem namorar, que profissão escolher, o que estudar, entre outras. Precisamos ter certeza de que estamos no caminho certo, de que fizemos a escolha certa.

6-HUMILHAÇÃO 1 Samuel 14.12 “Os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu escudeiro e disseram: Subi a nós, e nós vos daremos uma lição. Disse Jônatas ao escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o SENHOR os entregou nas mãos de Israel”. Quando somos humilhados pelos outros, Deus nos exalta.

7-ESTRATÉGIA 1 Samuel 14.13 “Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele”. Deus estará nos dando a melhor estratégia para podermos triunfar sobre os problemas, sobre as nossas lutas e dificuldades. Deus deu a Jônatas a estratégia certa diante do obstáculo a que ele e seu jovem escudeiro estavam submetidos.

CONCLUSÃO: podemos aprender com Jônatas e seu jovem escudeiro, que com Deus em nossas vidas, poderemos sempre triunfar diante dos problemas, das dificuldades, das investidas do nosso inimigo, que muitas vezes estará usando pessoas para tentar nos acovardar, nos entristecer, nos caluniar, nos desafiar. Mas se buscarmos enfrentar os problemas, procurando em Deus a melhor solução, se nos submetermos a passar pelo vale e pela humilhação, e se sempre submissos a Deus, buscarmos Nele as estratégias para que possamos agir, com toda a certeza, e sem sobra de dúvidas, seremos sempre vitoriósos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s