Chamados para ser SANTOS (Romanos 1.7 e Gênesis 12.1)

INTRODUÇÃO: Deus chamou Abrão para sair de sua terra, de sua parentela e da casa de seu pai. Deus também nos chama para sermos diferentes, separados do mundo, vivendo uma vida diferente e fazendo a diferença. Agora:

O que aprendemos com o chamado de Abrão?

1-SAI DA TUA TERRA

Refere-se aos costumes mundanos que adquirimos e que devemos deixar de praticar, deixar de fazer, como frequentar bailes, baladas, festas regadas a álcool, drogas…

Deixar a pornografia, deixar o cigarro, deixar o sexo ilícito (fora do casamento), a masturbação

Salmo 1.1 (caminho dos pecadores)

2-SAI DA TUA PARENTELA

Refere-se à convivência com os mundanos, no sentido de ter comunhão, de praticar as mesmas coisas, de frequentar os mesmos ambientes, de relacionar-se com pessoas que não tem a Cristo como a prioridade principal em suas vidas.

*é muitas vezes um engano, uma mentira, achar que convivendo com um ímpio vamos conseguir trazê-lo para Cristo. Muitos acham que namorando alguém do mundo, que não é convertido, irá conseguir convertê-lo, mas o mais provável é que esta pessoa que não teve um encontro com Jesus acabe influenciando que a pessoa crente se desvie do caminho.

Salmo 1.1 (conselho dos ímpios)

3-SAI DA CASA DO TEU PAI

Refere-se à zona de conforto, acomodação e segurança. Devemos ser ousados, viver pela fé, deixarmos de ser como meninos, de pensar como crianças, e nos tornarmos adultos espirituais, e devemos “sair debaixo da sai das nossas mães”, nos emanciparmos, deixarmos de beber o leitinho espiritual e comer alimentos mais fortes, que nos deem substância.

Salmo 1.1 (nem se assenta na roda dos escarnecedores)

4-PARTIU PARA A TERRA DE CANAÃ

Refere-se a fé, a ação, ao agir. Hebreus 11.8 nos diz que “pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”.

Devemos ouvir o chamado de Deus, a vontade Dele para as nossas vidas, e dar uma resposta positiva, fazendo aquilo que o Senhor nos esta propondo.

5-LÁ CHEGARAM

É possível viver uma vida santa, separada, pura. Mesmo nos dias de hoje, em meio a uma sociedade corrompida pelo pecado, pelo engano, pois sempre o mundo foi assim, Deus teve que destruir tudo no dilúvio, e teve que destruir cidades como Sodoma e Gomorra, então, é possível viver como Noé viveu, e é possível viver como Abraão viveu.

Salmo 1.6 “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos”

6-EDIFICOU ABRÃO UM ALTAR

Santidade é adoração. Uma vida santa, pura e separada é uma vida de adoração. Dizemos que adoramos a Deus quando vivemos em santidade, separados do pecado, separados do mundo, e assim podemos dizer que amamos a Deus, quando o pecado se torna um acidente em nossas vidas, e não mais uma prática corriqueira.

Salmo 1.2 (Antes o seu prazer está na lei do Senhor)

7-ARMOU A SUA TENDA

Da casa do seu pai para a tenda. É o começo de uma nova fase, de uma nova vida, longe do pecado, longe das velhas práticas. É o recomeço, uma nova etapa da vida. Precisamos dar um basta, dizer chega, e recomeçar, sair da casa dos nossos pais e ir para o nosso próprio lugar, mesmo que seja uma tenda, sem muito conforto, mas é melhor deixar de ter algum conforto e viver agradando a Deus do que desagradá-lo em um lugar onde não conseguimos viver de modo digno de arrependimento.

8-INVOCOU O NOME DO SENHOR

Oração, comunhão com Deus, culto a Deus. Precisamos cultuar, e por isso precisamos nos reunir, na igreja, e cultuar ao Senhor, através da oração, do louvor, da música, da dança, da palavra.

9-INDO SEMPRE PARA O NEGUEBE

Salmo 1.3 (Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas)

Constantemente devemos invocar o nome do Senhor, nos achegando a Ele, em oração, pois precisamos nos esforçar para conseguir chegar aonde Deus deseja que venhamos chegar.

CONCLUSÃO: Porque eu devo buscar santidade em minha vida?

1-Para poder me relacionar com Deus (Isaías 59.1e2)

2-Para poder adorar a Deus (Salmo 24.3e4)

3-Para poder ver a Deus um dia (Hebreus 12.14)

O que é ser santo?

1-é renunciar a nossa inclinação ao pecado

2-é dizer sim para Deus e não ao pecado

3-é viver uma vida de renúncia ao egoísmo

4-é viver em obediência a Deus e a sua palavra

5-é viver separado do sistema do mundo

6-é ter uma vida pura

Filipenses 4.8 “Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s