Reedificar o Templo (Ageu 1.1-11 e Ageu 2.9)

INTRODUÇÃO: o profeta Ageu entrega uma palavra profética e exortativa de Deus ao governador de Judá, Zorobabel, e ao sumo sacerdote do templo do Senhor, Josué, para que observem as suas prioridades, pois estão priorizando mais as suas vidas e as suas coisas antes do que as coisas de Deus. Agora:

Que lições podemos extrair deste texto bíblico para as nossas vidas?

1-A CASA DO SENHOR DEVE SER EDIFICADA (edificar, concertar, arrumar) Judá estava procrastinando, deixando para depois o que deveria ser feito naquele momento, o que deveriam iniciar logo, imediatamente. Ageu 1.2 “Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada”. Quem estipula o tempo é Deus e não os homens. O governador, o sumo sacerdote e todo o povo não estavam dando importância ao templo de Deus, que estava em ruínas, abandonado, precisando de reformas, de consertos, de reparos. Sabemos que nós hoje somos o templo do Senhor, Deus habita em nossas vidas. Por isso devemos observar a nossa vida espiritual, o nosso relacionamento com Deus, as nossas atitudes erradas, e consertarmos, arrumarmos, acertarmos os ponteiros diante de Deus. Se estamos na prática do pecado, se o pecado já não é um acidente em nossas vidas, mas sim uma rotina, precisamos então de um concerto, de uma reformulação nessa atitude errada. Devemos renunciar este pecado, deixar, abandonar e nos arrepender, e nos voltar para Deus, através de Jesus. 1 João 2.1 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. Se no expressa acidente, descuido, deslise, mas não prática, constância, insistência no erro.

2-CASA APAINELADAS (FORRADAS, FINO ACABAMENTO, CONFORTÁVEIS) (egoísmo) Ageu 1.4 “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?”. A prioridade do governador, do sumo sacerdote e de todo o povo eram as suas coisas. Eles estavam buscando em primeiro lugar o luxo e a sofisticação para a casa deles, deixando de lado a casa do Senhor, que estava em ruínas. Temos que priorizar o reino, mas muitas vezes priorizamos a nossa vida. Mateus 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Buscamos o nosso interesse antes dos interesses de Deus. Não procuramos conhecer qual é a vontade de Deus, e ficamos perdendo tempo em fazer coisas que venham agradar a nós mesmos, que venham dar glória a nós, que venham satisfazer os nossos desejos, que alimentam a nossa carne e a nossa alma. Qual tem sido a nossa prioridade? As nossas coisas, ou as coisas de Deus?

3-CONSIDERAI O VOSSO PASSADO (*estamos no prumo de Deus?) (revista e atualizada) Ageu 1.5 “Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram”. “Agora, pois, assim diz Jeová dos exércitos: Considerai os vossos caminhos”. Devemos analisar a nossa vida, fazer uma reflexão: será que estamos vivendo uma vida que agrade a Deus? Qual tem sido a motivação do nosso coração? Fazemos as coisas para Deus ou para sermos vistos pelos homens? Queremos agradar a Deus, aos homens ou a nós mesmos? Vale a pena viver priorizando as nossas coisas? Ageu 1.6 “Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestí-vos, mas ninguém fica quente; e quem recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado”. Provérbios 14.12 “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”. Jeremias 17.9 “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”.

4-SUBI AO MONTE (buscar a Deus) Ageu 1.8 “Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado, diz o Senhor”. Diz respeita a buscarmos a Deus, invocarmos o Seu Nome, adorá-lo, exaltá-lo. Estar na Sua presença. Precisamos nos voltar para Deus, dar importância as coisas sagradas, como cultuar a Deus. Daí a importância de irmos na igreja, de frequentarmos os cultos da igreja, de participarmos do culto a Deus na igreja, não só de corpo presente, mas de coração, aproveitando o tempo para estar diante do Pai. Buscar a Deus em nossas casas, no nosso quarto, na nossa intimidade. Se dispor a estar diante do Pai, não por religiosidade, não por obrigação, não por tradição, mas por amor, por gratidão aos Seus feitos por nós. 1 Tessalonissenses 3.13 “Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos”. Atos 10.33 “E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado”.

5-ESPERAR (paciência) Ageu 1.9 “Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa”. Quando não andamos em conformidade com a vontade de Deus, priorizando o reino do Pai, atrasamos a nossa vida, e deixamos de desfrutar daquilo que Deus tem para nossas vidas naquele momento. Somos por natureza impacientes, e não sabemos esperar a vontade perfeita de Deus. Entramos constantemente na vontade permissiva do Pai. Parece no nosso entendimento que esperamos bastante, e então desistimos de esperar, e nos voltamos para a nossa vontade, a nossa carne, os nossos desejos, e nos afastamos de Deus. Hebreus 6.15 “E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa”. Eclesiates 3.1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. 1 Tessaloniosensses 4.3 “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual”. “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais da fornicação”. “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza”. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição”. Esperar o namoro, esperar no namoro, esperar para não cometer pecados na área sexual, estimulando um ao outro antes do casamento. O casamento é o lugar perfeito e apropriado para o casal desfrutar de uma intimidade plena. Por isso esperar em pureza, em santidade, em abstinência sexual é a atitude mais prudente, sábia, verdadeira, inteligente e segura para estarmos bem diante de Deus.

CONCLUSÃO: Deus usa o profeta Ageu para exortar Judá a edificarem o templo do Senhor, a buscar a vontade de Deus e não a deles, a deixarem de ser egoístas, a fazerem uma reflexão sobre a vida deles, a se voltarem para Deus, se arrependerem e aprenderem a esperar, pois se eles buscarem a Deus, antes de tudo, dando valor ao templo, ao lugar da habitação de Deus, priorizando as coisas do Senhor, eles então sim seriam bem sucedidos, e iriam colher em abundância, e conseguiriam fazer sobrar das suas rendas. Nos dias atuais temos dificuldade de esperar, pois vivemos no tempo da internet, do microondas, do telefone celular, das tecnologias, que vieram para nos ajudar a viver uma vida mais confortável, mas que por outro lado nos deixam impacientes. Devemos então edificar, concertar, arrumar a nossa vida espiritual, deixando o egoísmo de lado, e priorizando o reino de Deus, buscando a Ele intensamente, e esperar o tempo Dele para todas as definições da nossa vida.

Anúncios

4 comentários sobre “Reedificar o Templo (Ageu 1.1-11 e Ageu 2.9)

  1. como aprendi que devemos a cada dia das nossas vidas priorizar as coisas de deus.devemos a cada dia nos reparar o altar e nos consertarmos.em primeiro lugar sempre priorizar as suas vontades

  2. Como Deus falou comigo nessa madrugada, esse estudo testificou exatamente aquilo que veio ao meu espírito. Deus é fiel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s