VIDA ESPIRITUAL CALEJADA (parte 1) 1 Samuel 13.19-22

19-Ora, em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada, nem lança.

20-Pelo que todo o Israel tinha de descer aos filisteus para amolar a relha do seu arado, e a sua enxada, e o seu machado, e a sua foice.

21-Os filisteus cobravam dos israelitas dois terços de um siclo para amolar os fios das relhas e das enxadas e um terço de um siclo para amolar machados e aguilhadas.

22-Sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada, nem lança na mão de nenhum do povo que estava com Saul e com Jônatas; porém se acharam com Saul e com Jônatas, seu filho.

INTRODUÇÃO: os filisteus estavam dominando e oprimindo o povo de Israel. No meio do povo hebreu não havia ferreiros, não havia espada nem lança. As relhas dos arados, as enxadas, os machados, as foices, estavam com os fios embotados. Somente Saul (o rei) e Jônatas (o príncipe) tinham espada e lança. Para que suas ferramentas de trabalho fossem afiadas, eles tinham que descer até os filisteus e se submeterem aos preços abusivos cobrados por eles. AGORA:

Que lições podemos aprender com esta passagem bíblica?

1-FERREIRO (o Espírito Santo)

Precisamos estar com a nossa vida afiada, amolada na presença de Deus. O Espírito Santo é o nosso ferreiro nos dias de hoje, que trás a nossa vida em sintonia com Deus, para obtermos bom êxito nas lutas que enfrentamos no dia a dia.

Romanos 8.26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

2-ESPADA / LANÇA (a bíblia, a palavra de Deus)

A palavra de Deus, é a espada, é a lança, é a arma de ataque ou contra-ataque que utilizaremos na hora da luta, da investida de nosso inimigo. Precisamos combater os dardos inflamados de nosso adversário através da palavra. Daí a importância de conhecermos a bíblia, de conhecermos os versículos da bíblia, de sabermos alguns de cor, de termos alguns bem presentes e claros em nossas mentes, pois o Espírito Santo irá utilizá-los na ora da peleja.

João 8.32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

3-DESCER AOS FILISTEUS (humilhação)

Muitas vezes seremos humilhados, e passaremos por situações constrangedoras, mas o nosso caráter estará sendo moldado e forjado conforme o caráter de Jesus. Precisamos passar pela humilhação, para sermos calejados, para sermos preparados, para sermos provados e aprovados por Deus.

Tiago 4.10 “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.

4-RELHA DO ARADO / ENXADA / MACHADO / FOICE (trabalho)

Precisamos nos esmerar, trabalhar arduamente em prol do reino de Deus. Os dias se abreviam, e precisamos estar sóbrios e vigilantes, e caminharmos em direção a Jesus, trilhando o caminho que por Ele nos foi proposto. Precisamos agir, fazer a obra do Senhor, pregando a palavra, ensinado, evangelizando, orando, buscando ao Senhor em tempo e fora de tempo. Todo o trabalho para o Senhor, para a edificação da igreja, do corpo de Cristo, é sim tarefa árdua, difícil, muitas vezes a nossa recompensa será no céu, mas este é o chamado do cristão, trabalhar em prol do reino de Deus.

João 4.34 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”.

1 Coríntios 3.9 “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus”.

5-OS FILISTEUS COBRAVAM (hoje vivemos na graça)

Quando andamos sem Jesus, somos cobrados, pois o preço do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna no Seu Filho.

Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

6-NO DIA DA PELEJA (luta espiritual )

Quando vencemos uma batalha, começamos outra, mas sabemos que a guerra já foi vencida por Jesus, pois Ele triunfou na cruz, despojando os principados e potestades, e vencendo a morte.

Teremos lutas e batalhas, uma atrás da outra, termina uma e começa outra, mas com Deus, com Jesus, somos mais que vencedores.

Hebreus 12.4 “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado”.

CONCLUSÃO: para termos uma vida espiritual calejada, vamos precisar enfrentar as lutas contra o pecado, resistindo o máximo que pudermos, não nos conformando com a nossa vida, e buscando nos aprimorar e aperfeiçoar mais e mais. Para isso, temos o Espírito Santo que é o nosso ferreiro, temos a espada da palavra de Deus, e se nos submetermos ao Senhorio de Cristo, seremos mais que vencedores nesta luta que por Ele já foi vencida quando do triunfo da cruz Ele superou a morte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s