A cura do cego de Betsaida (Marcos 8.22-26)

INTRODUÇÃO: uma multidão de pessoas preocupada com um cego, leva ele até Jesus, como sendo a única alternativa que existia para que este homem, pudesse enxergar, ser curado. Agora:

O que aprendemos com esta passagem bíblica?

1-ROGANDO-LHE

Esta multidão era especial, pois estava preocupada com o seu próximo (no caso este homem cego). Vemos em outras ocasiões multidões como no caso das pessoas que trouxeram até Jesus uma mulher pega em flagrante adultério, e levaram ela para testar Jesus. Neste caso, estas pessoas queriam o melhor, queriam a cura do próximo, a restauração da vista do cego.

*Rogar é pedir a favor de outrem, é ter compaixão (amor em ação). Rogar no sentido de querer muito, de implorar, se humilhando diante de Jesus e reconhecendo que embora fossem muitos, somente Jesus poderia ajudar o cego.

2-TOCASSE

Eles não pediram para Jesus curar o cego, ou restaurar a vista do cego. Eles pediram para Jesus tocar o cego, pois quando Jesus nos toca, ele cura as enfermidades físicas, emocionais, espirituais. Jesus faz o serviço completo. Jesus cura a alma, o corpo, as emoções. Deus quer nos abençoar de várias formas, nos dando uma vida completa, plena de realizações. É claro que teremos problemas, aflições, mas serão passageiras, pois Deus quer nos abençoar plenamente.

3-PELA MÃO

Jesus conduz o cego pela mão. Isto demonstra a preocupação que Deus tem com cada um de nós. Deus muitas vezes vai nos conduzir com a Sua mão poderosa. Deus cuida dos seus filhos como a galinha que coloca os seus pintinhos debaixo de suas asas para que fiquem protegidos.

4-SALIVA AOS OLHOS

Nos trás a lembrança humilhação. Cuspir no rosto, no sentido de tribulação, de afronta, de tristeza. Aquele homem era desprezado, humilhado, ninguém dava nada por ele, mas estava prestes a receber uma grande cura, um grande milagre, uma grande restauração em sua vida, mas ainda havia algo para acontecer com ele, Jesus precisava colocar saliva em seus olhos.

5-VEJO OS HOMENS

Árvores andando. Não podemos olhar para os homens. Olhando para os homens vamos nos decepcionar. Devemos olhar para Jesus. Muitas vezes olhamos para os erros dos outros, e acabamos criticando, julgando e pecando. “Não olhe para o cisco do teu irmão, mas tire a trave dos teus olhos.”

Cada um sabe o que deve fazer de sua vida. Não devemos ficar cuidando as pessoas, o que elas fazem ou deixam de fazer. Não devemos ficar cuidando da vida alheia.

6-MODO PERFEITO

Jesus é a perfeição de homem, de conduta, de exemplo a ser seguido, de caráter. Jesus é perfeito e por isso devemos andar como Jesus andava, pensar como Jesus pensava e agir como Jesus agia. Ele é o nosso modelo, e devemos nos aproximar o máximo possível dos seus atos e dos seus feitos.

7-NÃO ENTRES NA ALDEIA

Não retorne à aldeia, ao mundo, ao Egito, ao pecado. Não retorne as práticas do velho homem, ao pecado, ao engano, ao erro. Jesus tirou o cego da aldeia e recomendou que ele fosse para outro lugar, e iniciasse uma nova vida. Não podemos depois de libertos, curados, restaurados, querer voltar para as velhas práticas passadas. “as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo.”

“Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” Lucas 9.62

CONCLUSÃO: quando deixamos Jesus nos tocar, algo acontece em nossas vidas, ficamos marcados para sempre. É a mão de Deus agindo e restaurando feridas, curando corações feridos, reestruturando vidas arrasadas por problemas, decepções. Deus nos conduz com seu braço forte, com sua mão poderosa, cuida de nós individualmente. Quando nos entregamos a Deus, como este cego foi entregue a Jesus e conduzido pela mão, e recebemos o toque de Deus, recebemos um pacote completo de benção e realizações.

Anúncios

Um comentário sobre “A cura do cego de Betsaida (Marcos 8.22-26)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s