TEMPESTADE (Marcos 4.35-41)

INTRODUÇÃO:

Jesus e seus discípulos estavam em um barco, e sendo já tarde, foram navegando para o outro lado da margem. Jesus estava cansado, pegou um travesseiro e foi dormir na popa. A popa é o lugar traseiro da embarcação, onde abaixo fica o leme, que dá a direção ao barco. Jesus dormia sossegado, e uma tempestade começou a varrer o barco de um lado para o outro, e os discípulos começaram a ficar preocupados com aquela situação. Porém estavam resistentes em incomodar o Mestre. Só que chegou em tamanha fúria da natureza, que os ventos estavam quase a ponto de com as ondas virarem o barco. Então os discípulos acordam Jesus e este repreende o vento e o mar, e a calmaria retorna para eles. Agora:

Que lições podemos aprender com este episódio?

 1-MUDANÇA – passagem – mudança de atitude “Passemos para o outra margem.” Mc4.35b

Precisamos constantemente mudar, nossas atitudes, nossa postura, não podemos atrofiar, parar no tempo. Precisamos nos reciclar. Deixar por exemplo de assistir um programa de tv que não edifica. Aquele jovem cristão que passava pela frente de um cinema com imagens eróticas quando ia trabalhar, e precisou mudar de caminho para ir ao serviço para não olhar e pecar. Mudar o foco, mudar a direção.

2-AGORA – já – imediatamente “o levaram assim como estava,” Mc4.36a

Precisamos fazer o que é preciso logo, e não deixar para depois. Temos a mania ruim de procrastinar, de deixar para amanhã o que poderíamos fazer hoje. Muitos dizem: eu vou esperar algo acontecer, daí vou mudar. Devemos mudar já. Talvés se deixarmos para depois, poderá ser tarde de mais.

3-SEGUIR – ir atrás – acompanhar – andar junto “e outros barcos o seguiam”. Mc4.36b

Precisamos seguir Jesus, no sentido de andar como Ele andou, agir como Ele agia. Pensar como Jesus pensaria. Seguir Jesus no sentido de imitá-lo. Fp4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” 

4-TEMPESTADE – lutas – tribulações – problemas – dificuldades – aflições – desespero – inquietações – desconfortos – fadigas – tristezas – decepções Mc4.37

Lutas espirituais e lutas naturais. Precisamos discernir os ataques do inimigo para podermos entender o que esta acontecendo, e poder agir com sabedoria e com o discernimento da situação revelada por Deus.

5-DESCANSAR – entregar – confiar “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro”. Mc4.38a “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”. Sl37.5

6-PROTEÇÃO – amparo – cuidado “Mestre, não te importa que pereçamos?” Mc38b

Deus cuida de nós, Deus se importa conosco, Deus me ama e Deus é amor.

7-REPREENDEU – resolveu – consertou – arrumou “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece.” Mc4.39 Jesus é o nosso advogado, Jesus é o nosso médico.

8-TÍMIDOS – sem fé – pouca fé – sem ousadia “Por que sois assim tímidos?” Mc4.40

Fé através do jejum/ Fé através da oração/ Fé através da leitura da bíblia

9-TEMOR – respeito – nojo do pecado – repugnância do pecado “E eles possuídos de grande temor.” Mc4.41a Amor a Deus/ Ficar longe do pecado/ Não brincar com o pecado

10-QUEM É ESTE? – Jesus – o Mestre – o Exemplo “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” Mc4.41b “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Os6.3

CONCLUSÃO: as tempestades da vida são passageiras e transitórias, e precisamos aprender a não nos desesperarmos e sim confiarmos que Deus está no controle para resolver os nossos problemas e nos fazer melhores. Através das dificuldades obtemos o temor do Senhor em nossos corações e crescemos como filhos, como cristãos.

Anúncios

Um comentário sobre “TEMPESTADE (Marcos 4.35-41)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s