Auto Estima, resumo de idéias

A auto estima é a base para uma harmonia entre a comunicação não-verbal e a verbal. Alguém tem auto-estima, quando está satisfeito com seu corpo e com suas realizações. Se a gente está satisfeito com a gente mesmo, a gente faz coisas boas.

Todo mundo pode ter a função de guru. Não precisa ser perfeito para poder ajudar os outros. É preciso somente estar por fora da situação. Afinal de contas quem vê de fora um determinado problema, o percebe muito melhor.

Sempre que você estiver junto a outras pessoas, mostre que você está presente e tenha, sempre no rosto, um ar de aprovação no olhar. É preciso que a gente fique o tempo todo, ligado ao ambiente no qual vivemos e ter sempre um sorriso nos olhos.

Suor nas mãos significa tensão e ansiedade. Cheiro (aura-química – um mesmo perfume produz diferentes aromas nas diversas pessoas). Pessoas que possuem gostoso aroma natural são equilibradas. Uma alimentação baseada em frutas e legumes produz uma química positiva no corpo, ou seja, o aroma do corpo fica muito bom. Já o álcool e muita carne, enchem o organismo de toxinas, envenenam o corpo fazendo-o cheirar mal.

Tem gente que tem luz própria, outras não. Pessoas satisfeitas com a vida possuem um brilho especial no olhar. Mensagens subliminares são as mensagens abaixo da consciência, no inconsciente. Todos nós devemos estimular mais a intuição e a razão. Para ampliar a intuição é importante que se perceba os sinais não-verbais.

Quando você entra no espaço do outro é mais fácil dominar a situação. Autoridade – é a capacidade de ser autor de alguma coisa, de não ser somente um repetidor. Nós devemos ter consideração pelos outros.

Credibilidade – Deve haver uma harmonia entre as coisas que você diz e aquilo que você faz. Devemos cumprir com o que prometemos. Empatia – Entrar em sintonia. Se  colocar no lugar do outro. Todo o bom profissional deve ter a capacidade de cultivar a empatia.

Presença – Ninguém precisa ser um show, mas a gente precisa ser notado. Entusiasmo significa com Deus por dentro, o fogo da Força. Quando se vai para um Encontro ou Reunião se deve perguntar: 1-Qual é o objetivo deste encontro? 2-Quais as expectativas que o outro tem com relação à nós? 3-Como vai a nossa auto-estima? 4-Como vai a auto-estima da outra pessoa?

As mulhere tem cerca de 235 sinais não-verbais de interesse sexual. Os homens só tem 27 sinais denunciadores do desejo. Os gestos, os olhares, o movimento do corpo e o sorriso, significam muito mais do que se possa imaginar. Afinal de contas, o corpo fala, as mãos conversam e os olhares são capazes de transmitir tanto o fogo da paixão, quanto a tristeza da fome.

“A coisa mais grandiosa que a alma humana faz neste mundo, é ver alguma coisa…E ver claramente – significa poesia, profecia e religião juntas”, disse John Ruskin, um pintor moderno. Assim como a expressão facial e a linguagem não-verbal são importantes para a comunicação humana, no mundo animal esta forma de “falar” é fundamental. Os animais se entendem ou não, apenas com rápidos sinais como: abanicos de rabo, olhares e ruídos.

“O mundo torna-se mais densamente informativo e mais rico quando o percebemos com os olhos. Pode ser até que o pensamento abstrato tenha evoluído da luta elaborada que nossos olhos travam para entender o que vêem. 70% dos receptores dos sentidos do corpo humano estão localizados nos olhos e, é principalmente por meio da visão do mundo que o podemos julgar e entender”, diz a escritora Diane Ackeman em seu livro “A História Narual dos Sentidos”.

“Estudos importantes na Psicologia da Comunicação indicam que somente 7% do que captamos em um contato interpessoal advém do conteúdo da linguagem verbal, 38% de cini se fala (timbre e tom de voz, etc.) e 55% de sinais não-verbais. A Comunicação Não-Verbal (CNC) é muito importante, não só pela quantidade de sinais captados, mas também, por atuar subconscientemente”, ressalta a psicóloga, Margarida Félix, presidente da Sociedade Pernambucana de Psicologia.

Para quem não sabe, o domínio da linguagem corporal faz com que as pessoas se sintam mais seguras de suas ações. Todo ser humano deve fazer de seu corpo um instrumento de comunicação em suas relações afetivas, sexuais e profissionais. Vale lembrar que os cinco passos para uma postura perfeita devem seguir a seguinte receita: ponha-se reto, ombros relaxados, braços soltos ao longo do corpo, deixe os músculos relaxarem naturalmente, aperte as nádegas e contraia o abdômen como se preparasse para receber um golpe, baixe os ombros, mas mantenha-se em ângulo reto com o solo e levante o tórax ligeiramente, mantendo o queixo paralelo ao solo.

“O movimento e a postura são dois aspectos essenciais, apesar de pouco considerados, para criar uma imagem de impacto. Uma postura pobre geralmente envia uma mensagem negativa. Estar de pé e movimentar-se corretamente “acrescentará”, no mínimo 2,5 cm à sua altura. Além de capitalizar sua altura, a postura correta libera os músculos da tensão desnecessária, fazendo assim todos os movimentos se tornarem mais suaves, flexíveis e melhor coordenados. Pouca gente sabe mas para os cientistas o movimento continua sendo um grande mistério. “O homem é um boneco articulado. Ele tem 50 juntas móveis. Na realidade são 2300 fios que puxam nossos músculos. Por isso o ser humano não consegue ficar parado. O homem precisa andar, precisa se comunicar através do seu corpo”. Lembra o psicoterapeuta José Ângelo Gaiarsa.

Fobias, ciúmes e raiva são sentimentos negativos que corroem a evolução do ser humano. Pouca gente sabe, mas procurar rechear a mente com bons pensamentos é uma boa dica para tornar a vida mais leve e produtiva. Afinal de contas, a mente humana pode ser comparada à uma grande tela na qual projetamos nossas ansiedades e nossos sonhos. “O homem é aquilo que pensa”. Se a maioria das pessoas trabalhasse para administrar seus sentimentos, com certeza, muita tragédia poderia ser evitada.

Outro sentimento que polui a vida são as fobias. Vale lembrar que o termo fobia tem origem no nome a entidade mitológica grega Phobos (o medo). Contam as lendas que Phobos percorria os campos de batalha juntamente com seu irmão Deimos (o terror) e seu pai Ares, o deus da guerra. Este sentimento bloqueia a evolução do ser humano, a partir do momento que todo fóbico possui uma necessidade incrível de alguém que lhe dê apoio. É óbvio que uma pessoa dependente de alguma coisa ou de alguém, jamais será feliz. Por isso é importante que a gente coloque na cabeça que todos nós temos condições de superar nossos medos.

Em psicopatologia, a fobia é um terror irracional e incontrolável que o indivíduo experimenta diante de uma pessoa, de um objeto ou de uma determinada situação. Os fóbicos têm consciência de que seu medo é absurdo, porém são incapazes de suprimi-lo por iniciativa própria ou pela lógica.

A raiva e o ódio são outros sentimentos que propagam a infelicidade humana. Eles fazem com que o organismo do indivíduo seja alvo de doenças.

__________________________________________________________________________________________________________________________

Márcia Ávila, Jornalista e publicitária

Anúncios

3 comentários sobre “Auto Estima, resumo de idéias

  1. Foi para mim de muito útil as informações contidas nesse artigo de modo que agradeço ,e, indico como de bom gosto .

  2. Boa noite! Estava assistindo um vídeo do Padre Fábio de Melo, quando ele falou sobre Margarida Félix, uma grande amiga de Recefe, Psicoterapeuta, que tinha um trabalho muito bonito. Grande, profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s