UMA ESMOLA POR FAVOR (Atos 3.3-8)

INTRODUÇÃO: Pedro e João subiam ao templo para orar. Ao chegarem, se deparam com um homem que era colocado na porta do templo para mendigar, pedir esmolas. Este tal era coxo ou paralítico, não andava desde o seu nascimento. Ele pede uma esmola a Pedro e João. Agora:

O que aprendemos com esta passagem bíblica?

1-ESMOLA – mendigando “Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.” Atos 3.3. Muitas vezes nos contentamos com esmolas, com migalhas. Deus quer nos abençoar com muito mais, mas desejamos esmolas espirituais, nos contentamos com pouco. Ficamos muito mais interessados com as coisas desta vida, em ganhar alguns trocados, do que de sermos curados, restaurados. Vivemos como se esta vida fosse tudo, fosse eterna aqui na terra.

2-ALGUMA COISA – qualquer coisa “Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.” Atos 3.4. Devemos esperar o melhor. Às vezes nos contentamos com qualquer coisa. Nós nos contentamos com o que não é o melhor de Deus para as nossas vidas. Agimos como mendigos, que se contentam com um pão ceco ou com uma comida fria.

3-ATENTAMENTE – sensíveis “Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.” Atos 3.5. Precisamos estar atentos a voz de Deus. Muitas vezes disperdiçamos tempo, dinheiro, e muitas outras coisas no que não vai dar em nada, e será somente perda de tempo.

4-ANDA – agir “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” Atos 3.6. Precisamos andar, agir, sair da mesquinhez, da pequenez, de pensar como criança, de agir como criança. Devemos tomar uma posição, ir além, dar um passo ousado de fé. Devemos nos posicionar diante das circunstâncias da vida. Aquele homem foi desafiado a crer no milagre, a agir, a fazer algo impossível, pois os impossíveis para os homens é perfeitamente possível para Deus.

5-ESTENDENDO A MÃO – serviço “E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;” Atos 3.7 É dando que se recebe. Devemos nos gastar e nos deixar gastar. Ajudar. Estarmos com o nosso coração disposto a servir, a contribuir com o próximo. Devemos levantar as pessoas através de uma palavra, de um conselho, de um abraço, de uma compreensão.

6-LOUVE – agradeça “de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.” Atos 3.8. De graças a Deus, agradeça pela sua vida, pare de chorar e lamentar o que não deu certo em sua vida. Aprenda a glorificar a Deus, a dar graças por estar vivo, por ter saúde, por ser livre. Aprenda a dar valor para tudo o que Deus tem te dado. Suas roupas, sua família, as pessoas que convivem diariamente contigo. Aprenda a dar valor para tudo.

CONCLUSÃO: devemos parar de pedir (1) esmolas, e de nos contentar com um prato de lentilhas, com (2) qualquer coisa, mas ficarmos (3) atentos a vontade de Deus, a voz de Deus, a voz do Espírito Santo falando ao nosso coração, e (4) andar, nos mover, fazer algo, agir, (5) servindo, pois quem trabalha, quem se esforça, recebe naturalmente a recompensa pelo que plantou. E precisamos (6) agradecer a Deus pelo que temos, pela nossa vida, por tudo o que somos e o que temos, pois um coração grato recebe benção “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Fp 4.6.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s