VIDA CRISTÃ VITORIOSA (Carta de Paulo aos Colossenses)

INTRODUÇÃO: Paulo se encontrava preso, e mesmo em condições difíceis, consegue extrair de si forças e motivação para escrever esta carta, que foi muito importante para a jovem igreja de Colossenses e é nos dias de hoje uma carta que nos traz diretrizes e respostas para vivermos uma vida cristã abençoada e vitoriosa. Agora:

O que podemos aprender com esta carta?

1-CONHECIMENTO DA SUA VONTADE Colossenses 1.9-12 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

*Precisamos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas. O que Deus espera de nós? O que Deus deseja para as nossas vidas? Quais os sonhos que Deus tem com a minha vida? Sabemos que a Sua vontade é Boa, Agradável e Perfeita, conforme Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Renovar a mente no sentido de ter a mente de Cristo conforme 1 Coríntios 2.16 “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” Filipenses 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”

2-ANDAI NELE Colossenses 2.6 “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele”. Colossenses 2.7 “nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças 1 João 2.6 “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”

3-PAZ NO CORAÇÃO Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” Colossenses 3.16 “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” Colossenses 3.17 “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”

4-FAZER PARA DEUS – de todo coração Colossenses 3.23-25 “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo, pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas”. 1 Crônicas 28.9 “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre”

5-PERSEVERAI NA ORAÇÃO Colossenses 4.2 “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”. Romanos 12.12 “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”. Isaías 62.6-7 “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra”

6-SABEDORIA COM OS QUE NÃO CONHECEM JESUS Colossenses 4.5 “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” Colossenses 4.6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” 1 Coríntios 9.22 “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”.

7-ATENTA PARA O MINISTÉRIO QUE RECEBESTE NO SENHOR, PARA O CUMPRIRES Colossenses 4.17 “Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.” Filipenses 1.6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” 2 Timóteo 4.7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”

CONCLUSÃO: com estas instruções escritas nesta carta por Paulo aos Colossenses, teremos uma vida cristã bem sucedida, realizada, feliz, vitoriosa. Devemos:

1-Conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas

2-Andar com Jesus

3-Ter a paz de Cristo como árbitro em nossos corações

4-Fazer tudo para Deus

5-Perseverar na oração

6-Ter sabedoria com os que não conhecem Jesus

7-Cumprir o que nos está proposto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s