Paulo em Éfeso na escola de Tirano (Atos 19.8-20)

INTRODUÇÃO: o apóstolo Paulo foi a Éfeso pregar a palavra de Deus. Por três meses falou na sinagoga, mas como os judeus não deram atenção às suas palavras, ele por dois anos ficou pregando na escola de tirano. Durante estes dois anos Deus fazia muitos milagres através de Paulo, “a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas e os espíritos malignos se retiravam”, conforme Atos 19.12. Agora:

Que lições podemos extrair deste texto bíblico?

1-OUSADIA Devemos ser ousados para fugir do pecado, vivendo uma vida diferenciada, diferente, acreditando nas promessas de Deus, crendo e tendo certeza de que mesmo que as coisas sejam difíceis, pois o caminho é apertado e a porta estreita, mas é o único caminho que conduz à vida eterna. Mateus 7.13 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”. 2 Coríntios 3.12 “Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar”. No falar de Deus, do Reino, da eternidade, da salvação em Jesus, do pecado, da morte, do céu e do inferno.

2-PERSUADIR Devemos persuadir as pessoas a se amarem, a se respeitarem, a se perdoarem, a se aceitarem nas suas diferenças. Persuadir as pessoas a viverem uma vida longe do pecado e próximas de Deus. Muitas vezes persuadimos as pessoas a se revoltarem contra as autoridades, e desta forma, estamos persuadindo elas a se revoltarem, mesmo que indiretamente a Deus, pois não à autoridade que não proceda de Deus. Romanos 13.1 “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas”. Muitas vezes caímos no erro de murmurar, e criticar os nossos governantes, e persuadimos as pessoas a murmurarem também, por isso devemos vigiar e cuidar estas coisas.

3-EMPEDERNIDOS Empedernidos e descrentes, ou também com o coração endurecido, com falta de fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, e toda a incredulidade deve ser deixada de lado da nossa vida. Devemos crer em Deus, no Seu poder, na Sua palavra. Aliás, a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Hebreus 3.13 “Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”.

4-CAMINHO Devemos valorizar a cada dia o Caminho, mesmo difícil e apertado, pois é o único caminho que conduz à Deus, ao céu, ao paraíso, à eternidade junto ao Pai. Hebreus 10.20 “por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo”. 2 Pedro 2.15 “Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça”. Provérbios 12.28 “No caminho da justiça está a vida; essa é a vereda que preserva da morte”. 1 Coríntios 12.31 “Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente”. Um caminho ainda mais excelente, podemos escolher muitos caminhos para seguirmos nessa vida, mas o mais nobre e mais excelente é o caminho junto a Jesus de Nazaré.

5-APARTANDO-SE DELES Devemos nos apartar das pessoas que estão indo para outros caminhos. Devemos nos apartar de quem não quer nada com Deus, nada com a Sua palavra. As pessoas que não querem um compromisso sério com as coisas do Reino, de Deus, da bíblia. Não devemos jogar pérolas aos porcos. Mateus 7.6 “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”. 2 Coríntios 6.17 “Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”.

6-MAS VÓS, QUEM SOIS? Quem temos sido? Cristãos fervorosos ou apagados, desanimados. Quem temos sido, motivadores ou desanimadores? Temos usado de máscaras para demonstrar algo diferente do que realmente tem se passado dentro do nosso coração? Saiba que Deus nos conhece inteiramente, e é perda de tempo não deixarmos Ele agir em nossas vidas, e querermos ser o que não somos. Estes homens estavam tentando expulsar um demônio usando o nome de Paulo. Muitas vezes ao invés de sermos nós mesmos, queremos ser como os outros. Devemos ser assim como Deus nos fez, pois Ele nos ama incondicionalmente, e precisamos parar de nos comparar com os outros. 1 Pedro 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

7-TEMOR Viver longe do pecado, e próximo de Deus, tendo nojo e repugnância do pecado, isto é viver no temor do Senhor. Provérbios 16.6 “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal”. Efésios 5.21 “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”.

8-CONFESSANDO Devemos confessar os nossos pecados para sermos curados. Devemos ser transparentes, e ter a nossa vida sem coisas escusas ou escondidas. Seremos sempre tentados a esconder nossas fraquezas, nossos erros, nossas falhas, mas muitas vezes seremos confrontados a expô-las para sermos curados. Tiago 5.16 “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. Atos 19.18 “Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras”.

CONCLUSÃO: o nosso fóco e nossa meta deve ser andar em conformidade com a Palavra de Deus, seguindo os passos de Jesus. Foi assim que o apóstolo Paulo viveu e estava demonstrando através dos seus ensinamentos na escola de tirano. Quanto aos Judeus frequentadores da sinagoga que nada queriam saber sobre o novo caminho, Paulo parou de gastar tempo com eles. Da mesma forma devemos cuidar com quem andamos e com quem estamos gastando o nosso tempo. Pois há muitos que não querem saber de Deus, e o nosso papel é somente pregar e anunciar o Reino. Temos que fazer o papel de influenciar as pessoas e não nos deixar influenciar por elas. Devemos ser sal e luz, e cuidar para que a nossa luz não fique obscurecida pela falta de entendimento dos que não conhecem a Jesus.

Anúncios

Um comentário sobre “Paulo em Éfeso na escola de Tirano (Atos 19.8-20)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s