Preparo para Resistir ao Inimigo (2 Crônicas 32.1-21)

INTRODUÇÃO: Tiago 4.7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá. Ezequias se fechou em Jerusalém, e tomou medidas de segurança para que Senaqueribe não invadisse a cidade. Senaqueribe esta muito arrogante, muito confiante de conseguir vencer em Judá, invadir Jerusalém, e tomar o controle da cidade, matando o rei Ezequias. Agora:

Que lições podemos extrair desta história bíblica?

1-FIDELIDADE 2 Crônicas 32.1 “Depois destas coisas e destes atos de fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e, entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas”. Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade”. 1 Corínitos 4.2 “Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel”. A nossa fidelidade a Deus, a Sua palavra, a Sua vontade, aos Seus ensinamentos, fará toda uma diferença em nossas vidas, pois Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. 1 João 3.24 “Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado”.

2-AJUDA 2 Crônicas 32.3 “teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram”. Romanos 8.26 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Hebreus 13.6 “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem”. Precisamos de ajuda, seja uma palavra, um consolo, uma exortação, um ombro amigo. Dependemos uns dos outros, sozinhos não vamos a lugar algum. Ezequias buscou ajuda, conselho dos seus príncipes e de seus poderosos.

3-RESISTIR 2 Crônicas 32.4 “Assim muito povo se ajuntou e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?”. 2 Crônicas 32.5 “Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância”. Ezequias buscou estratégias para resistir a Senaqueribe. Em nossas vidas, temos um inimigo declarado, o Diabo e seus súditos, os demônios, e precisamos buscar estratégias para resistir aos seus investimentos contra as nossas vidas. Ezequias fez armas e escudos em abundância. As nossas armas são a palavra de Deus, por isso precisamos conhecê-la, através da leitura, da memorização, da meditação, do estudo. Oséias 4.6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

4-ORAÇÃO O nosso relacionamento com Deus deve ser sincero, transparente, sem reservas ou ressalvas, por isso devemos dialogar, expor o que pensamos, o que achamos, e principalmente buscar respostas do que Deus acha e qual é a opinião Dele para as questões. 2 Crônicas 32.5 “Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância”. 2 Crônicas 32.20 “Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu”. Tiago 4.8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. Romanos 12.12 “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Mateus 17.21 “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”. 1 Pedro 4.7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração”. Filipenses 4.6 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”.

5-CONFIANÇA Confiança e fé andam lado a lado. Para vivermos uma vida ao lado de Deus, precisamos viver de fé em fé, acrededitando em Suas promessas e sabendo que Ele tem o melhor para as nossas vidas, e intercede e cuida de nós, pois “se o Senhor não edificar a casa, em vão vigia o sentinela”. Confiamos muitas vezes em nós mesmos, em nossas habilidades, em nosso braço, e muitas vezes temos dificuldades de confiar em Deus. 2 Crônicas 32.7 “Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele”. 2 Crônicas 32.8 “Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá”. Certeza da vitória, confiança em Deus, no Seu poder. Viver pela fé. Efésios 3.12 “No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”.

6-VITÓRIA 2 Crônicas 32.21 “Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os príncipes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada”. Assim como Ezequias pôde desfrutar da vitória, diante da investida de Senaqueribe, da mesma forma a vitória já nos está assegura, pois Jesus já triunfou por nós na cruz. Agora, precisamos dia após dia, vivermos intensamente o evangelho, buscando estar com nossas vidas no prumo de Deus, para que não sejamos surpreendidos pelas investidas do nosso inimigo, o inimigo das nossas almas.

CONCLUSÃO: vêmos na tragetória de Ezequias que ele foi fiel ao seu Deus, procurou ajuda no momento difícil, resistiu aos ataques e afrontas do seu inimigo, buscou ouvir a voz de Deus e sua vontade através da oração, teve confiança no momento da adversidade, e recebeu a vitória no tempo certo. Se formos fiés, teremos confiança em Deus, se resistirmos aos assédios do diabo, através da palavra, da oração, do jejum, da busca a Deus, com certeza a vitória também será natural em nossas vidas.

Anúncios

7 comentários sobre “Preparo para Resistir ao Inimigo (2 Crônicas 32.1-21)

  1. e muito forte essa palavra pois Deus fala tremendamente em nossos corações e uma palavra que ajuda aquele que esta caído a se levantar do cárcere

  2. e uma palavra muito incorajadora que vem do coracao de DEUS direto para o nosso coracao ;[ obrigado SENHOR ]

  3. às vezes nos sentimos afrontado Oi lindinha dados são as palavras de afronta as dos nossos inimigos nos esquecemos muitas vezes que o Senhor tem visto tudo que temos ele não é cego nem surdo Ele nunca vai nos deixar sozinho e o Ezequias e fiel e justo vídeo Vitória a Ele o povo dele que ele mandou próprio anjo enviou o próprio anjo destruir estava acampado pronto para o WhatsApp e não é diferente na nossas vidas nos guardado Enquanto Mais slush Ice mas ele age em nosso favor não nos toca

  4. Muito profundo o estudo desse varão Deus continue tem dando sabedoria e inteligência nos mistério de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s