Salomão ora a Deus

TEXTO: 1 REIS 8.23-39

INTRODUÇÃO: Salomão sucedeu o seu pai Davi. Ele teve sempre a preocupação durante o seu reinado de buscar a Deus para decidir as questões importantes de seu reinado. Salomão busca sempre a sabedoria de Deus para poder dar a direção correta à nação de Israel. Salomão nesta passagem ora a Deus, para que os pecados do povo sejam perdoados. Agora:

O que aprendemos com esta oração de Salomão?

1-TOTALMENTE – intensamente – profundamente verso 23b – todo o coração andam diante de ti Precisamos colocar o nosso coração, a nossa alma, intensamente naquilo que fazemos nesta vida. Seja o que for, temos que fazer com intensidade, com profundidade, não querer fazer de qualquer jeito, “meia boca”, mas fazer o melhor como que fazendo para Deus.

2-VIGILÂNCIA – alerta – atenção verso 25b – guardem o seu coração Precisamos cuidar o que entra para dentro do nosso coração. As vezes conversamos com jovens, com irmãos que estão vivendo intensamente com Deus, em um amor, uma paixão linda de se ver. Mas começam acontecer algumas coisas em suas vidas, aborrecimentos, desânimos, daí deixam isso contaminar o coração e aquela alegria em estar diante de Deus é substituída pelo pecado, pela contaminação, e isto tira o brilho dos olhos da pessoa, e o que brilha é o mundo no seu coração, o pecado.

3-FERIDO – verso 33 – ferido diante do inimigo Quando a pessoa não vigiou, e o pecado entrou no seu coração, então ela se encontra ferida no seu interior, e depende somente dela reagir, mudar, consertar esta situação. Para isso, ela precisa: 3.1-converter, no sentido de mudança, arrependimento, 3.2-confessar, 3.3-orar, 3.4-suplicar

4-DIFICULDADE – verso 37 – quando houver fome na terra ou peste Tem momentos de tribulação, onde passamos por um vale, ou um deserto, que nos encontramos em uma situação difícil, mas é questão de tempo e tudo se resolve. Nestes momentos temos que ter paciência, esperar, não nos precipitarmos, mas perseverar em buscar ao Senhor sabendo que este momento difícil é passageiro. 4.1-fome ou peste, 4.2-crestamento ou ferrugem, 4.3-gafanhotos e larvas, 4.4-inimigo cercar, 4.5-praga ou doença

5-CONHECER – saber o que esta acontecendo, entender a causa do problema (espiritual, emocional) verso 38 – conhecendo a chaga do seu coração Muitas vezes não entendemos ou não sabemos o porque estamos nesta situação de dificuldade, de angústia, de tristeza. Paulo sabia que estava sofrendo por amor a Cristo, por estar fazendo a vontade de Deus em sua vida.

6-CONHECEDOR –somente Deus nos conhece verso 39b – conhecedor do coração de todos os filhos dos homens O coração do homem é enganoso, somente Deus para nos revelar e mostrar o que realmente esta acontecendo, para que possamos mudar, dar um novo rumo a nossa vida, uma nova postura, uma nova direção.

CONCLUSÃO: nossa vida com Deus deve ser vivida intensamente, e longe do pecado, mas se não guardarmos o nosso coração, e o pecado entrar, e ficarmos feridos, ou estivermos passando por uma dificuldade, devemos buscar conhecimento para isto que estamos passando, e este conhecimento vem de Deus, que nos formou, nos criou, e nos conhece intimamente.

Anúncios

2 comentários sobre “Salomão ora a Deus

  1. EU GOSTARIA DE FAZER O CURSO BIBLICO E TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA DE JESUS E ALGO MAIS E TER CONTATO COM VC POR MEIO DO ESTUDO EU TENHO 60 ANOS DE IDADE MAS SOU MUITO INSPIRADO PRA PODER APRENDER COM VOSSA SENHORIA TUDO QUE DEUS PERMETIR POR ISSO PEÇO AJUDA DE VCS, SERA QUE PODERIA ME-AJUDAR NESTE ASSUNTO DE ESFORÇO QUE ESTOU QUERENDO FAZENDO. QUE DEUS LHE ABENÇOE OK. (Informações pessoas retiradas por questão de privacidade)

  2. Sr Valfrido, até o final do mês estará disponível para download aqui no blog um discipulado em forma de apostila para que o senhor possa fazer download. Caso deseja entrar em contato, favor enviar um e-mail para mobipasso@gmail.com. Obrigado por sua visita e que Deus lhe abençoe, que o senhor continue buscando dEle cada dia mais e mais. Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s