Diferentes atitudes diante de um problema (João 11.1-46)

INTRODUÇÃO: Lázaro, amigo de Jesus, irmão de Marta e Maria, de Betânia na Judéia, estava enfermo. Suas irmãs mandaram avisar Jesus que estava em outra aldeia. Ele ainda ficou dois dias no lugar onde estava e depois se dirigiu a Betânia. Jesus disse a seus discípulos: Lázaro morreu. Quando chegaram em Betânia, Lázaro já havia sido sepultado a quatro dias. Agora:

Que atitudes devemos ter diante de um problema?

1-ENTREGA –

Devemos entregar nossos problemas para Deus, pois Ele cuida de nós. Seja tribulação, tristeza, inquietação, desânimo, perseguição, injurias, traições, calúnias, ou o que for, tudo, devemos entregar para Deus e descansar, sabendo que tudo será resolvido, pois para Deus nada é impossível, e o impossível dos homens é possível para Deus.

Marta não se entregou a Jesus – João 11.21 “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”

Maria se entregou a Jesus – João 11.32 “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” Maria se lançou aos pés de Jesus reconhecendo que Ele poderia fazer um milagre

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará” Salmo 37.5

2-QUEBRANTAMENTO –

Devemos nos quebrantar na presença de Deus

Marta não se quebrantou na presença de Jesus, mas sim começou a dialogar com Ele João 11.21-28 “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama.”

Maria se quebrantou, chorou aos pés de Jesus “Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.” Conforme João 11.33

Salmo 51.17 “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”

3-CRER

Devemos crer, acreditar, ter confiança, ter certeza, pela fé, de que seja lá qual for o nosso problema, Deus irá nos dar uma solução, pois “tudo posso Naquele que me fortalece”.

Marta foi incrédula, João 11.39 “Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias”

Judeus que estavam ali foram incrédulos João 11.37 “Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?”

Maria creu no milagre, sempre acreditou que Jesus pudesse fazer um milagre

Discípulos conforme João 11.14-15 “Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele.”

CONCLUSÃO: “E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora. Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.” João 11.43-44

Quando entregamos os nossos problemas à Deus, nos quebrantamos no sentido de que não somos nada sem Ele, e cremos que Ele é conosco, o milagre acontece.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s