Paulo em Éfeso na escola de Tirano (Atos 19.8-20)

O apóstolo Paulo foi a cidade de Éfeso pregar a Palavra de Deus. Por três meses falou na sinagoga, mas como os frequentadores do templo não davam atenção às suas palavras, ele por dois anos ficou pregando na escola de Tirano. Durante este tempo, Deus fez muitos milagres através da vida de Paulo, a ponto de as pessoas levarem para casa lenços e aventais de uso pessoal do apóstolo, e os enfermos em contato com eles eram curados e libertos dos espíritos malignos. Agora:

Que lições podemos extrair deste texto meditando em cada palavra?

1-OUSADIA (ousadamente)

Devemos ser ousados fugindo do pecado, vivendo uma vida santa. Muitas vezes somos ousados para maquinar o mal em nossos corações, premeditando um pecado, a busca desenfreada por um prazer momentâneo, que nos afasta de Deus. Paulo era ousado no pregar, testemunhar, ensinar, buscar a palavra de Deus, e é essa ousadia que devemos ter em nossas vidas.

2-PERSUADIR (persuadindo)

Podemos persuadir as pessoas à nossa volta a se constrangerem diante do pecado (quando vivemos uma vida santa, separada do pecado) ou darmos um testemunho ruim e acabarmos por denegrir o cristianismo, gerando no coração das pessoas que convivem conosco um sentimento de repugnância em relação à Palavra, ao Evangelho, ao Reino de Deus.

3-EMPEDERNIDOS E DESCRENTES

Paulo por três meses insistiu em pregar na sinagoga da cidade de Éfeso, mas os doutores da lei, os fariseus, os frequentadores do templo, não estavam dando importância às suas palavras, pois o coração deles estava empedernido, descrente, corações de pedra e não de carne, corações endurecidos que não queriam saber de ouvir a voz de Deus. Hebreus 3.13 nos diz: “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.

4-CAMINHO

“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apo para o reino de Deus”, conforme Lucas 9.62. O Caminho que conduz ao Paraíso, à Salvação das nossas almas, à Glória do por vir, é um caminho espinhoso, dolorido, com a porta estreita, e tragetória apertada. Mas a recompensa virá através dos galardões.

5-APARTANDO-SE DELES

Devemos nos apartar de tudo o que possa nos afastar do Caminho Eterno, seja uma amizade, um relacionamento amoroso, um programa de televisão, uma música, um hábito ruim. Devemos nos apartar da “aparência do mal”, tudo aquilo que possa parecer uma tragetória contrária a vontade de Deus. Se acessar a internet em casa quando estamos sozinhos, faz com que venhamos a entrar em páginas virtuais que fassam com que venhamos a pecar, devemos então vigiar, esperar chegar alguém, e evitar situações de risco.

6-MAS VÓS, QUEM SOIS?

O espírito maligno disse aos filhos do sacerdote que tentavam espulsá-lo de um homem: “conhecemos Jesus e também o apóstolo Paulo, mas vós quem sois? “. Eles então foram envergonhados pelo demônio que os fez sair correndo desnudos e feridos. Agora, se formos fazer esta mesma pergunta para nós mesmos, quem temos sido fora das paredes da igreja, no nosso trabalho, na nossa escola, ou dentro do nosso quarto, qual tem sido a nossa postura, quem temos sido, cristãos fervorósos independentemente do local onde estamos, ou temos usado de máscaras, onde nos adaptamos conforme o local onde estamos, como um camaleão, que se confunde com o ambiente em que se encontra.

7-TEMOR

Ter o Temor do Senhor é ter nojo e repugnância do pecado, é viver afastado do pecado. Em Provérbios 28.14 nos diz “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o seu coração cairá no mal”. Daí a importância de vivermos perto de Deus, e para isso afastados do pecado. Ter o Temor dentro do nosso coração fará com que tenhamos êxito em nossa vida espiritual, pois estaremos em sintonia com o Espírito Santo, e sensíveis à voz do Pai.

8-CONFESSANDO E DENUNCIANDO

Quando precisamos consertar algo em nossas vidas, precimos confessar e denunciar o nosso pecado, deixando de lado a nossa reputação de bons crentes, ou “super crentes”, e expondo o nosso problema, mesmo que venhamos a ser julgados, disciplinados, caluniados, difamados, é melhor sermos humilhados por homens do que viver longe de Deus por causa do pecado. Precisamos confiar em nossos irmãos, nossos pastores, nossos líderes, e expor e denunciar o nosso pecado, e estarmos prontos para aceitar as consequências que virão, e somente assim seremos curados.

CONCLUSÃO: tenha ousadia para viver afastado do pecado, seja uma pessoa persuasiva, que contagia os outros a viverem uma vida diferente, tenha um coração sensível para estar em sintonia com Deus, valorize o caminho que você está trilhando ao lado de Deus desde que se converteu aceitando ao Senhor Jesus, afaste-se de tudo o que possa te fazer pecar e se afastar de Deus, cultive o Temor do Senhor em seu coração, e quando precisar confesse e denuncie o seu pecado, para que você possa ser curado.

Anúncios

3 comentários sobre “Paulo em Éfeso na escola de Tirano (Atos 19.8-20)

  1. A paz do Senhor, gostei muito desse estudo que Deus possa continuar te abençoando mais e mais prescisamos de pessoas assin que encine a palavra de Deus apontando pro temor e integridade, porque ja existe muitos falsos mestre, a paz do Senhor.

  2. amei este estudo,pois muitas das vezes queremos so alcançar as almas e nem mesmo damos um testemunho de fe e ousadia,mas quando atentamos para o temor ai é mais forte,esse mesmo temor a Deus fará com que nos afastemos do mal e nos aproximamos cada vez mais com o Espirito Santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s