Preparo para Resistir ao Inimigo (2 Crônicas 32.1-21)

INTRODUÇÃO: Tiago 4.7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá. Ezequias se fechou em Jerusalém, e tomou medidas de segurança para que Senaqueribe não invadisse a cidade. Senaqueribe esta muito arrogante, muito confiante de conseguir vencer em Judá, invadir Jerusalém, e tomar o controle da cidade, matando o rei Ezequias. Agora:

Que lições podemos extrair desta história bíblica?

1-FIDELIDADE 2 Crônicas 32.1 “Depois destas coisas e destes atos de fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e, entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas”. Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade”. 1 Corínitos 4.2 “Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel”. A nossa fidelidade a Deus, a Sua palavra, a Sua vontade, aos Seus ensinamentos, fará toda uma diferença em nossas vidas, pois Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. 1 João 3.24 “Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado”.

2-AJUDA 2 Crônicas 32.3 “teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram”. Romanos 8.26 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Hebreus 13.6 “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem”. Precisamos de ajuda, seja uma palavra, um consolo, uma exortação, um ombro amigo. Dependemos uns dos outros, sozinhos não vamos a lugar algum. Ezequias buscou ajuda, conselho dos seus príncipes e de seus poderosos.

3-RESISTIR 2 Crônicas 32.4 “Assim muito povo se ajuntou e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?”. 2 Crônicas 32.5 “Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância”. Ezequias buscou estratégias para resistir a Senaqueribe. Em nossas vidas, temos um inimigo declarado, o Diabo e seus súditos, os demônios, e precisamos buscar estratégias para resistir aos seus investimentos contra as nossas vidas. Ezequias fez armas e escudos em abundância. As nossas armas são a palavra de Deus, por isso precisamos conhecê-la, através da leitura, da memorização, da meditação, do estudo. Oséias 4.6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

4-ORAÇÃO O nosso relacionamento com Deus deve ser sincero, transparente, sem reservas ou ressalvas, por isso devemos dialogar, expor o que pensamos, o que achamos, e principalmente buscar respostas do que Deus acha e qual é a opinião Dele para as questões. 2 Crônicas 32.5 “Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância”. 2 Crônicas 32.20 “Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu”. Tiago 4.8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. Romanos 12.12 “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Mateus 17.21 “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”. 1 Pedro 4.7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração”. Filipenses 4.6 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”.

5-CONFIANÇA Confiança e fé andam lado a lado. Para vivermos uma vida ao lado de Deus, precisamos viver de fé em fé, acrededitando em Suas promessas e sabendo que Ele tem o melhor para as nossas vidas, e intercede e cuida de nós, pois “se o Senhor não edificar a casa, em vão vigia o sentinela”. Confiamos muitas vezes em nós mesmos, em nossas habilidades, em nosso braço, e muitas vezes temos dificuldades de confiar em Deus. 2 Crônicas 32.7 “Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele”. 2 Crônicas 32.8 “Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá”. Certeza da vitória, confiança em Deus, no Seu poder. Viver pela fé. Efésios 3.12 “No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”.

6-VITÓRIA 2 Crônicas 32.21 “Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os príncipes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada”. Assim como Ezequias pôde desfrutar da vitória, diante da investida de Senaqueribe, da mesma forma a vitória já nos está assegura, pois Jesus já triunfou por nós na cruz. Agora, precisamos dia após dia, vivermos intensamente o evangelho, buscando estar com nossas vidas no prumo de Deus, para que não sejamos surpreendidos pelas investidas do nosso inimigo, o inimigo das nossas almas.

CONCLUSÃO: vêmos na tragetória de Ezequias que ele foi fiel ao seu Deus, procurou ajuda no momento difícil, resistiu aos ataques e afrontas do seu inimigo, buscou ouvir a voz de Deus e sua vontade através da oração, teve confiança no momento da adversidade, e recebeu a vitória no tempo certo. Se formos fiés, teremos confiança em Deus, se resistirmos aos assédios do diabo, através da palavra, da oração, do jejum, da busca a Deus, com certeza a vitória também será natural em nossas vidas.

Anúncios

5 comentários sobre “Preparo para Resistir ao Inimigo (2 Crônicas 32.1-21)

  1. e muito forte essa palavra pois Deus fala tremendamente em nossos corações e uma palavra que ajuda aquele que esta caído a se levantar do cárcere

  2. e uma palavra muito incorajadora que vem do coracao de DEUS direto para o nosso coracao ;[ obrigado SENHOR ]

  3. às vezes nos sentimos afrontado Oi lindinha dados são as palavras de afronta as dos nossos inimigos nos esquecemos muitas vezes que o Senhor tem visto tudo que temos ele não é cego nem surdo Ele nunca vai nos deixar sozinho e o Ezequias e fiel e justo vídeo Vitória a Ele o povo dele que ele mandou próprio anjo enviou o próprio anjo destruir estava acampado pronto para o WhatsApp e não é diferente na nossas vidas nos guardado Enquanto Mais slush Ice mas ele age em nosso favor não nos toca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s