Tão somente creia

A situação estava complicada para Israel. O exército sírio havia cercado Samaria e quase não havia comida. O que tinha era negociado a alto preço, o povo estava comendo esterco e pior, sacrificava vidas humanas para ter com o que se alimentar.

O profeta Eliseu era o único que poderia trazer palavras de consolo e rogar o auxilio de Deus. Mesmo assim, o rei, incomodado com a situação do povo pediu a cabeça do profeta, afirmando que tal mal vinha do SENHOR. A situação que já estava péssima só tinha a piorar. Procurado pelo rei, Eliseu afirmou: “Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.” (2 Reis 7: 1)

É incrível, mas as pessoas não acreditam em provisão/salvação/milagre instantâneo. Bem como Naamã, que primeiramente se recusou a mergulhar sete vezes no rio Jordão por não crer que seria curado tão somente fazendo aquilo, também o capitão do rei não acreditou que a profecia pudesse se cumprir em tão pouco tempo: “Eis que, ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?” (2 Reis 7: 2)

Algo que o nosso SENHOR gosta é de desafios! O capitão não creu, desafiou Deus, mais do que isso, zombou da profecia. Eliseu por sua vez foi enfático: “Eis que o verás com os teus olhos, porém daí não comerás.” (2 Reis 7: 2) Uma das coisas mais perigosas que existem – se não a mais perigosa – é brincar com Deus, com Sua Palavra.

É claro que o exército era grandioso e poderoso. Sim, Israel não tinha a menor chance de vitória aos olhos humanos. Mas a história de Israel já registrava as inúmeras vezes em que, pela mão do SENHOR, eles sairam vitoriosos de batalhas dadas como perdidas. Mas duvidar da palavra do SENHOR, revelada através do profeta? Isso já é demais.

Infelizmente vemos muitas pessoas zombarem da Palavra de Deus nos dias atuais. Muitas pessoas brincando com a Palavra de Deus, se dizendo profetas, usando da obra de Deus para benefício próprio. Não que seja novidade, pois, desde o tempo dos apóstolos isso nos foi revelado, mas é triste, muito triste, ver isso. É por causa destas pessoas e do mal testemunho de muitos que se dizem “cristãos” que o Evangelho está tão desacreditado, sendo alvo de zombaria.

A Bíblia nos relata que Davi, com apenas uma pedra derrotou um gigante e com ele todo o exército dos filisteus (1 Samuel 17); também nos relata que Gideão venceu 135 mil soldados midianitas com apenas 300 homens, numa proporção de 1 para 450 (Juízes 7). E então, existe impossível para Deus?

Não, não existe, mas o capitão duvidou da capacidade do SENHOR. O relato bíblico diz que naquele mesmo dia os quatro leprosos que estavam na porta da cidade de Samaria (eles eram deixados fora da cidade devido a sua doença) foram até o acampamento do exército sírio. Por que eles fizeram isso? Por não também não creram na palavra do profeta, porém, não zombaram dela e, acreditando que ficando em Samaria ou indo pedir asilo aos sírios poderia morrer, preferiram arriscar e ir até os sírios.

Muitas vezes nós também, assim como os leprosos, não acreditamos que seremos abençoados tão rapidamente. Não, nós não duvidamos da capacidade do SENHOR, mas não acreditamos que Ele agirá instantâneamente, e tomamos atitudes que acabam atrasando, ou até mesmo perdendo, a bênção que Ele tem pra nós.

Chegando ao acampamento dos sírios os quatro leprosos tiveram uma surpresa: eles não estavam mais lá. Haviam fugido, depois de ouvirem o som de uma grande exército que parecia se aproximar deles. Eles sim, creram que era obra do SENHOR, e por isso partiram em fuga. Assim como muitos no mundo – e  alguns “cristãos” também – eles creram somente quando se manifestou a obra do Deus de Israel.

A Bíblia nos revela que depois de saquearem o acampamento dos sírios os leprosos, temendo que algo pudesse lhes acontecer, voltaram à Samaria e avisaram o rei sobre o que viram e o povo foi então até o acampamento e o saqueou.

O capitão que por ordem do rei estava à porta da cidade foi atropelado pelo povo e morreu, cumprindo-se então o que Eliseu havia profetizado: “Porque assim sucedeu como o homem de Deus falara ao rei, dizendo: Amanhã, quase a este tempo, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha, por um siclo, à porta de Samaria. E aquele capitão respondera ao homem de Deus e disse: Eis que, ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia isso fazer conforme essa palavra? E o homem de Deus dissera: Eis que o verás com os teus olhos, porém daí não comerás. E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e ele morreu.” (2 Reis 7: 18-20)

E então, existe impossível para Deus?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s