A CAVERNA DE ADULÃO (1 Sm 21 e 1 Sm 22.1-5)

Introdução: Neste texto Bíblico vemos a peregrinação de Davi por vários lugares, depois que Saul declara-se que quer matá-lo. Aquele que enfrentou feras do campo, como ursos e leões, aquele que enfrentou um gigante filisteu, agora esta com medo do rei, medo físico e medo espiritual (pois a autoridade espiritual do reinado ainda estava sobre Saul). Agora:

Por quais lugares Davi passou e o que estes lugares representam?

1-Nobe-Lugar de mentiras (pecado)

2-Gate-Lugar de aflição (medo, desespero)

3-Caverna de Adulão-Lugar de mudança (conversão)

4-Mispa-Lugar seguro (igreja)

5-Bosque de Herete-Lugar de renúncia (nova vida)

1-Nobe – representa a mentira, o engano de muitos que buscam na religião, em uma vida religiosa, a justificação para os seus erros, sendo que somente Jesus nos justifica. Representa o pecado, quando brincamos com o pecado. Davi mente ao sacerdote Aimeleque, dizendo que estava ali a mando do rei Saul, sendo que na verdade ele estava era fugindo do rei. O sacerdote Aimeleque dá a Davi e aos seus homens os pães da oferta do altar, que representam Jesus, o pão da vida. O sacerdote dá a Davi a espada de Golias, que representa a Palavra, o Verbo, Jesus.

2-Gate – representa a dificuldade, o aperto, a tribulação, o medo. Davi esta com medo do rei de Gate, e faz-se de louco, de lunático, ele começa a espumar e babar, se fazendo de maluco. Representa a perdição, o mundo, demonstra as dificuldades que enfrentamos na vida, os problemas que parecem não ter solução. Representa a depressão, a tristeza, o engano.

3-Caverna de Adulão – representa mudança. É um lugar de justiça, pois os irmãos de Davi e os pais de Davi descem para a caverna com medo do rei Saul, e se refugiam junto ali. É um lugar de humilhação, pois uma caverna é sempre escura, um lugar sombrio, um buraco. É o lugar do verdadeiro rei, onde Davi começa a ser moldado por Deus. É o lugar onde Davi começa a formar o seu exército que mais tarde iria fazer parte do exército de Judá. Adulão é o lugar onde Deus muda o coração de Davi e dá a ele um espírito de liderança.

4-Mispa – é um lugar seguro para Davi e seus homens. Representa o momento em que estamos indo para perto de Jesus pela primeira vez, o momento em que nos convertemos e vivemos o primeiro amor, onde tudo parece um “mar de rosas”.

5-Bosque de Herete – representa risco de vida. Significa uma vida de renúncia aos prazeres transitórios e pecaminosos da vida, representa pagar o preço de uma vida de sacrifícios para estar mais próximo de Deus e mais afastado do pecado.

Conclusão: Vemos nesta passagem Bíblica a trajetória de Davi por cinco lugares diferentes e de muita importância para a sua formação ministerial, sacerdotal, e de liderança. Davi começa na mentira e termina em uma vida de renúncia, de pagar um alto preço para estar fazendo a vontade de Deus em sua vida. E temos na Caverna de Adulão o lugar onde grandes transformações acontecem na vida de Davi.

Em qual lugar você se encontra hoje?

Anúncios

4 comentários sobre “A CAVERNA DE ADULÃO (1 Sm 21 e 1 Sm 22.1-5)

  1. BOA TARDE
    EM QUE VERSICULO FALA QUE UMA ARANHA FEZ TEIA E O MESTRE CAPITÃO DA GUARDA DE SAUL NAO PEGOU DAVI POR TER UMA TEIA NA ENTRADA?

    1. Sim Davi se escondendo de Saul , Deus com seu poder poderia de fuminado os soldados de Saul , mais Deus usou uma simples aranha para proteger Davi, isto mostra como Deus é poderoso e sábio.

      1. qual é o verso biblico que diz que Deus enviou uma aranha pra salvar Davi?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s