TRANSPOR O VAU DE JABOQUE (Gênesis 32.22-31)

INTRODUÇÃO: Jacó, o usurpador, o enganador, depois de passar para trás seu irmão Esaú e fugir, depois de conhecer Raquel e prosperar na casa de Labão, seu sogro, chega no Vau de Jaboque, antes de se reencontrar com seu irmão Esaú para acerto de contas. Jacó então luta com um Anjo, tem um encontro com Deus, como diz aquela música antiga: “Jacó segurou o Anjo, segurou e não deixou seguir…”. Gênesis 32.28 “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste”. Apartir deste momento houve uma transformação na vida de Jacó, e ele passou a ser chamado de Israel. Agora:

Que lições podemos extrair desta história bíblica?

1-PASSAR Gênesis 32.23 “E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha”. 2 Coríntios 5.17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Samuel 22.30 “Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro”. A nossa vida é constituida e feita de fases, e precisamos completar cada etapa da melhor maneira possível. Precisamos passar as etapas, e uma delas em especial, que é a etapa de mudança no nosso interior, mudança de atitude em relação às coisas de Deus, às coisas sagradas. Jacó sabia que precisava deixar de ser conhecido como usurpador, como enganador, e precisava de uma transformação, e para tal, precisava transpor o vau de Jaboque, passar, deixar algumas coisas em sua vida. Passar significa também renunciar um prazer pecaminoso. Passar uma página da nossa vida, que ficará para trás. Passar pela porta estreita. Mateus 7.13 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”. Mateus 7.14 “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Precisamos passar pela porta estreita, entrar no caminho apertado, que conduz à vida.

2-LUTAR Gênesis 32.24 “Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu”. Gênesis 32.28 “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste”. Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Hebreus 12.4 “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado”. 2 Timóteo 4.7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. A vida com Deus, seguindo os passos de Jesus, é composta de lutas, tribulações, e precisamos lutar sem esmorecer, sem vacilar, com empenho e muita dedicação. Jacó nos dá uma grande lição, em lutar com o Anjo do Senhor a madrugada inteira. Ele estava afadigado, cansado, sozinho, mas não desistiu até receber a vitória, a benção de que tanto precisava, de se tornar um novo homem, conforme o coração de Deus.

3-INSISTIR Gênesis 32.24 “Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu”. (até o romper do dia) Tiago 1.3 “sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança”. Lucas 21.19 “Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas”. Hebreus 10.36 “Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. Precisamos perseverar, insistir, até alcançarmos aquilo que Deus tem proposto à nossa vida. Jacó nos dá este grande exemplo de insistência e perseverança. De nada adianta começarmos bem, e desistirmos pelo caminho. Precisamos ser constantes em nossos objetivos, em nossas metas, naquilo que entendemos ser a meta e o objetivo traçados para percorrermos em nossa caminhada com Deus. Jacó queria e necessitava de uma mudança, de uma transformação, e insistiu, buscou, perseverou até conseguir.

4-MUDANÇA Gênesis 32.25 “Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele”. Gênesis 32.31 “E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna”. Romanos 12.2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Jacó teve uma mudança visível em sua vida, no seu corpo. Nós precisamos mudar, e as pessoas que convivem conosco devem perseber esta mudança. Quando Deus nos toca, acontece uma transformação completa em nossas vidas, primeiramente espiritual, depois emocional. Passamos a pensar diferente, a agir diferente. Nos tornamos novas criaturas.

5-BENÇÃO Gênesis 32.29 “Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou”. Jacó recebeu o que precisava, uma benção, um novo nome (de Jacó para Israel), um novo carácter, uma transformação interior, onde ele nunca mais seria o mesmo. Jacó quis receber este presente de Deus, sabia que precisava continuar a sua trajetória aqui nesta terra. A benção é a resposta de Deus à nossa luta, à nossa perseverança, à nossa insistência em continuar buscando a face de Deus. Efésios 1.3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Tiago 1.17 “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Recebemos dons, talentos e habilidades conforme Deus quer que sejamos usados por Ele. Somos por isso especiais, únicos, pois aquilo que fazemos, aquilo que somos chamados a fazer, somente por nós Deus espera e deseja que seja feito.

CONCLUSÃO: precisamos passar as fases da nossa vida, e a mais importante de todas é passarmos a viver em sintonia com o Espírito Santo de Deus, em harmonia com a vontade de Deus para nossas vidas. Mas passar a viver com Jesus requer de nós luta, perseverança e mudança. De nada adianta falarmos muitas coisas para as pessoas se a nossa conduta não condiz com o que falamos. Devemos agir, praticar as verdades que Deus nos ensina em Sua palavra. Se agirmos assim, as bençõas virão naturalmente, e assim como Jacó, seremos trasnformados em novas criaturas, que deixaram Deus agir e mudar o que precisava ser mudado e transformado o que precisava de transformação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s