CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS (para nós) Zaqueu (Lucas 19.1-10)

Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

1-Quem era Jesus

Quem é Jesus em nossas vidas? O que Jesus representa para nós? Zaqueu estava curioso, pois já havia ouvido falar de Jesus, do mestre, que fazia milagres, prodígios e sinais, que curava coxos, leprosos, que perdoava pecadores. Um homem simples, mas por onde passava uma multidão de pessoas seguiam-o, admiravam seus ensinamentos, suas palavras. Zaqueu queria ao menos vê-lo, para sanar a sua curiosidade.

2-Pequena estatura

Zaqueu tinha uma limitação física, que dificultava a sua visão diante de muita gente, Zaqueu era de baixa estatura. Somos limitados, temos restrições muitas vezes para executarmos alguma tarefa. Somos pequenos diante da grandeza de Deus. Enchergamos pouco diante da visão periférica do Senhor, que é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Não sabemos o que será de nós no dia de amanhã “basta a cada dia o seu mal”. Precisamos da ajuda e do auxilio do Senhor Jesus. Devemos reconhecer a nossa pequenez diante do Pai.

3-Correndo adiante

Zaqueu procurou olhar para frente, procurou se adiantar da multidão, procurou buscar uma saída para a sua limitação. As vezes ficamos na nossa zona de conforto, cruzamos os nossos braços e aguardamos que os milagres caiam do céu. Zaqueu não ficou parado vendo a multidão passar. Correu adiante para procurar solução para a sua limitação fisica.

4-Subiu a um sicômoro

Zaqueu subiu em uma árvore. Zaqueu compensou a sua limitação buscando uma estratégia que resolvesse o seu problema. Devemos nos posicionar em nossas vidas de uma forma tal que possamos ficar o mais próximo possível de Jesus. Precisamos andar com Jesus, ver Jesus, tocar em suas vestes. Zaqueu queria ver Jesus, e em cima deste sicômoro ele iria poder contemplar a passagem do Mestre.

5-Desce depressa

Para a surpresa e admiração de Zaqueu, Jesus ao passar por ele diz para ele, Zaqueu, descer depressa da árvore. Devemos descer da árvore, descer dos nossos conceitos sobre Jesus, sobre Deus. As vezes achamos que Deus esta distante, lá no céu, alheio aos nossos problemas, as nossas dificuldades. Zaqueu queria apenas ver Jesus, mas Jesus queria muito mais com ele, queria dialogar, conversar, ter comunhão, conhecer melhor Zaqueu, estar junto com Zaqueu. As vezes nos contentamos com muito pouco, enquanto que Deus tem planos maiores para as nossas vidas.

6-Hoje em tua casa

Jesus queria estar com Zaqueu naquele dia, naquele momento. Hoje representa o presente, agora, e não o amanhã, ou o futuro. Temos o costume de deixar para amanhã o que poderíamos fazer hoje. Jesus quer nos ajudar, quer se manifestar a nós agora, hoje, no presente. A vida deve ser vivida intensamente o presente, pois estamos de passagem nesta terra, e nossas escolhas hoje darão a direção do nosso futuro, seja próximo ou longe de Deus.

7-Recebeu com alegria

Zaqueu recebeu Jesus com alegria. Devemos fazer as coisas em nossas vidas com alegria. Colocar o nosso coração, a nossa alma naquilo que formos fazer e fazer com excelência, com destreza, com alegria. Sem murmurar, sem reclamar, sem ser um fardo pesado, mas com prazer, com regozijo.

8-Homem pecador

As pessoas criticaram Jesus por Ele ir na casa de Zaqueu, um publicano pecador. Todos somos pecadores, e devemos cuidar os preconceitos do nosso coração, pois Jesus veio para todos, sejam pobres sejam ricos, independentemente de raça. Todos pecaram e carecem da glória do Senhor, todos precisamos de Jesus.

9-Defraudado alguém

Zaqueu se arrependeu dos seus pecados e quis concertar. O verdadeiro arrependimento gera mudança de atitude. É diferente de remorso, é algo mais profundo, e foi o que aconteceu com Zaqueu.

10-Buscar e salvar o perdido

Esta é a missão de Jesus. As vezes nos encontramos perdidos, desanimados, tristes, abatidos, e só Jesus para nos orientar, nos animar, nos consolar, nos corrigir, nos auxiliar, nos ajudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s